top of page

DIÁRIO DE VIAGEM

Aqui juntamos textos, fotos e videos para documentar a nossa viagem de 10 dias para a Alemanha, e para compartilhar as nossas experiências com todos. 

19/10/2017 - Partiu! 

Agora vai! Durante vários meses, os músicos da Orquestra Corcovado haviam se preparado para essa viagem. Finalmente, chegou a hora. Para vários jovens, é a primeira viagem ao exterior.

20/10/2017 - Chegada

Dia 1

 

Frankfurt: Na chegada à Alemanha, todo mundo está de bom humor, apesar do voo cansativo. Tudo bem, comparado com o Rio, o tempo está um pouco mais fresquinho. Os agasalhos, alguns deles doações da comunidade escolar, são bem-vindos. No aeroporto de Munique, o grupo é recebido por membros do Ministério da Cultura da Baviera. A viagem continua, de ônibus, até Regensburg. Após 20 horas, a orquestra finalmente chega a seu destino. Todos estão com sono, mas felizes.

21/10/2017 - Novas Amizades

Dia 2

 

O dia seguinte começa com todo mundo à vontade. Está programada a primeira reunião com alunos da Clermont-Ferrand-Mittelschule. Os jovens se entendem imediatamente – não é para menos, afinal, compartilham a mesma paixão. Em um workshop de percussão, tocam juntos pela primeira vez. Além disso, os jovens exploram a academia de música na academia de música de Alglofesheim, que será seu lar durante a próxima semana. 

22/10/2017 - Regensburg

Dia 4

 

Após ensaios intensos, de manhã, realizamos, à tarde, uma excursão turística a Regensburg. Fizemos um passeio de barco no Rio Danúbio e conhecemos, durante um tour guiado, a história da cidade. Conhecemos por perto, também, o tempo de outono da Alemanha. Após o passeio, com ventos frios e pancadas de chuva, apreciamos um chocolate quente.

23/10/2017 - Percussão e Jogos

Dia 4

 

Na próxima manhã, trabalhamos em conjunto com os músicos da Orquestra Sinfônica de Munique.
Em grupos, são elaborados detalhes. O trabalho é intenso e muito enriquecedor.

À tarde, são promovidas atividades lúdicas, para fortalecer o sentimento de companheirismo. A segunda parte da roda de jogos ocorre no belo parque do palácio em cores outonais. Após o jantar, é realizado mais um ensaio com todo mundo junto, fechando um dia longo e cheio de acontecimentos.

24/10/2017 - Visita à Escola "Clermont-Ferrand-Schule"

Dia 5

Visitamos a Clermont-Ferrand-Mittelschule em Regensburg. No estúdio de som da escola, somos entrevistados por alunos da Radio AG. Em seguida, o diretor da escola, Sr. Lehner, apresenta os ambientes do colégio.

Após o almoço, os músicos profissionais demonstram como se toca música, que já tocamos bem, ainda melhor. Mais uma vez, passamos por um longo e cansativo dia de ensaios, aprendendo bastante.

Todo mundo está cansado, mas feliz.

Workshop de Improvisação com o Maestro Vasco Negreiros:

25/10/2017 - Ensaios e Passeios

Dia 6

Na quarta-feira também tivemos um extenso programa de atividades. Na parte da manhã nós ensaiamos todos juntos no grande salão da Academia de Música. Nesse dia, recebemos a visita de representantes do Ministério da Cultura do Estado da Baviera, que estão muito entusiasmados e satisfeitos com o sucesso do projeto.

O ensaio durou toda a manhã. Os progressos obtidos nos últimos dias já estavam bem perceptíveis.

 

Depois do almoço nós visitamos a fábrica da BMW em Regensburg. Foi um passeio muito interessante, e todos retornaram à Academia de Música com muitas novas impressões.

Depois do jantar tocamos ainda mais um pouco, divididos em pequenos grupos, e nos dedicamos ao aprimoramento de alguns detalhes. A confraternização também foi uma questão muito importante! Nas convidativas salas da Academia de Música nós pudemos sentar e conversar sobre as vivências e impressões do dia.

26/10/2017 - Ensaiando

Dia 7

Hoje foi um dia muito importante, porque foi realizado o último ensaio com os músicos da Orquestra Sinfônica de Munique. Nesse ensaio, todos os que tocariam no concerto na sexta-feira participaram. Eu espero que estejamos preparados para tocar com os profissionais.

O ensaio foi muito proveitoso para todos, inclusive para os músicos profissionais, porque eles também puderam aprender algo com os brasileiros: tocar em pé e dançar ao mesmo tempo não faz parte do cotidiano deles, e decerto foi um grande desafio para alguns. Mas com uma mente aberta e inseridos num ambiente alegre, todos souberam lidar com esse desafio e aguardaram ansiosos o grande concerto do dia seguinte.

 

Os músicos da Orquestra Sinfônica de Munique retornaram para Munique logo depois do ensaio, porque ainda tiveram um concerto naquela noite. Isso foi muito bom para nós, porque nós fomos convidados para assistir. Então nós também viajamos para Munique e nos despedimos dos nossos amigos de Regensburg. Eles iam tocar no Schlosspark e assistir ao concerto em outro dia.

O concerto no Prinzregententheater novamente foi um evento culminante. Depois do concerto retornamos a Alteglofsheim, inspirados com o maravilhoso som orquestral da Orquestra Sinfônica e da música de Zimmermann, Brahms e Schubert. 

27/10/2017 - O Concerto Final

Dia 8

Na sexta-feira pudemos acordar um pouco mais tarde, porque o horário do café-da-manhã foi alterado. Isso nós devemos ao nosso dirigente Vasco Negreiros. Afinal, todos deviam estar bem descansados e com as energias renovadas para o concerto. Nesse dia já não ensaiamos mais. Todos estavam bem preparados. Quem queria, podia treinar um pouco sozinho. Nós passamos a manhã jogando pingue-pongue ou jogos de carta, antes de nossa partida para a Universidade de Regensburg, onde aconteceria o concerto à noite.

 

No Audimax realizamos um último ensaio em conjunto. Algumas passagens importantes foram novamente ensaiadas, além disso todos deviam saber como seria o desenrolar do concerto e onde deveriam posicionar-se. A moderadora do Bayrischer Rundfunk também já estava lá e entrevistou alguns dos participantes, enquanto estavam sendo feitos os últimos preparativos no palco e os ajudantes da escola Clermont-Ferrand se preparando para receber o público nos portões da universidade.

E então chegou o grande momento. O momento tão esperado por todos, o momento para o qual nós já havíamos nos preparado no Rio, e mais intensamente na Alemanha:  3 Orquestras – 2 Continentes – 1 Língua finalmente subiram ao palco.

O Audimax esteve lotado e no final do concerto o público entusiasmado aplaudiu os músicos e sua perfeita performance.

Sob a coordenação do dirigente Vasco Negreiros e com o reforço da Orquestra Sinfônica de Munique e seu Mestre Manuel Druminski, a Orquestra apresentou-se com profissionalismo e o seu habitual entusiasmo. Os jovens músicos da escola Clermont-Ferrand em Regensburg, que já haviam aprendido muitas coisas novas durante a semana de projeto, deram tudo de si, contribuindo assim para que o concerto fosse um sucesso total.

28/10/2017 - Reflexões

Dia 9

No sábado, todos estavam ainda muito empolgados com o sucesso do concerto da noite anterior, do qual guardarão lembranças eternas. Nesse último dia que passamos juntos, viajamos mais uma vez para Munique. Os alunos de Regensburg relataram entusiasmados da Allianz Arena e outros lugares interessantes para se conhecer em Munique. Infelizmente não pudemos conhecer tudo de perto, mas obtivemos uma impressão da cidade e tivemos a oportunidade para comprar alguns souvenirs.

Em Munique nós nos despedimos de Vasco Negreiros, a quem já espera o próximo projeto em Portugal.

 

Ao retornar para a Academia de Música, nós nos reunimos pela última vez a fim de trocar informações sobre a última semana. Essa roda de conversa esteve carregada de emoções. Muitos alunos de Regensburg e do Rio expressaram o que todos sentiam: entusiasmo pelo trabalho em conjunto e orgulho pelas proezas, tanto de natureza musical quanto social e cultural. Há apenas uma semana ninguém podia imaginar como funcionaria a comunicação entre brasileiros e alemães. Mas onde há boa vontade existe sempre um caminho. Assim os músicos se comunicaram em inglês, com a ajuda do tradutor eletrônico, ou de alunos e professores bilíngues, ou simplesmente através de gestos.

Também houve momentos de tristeza e nostalgia no encontro final, em que os jovens músicos lamentaram o final dessa etapa do projeto e a necessidade de despedir-se de seus novos amigos. Mas a perspectiva da continuidade do projeto no próximo ano e do reencontro aqui no Rio de Janeiro bastou para exaltar os ânimos.

28/10/2017 - Despedida

Dia 10

Todas as malas estavam prontas e chegou a hora da despedida. O clima de despedida ainda foi acentuado pelo tempo frio e chuvoso.

De Alteglofsheim, no entanto, não levamos apenas a nossa bagagem, mas também muitas lembranças, novas experiências, novas amizades, amizades ainda mais aprofundadas com os nossos colegas, e a espera ansiosa pela continuidade do nosso projeto 3 Orquestras – 2 Continentes – 1 Língua em 2018.

Fotos: Oliver Jaeckel, Sofa Richter, Vinícius Alves 

bottom of page