Diário de Viagem Grupo Babenhausen 2024
19/09 - A chegada
Hoje foi o dia em que chegamos à Alemanha. Nós nos separamos dos outros grupos no aeroporto e fomos de ônibus até uma cidade chamada Fulda, onde tivemos 2h de tempo livre para almoçar e conhecer a cidade. Após a parada nessa cidade, seguimos viagem para Bad Hersfeld onde fica o albergue em que passaremos a noite. No albergue, jantamos, tivemos uma reunião em grupo sobre como seriam os próximos dias de viagem e fomos dormir. - Clara O. (8R1)
20/09 - Dia de conhecer as famílias
No dia 20/09, saímos do Albergue e fomos em direção à Babenhausen, para conhecer as nossas famílias.
Ao chegarmos fomos recebidos com lanches e brincadeiras para nos conhecermos melhor. Após as brincadeiras, fomos com as nossas famílias para a casa deles.
Minha família me levou para andar de bicicleta e depois me levaram para Frankfurt. Passamos a tarde lá, tomamos um chá com bolhinhas e comemos comidas muito gostosas que eu nunca havia provado antes.
Depois disso fomos para casa e dormimos cedo, afinal no dia seguinte teríamos que acordar às sete da manhã para irmos à um passeio. - Victoria B. (8R2)
21/09 - Palácio Johannisburg
Hoje, 21/09/24, vimos um enorme Palácio chamado Johannisburg Palace, que foi criado pelo rei Ludvig I, ele também reproduziu uma casa de Pompéia do império romano, chamando Pompeianum. Uma guia nos mostrou um pouco desse lugar. Logo, os alunos se encontraram com os alemãs e passaram o tempo livre com eles. Depois do tempo livre fomos para o parque Schönbusche, por último, cada aluno foi para a cada com o seu anfitrião com quem passarão o resto do final de semana. - Beatriz F. (8C1)
22/09 - Dia em família
Hoje nós fizemos um dia de família! Então acordamos às 10h para tomar um café da manhã, todos nós ajudamos na cozinha! Depois seguimos para um parque de animais, uma reserva de animais locais, vimos vários animais e a Sra. Dreger me ensinou as diferenças das árvores, folhas e frutos, nós tomamos um sorvete e voltamos pra casa.
Enquanto a Sra. e o Sr. Dreger faziam o jantar eu e Leni jogamos jogos de tabuleiro e eu ensinei ela a jogar xadrez!
Jantamos um prato típico alemão e fomos dormir! - Maria C. (8C2)
23/09 - Tour em Babenhausen
As aulas aqui são diferentes, então nós só precisamos seguir nossos alemães pela escola. Uma coisa que eu estranhei, foi uma aula que eles tiveram sobre o estresse.
Nós saímos hoje mais cedo da escola, para conseguir fazer um tour por Babenhausen. Nós passamos pelas torres que tinham aqui, uma delas era a “torre das bruxas” traduzindo, que era onde eles antes queimavam as “bruxas”. Também passamos por outros lugares como a farmácia mais antiga, a fachada do museu de Babenhausen, de longe, deu pra ver o “castelo” e tinha como entrar na igreja, onde um senhor te explicava um pouco sobre ela.
Depois, todos nós nos reunimos na sorveteria e tomamos sorvete juntos. - Maria F. (8R2)
24/09 - Seligenstadt
Hoje eu e o meu anfitrião perdemos o ônibus e chegamos atrasados na escola. Lá nós só vimos um filme sobre a Primeira guerra e as outras aula foram livres. Depois da escola pegamos o trem e fomos para uma cidade medieval chamada Seligenstadt.
A cidade era cercada por um muro com torres. Nós passamos por uma torre chamada Stumpfaul ela era chamada assim pois Stumpf é o contrário de pontudo e a torre foi destruída no topo e ficou reta por isso Stumpf e aul era uma palavra usada antigamente para se referir a uma torre e por isso Stumpfaul. Ela foi construída em 1463 e era parte do muro da cidade. TambÉm vimos a entrada do muro para a cidade.
Também hoje, um jornalista veio entrevistar a gente para uma matéria do jornal local de Babenhausen. Depois de conhecer essa cidade também tomamos um sorvete juntos e fomos para casa. - Theo (8R2)
25/09 - Torre do casamento
Hoje acordei bem cedo para poder ir para escola. Antes, eu e o Bastian passamos na padaria para comprarmos nosso café da manhã. Nas primeiras aulas fizemos experimentos na sala de química e depois tivemos duas aulas de alemão. Meio dia todos nós se encontramos e fomos para estação de Babenhausen e la pegamos um trem para Darmstadt.
Em Darmstadt nós fomos para um local chamado Mathildenhöhe que é como se fosse um conjunto arquitetônico. Mathildenhöhe tem várias construções feitas por artistas. A construção que eu mais achei interessante foi a Hochzeitsturm que significa torre do casamento. Ela tem 48,5 metros de altura e foi concluída em 1908 em comemoração ao casamento do Duque Ernst Ludwig e a Princesa Eleonore em 1905. Tem é conhecida como a torre dos cinco dedos por causa de seu topo que tem o formato de uma mão. Depois conhecemos o resto da cidade e voltamos para casa. - Pedro R. (8R1)
26/09 - Despedida de Babenhausen
Hoje tivemos mais um dia legal, porém um pouco triste, porque amanhã vamos embora de Babenhausen. Eu estava gostando muito daqui, principalmente da escola. Consegui muitos amigos, em apenas 3 dias. Eu realmente não quero ir embora. Por mim ficaria as próximas 2 semanas aqui, mas tenho que aproveitar o resto da viagem. Ainda tem muita coisa pela frente. Chegamos na escola umas 9:00 horas para irmos em direção de Lichtenberg onde fica o Schloss (Castelo) e o Burg (Fortaleza) de Lichtenberg que visitamos hoje.Presume-se que ele foi construído no século 12 pelo conde Diether IV e hoje é usado como um museum. Um guia nos mostrou o parte de dentro do castelo e contou um pouco sobre a sua história. Depois fomos de ônibus para Darmstadt e lá tivemos um tempo livre para almoçar e andar pela cidade. Comi e passeei pelo centro da cidade. De lá pegamos um ônibus público e fomos até a estação de trem onde pegamos um trem em direção a Babenhausen. Chegando lá peguei um ônibus público novamente para ir para casa. Hoje também foi um dia muito especial, pois encontrei a minha vó e o meu avô que eu não via a muito tempo. Comemos em um restaurante italiano, conversamos e ela voltou para Mannheim, onde ela mora. - Ryan M. (8R1)
27/09 - Caminho em direção a Koblenz
Hoje, acordei às 7h, mas estava super cansado porque tinha assistido ao jogo do Flamengo, que aconteceu bem tarde, às 00h no horário da Alemanha (19h no Brasil). Depois de acordar, arrumei rapidamente minhas coisas, já que nos despediríamos dos nossos anfitriões. Após o café da manhã, tive que me despedir da casa do meu anfitrião e seguir para a escola em Babenhausen. Eu estava um pouco atrasado, pois precisava estar na escola às 8h. Ao chegar lá, percebi que tinha esquecido o meu carregador. Avisei aos meus pais anfitriões, e como eles foram muito gentis, minha "mãe" voltou para buscar. Me despedi deles e, junto com meu grupo, partimos em direção a Koblenz para almoçar. Tivemos 1h50 de tempo livre para isso. Antes, pegamos uma gôndola até um castelo muito bonito, e depois aproveitamos o tempo livre para almoçar no McDonald's.
Após o almoço, pegamos o ônibus e fomos para a loja da Haribo, onde comprei dois sacos com vários tipos de balas. Mais tarde, seguimos para o albergue, onde jantamos, mas, na minha opinião, a comida não estava muito boa. Descobrimos depois que que havia uma pizzaria no albergue, comemos, e terminamos o dia jogando ping pong. – Antônio P. (8C1)
28/09 - Museu Ludwig e Catedral de Colônia
Dia sem ônibus.
Hoje, fomos até a catedral e também vimos uma antiga muralha que fica em uma garagem. Entramos na catedral e passamos um tempo apreciando o local. Depois, participamos de um workshop de arte no Museu Ludwig, focado nas obras de Picasso.
Tivemos tempo livre, fizemos várias compras e almoçamos no mercado. Em seguida, subimos os 533 degraus da catedral e admiramos a vista lá de cima.
Por fim, voltamos para casa, jantamos, conversamos um pouco e fomos dormir. – Sofia (8C2)
29/09 - Castelo Marksburg
Hoje, acordamos mais tarde que nos outros dias. Depois do café da manhã no Jugendherberge, saímos para ir ao castelo Marksburg, um castelo que tem gente morando lá há mais de 500 anos. Esse castelo foi um dos únicos que não foi destruído pelas guerras que aconteceram na Alemanha. Após o tour, voltamos para Colônia e tivemos 1 hora de tempo livre para almoçar. Depois dessa 1 hora, fomos ao bubble futebol, onde jogamos por mais 1 hora. Chegamos em cima da hora no Jugendherberge e tivemos que ir logo para o jantar. Depois do jantar, subimos para os quartos e arrumamos nossas malas para amanhã, quando iremos embora. - Manuela (8R1)
30/09 - Aniversário Victoria
O dia começou bem, porque é o aniversário da Victoria (parabéns amiga!!) e porque o André não tirou o tempo livre de todo mundo que se atrasou de manhã (obrigada André).
Nós paramos em uma cidade chamada Braunschweig no caminho para Berlim. Lá, a Renata (que já trabalhou na escola) começou a dar um tour pra nós. Eu digo “começou”, porque do nada uma senhorinha segurou o braço dela e começou a ela própria dar o tour.
Não entendi metade do que ela falou.
A Renata também não entendeu.
Quando chegamos em Berlim, a descoberta da nossa situação com os quartos foi assustadora. Não tem como andar pelo quarto sem pisar em alguma coisa ou alguém.
Não é piada.
A comida também foi uma complicação, mas dava pro gasto.
Felizmente a Frau Skworzow trouxe dois bolinhos para podermos cantar parabéns para a Victoria (obrigada Frau Skworzow!!). - Maria Fernanda (8R2)
01/10 - Tour guiado
Hoje acordamos e fomos tomar café, logo depois nos fomos fazer um tour no ônibus enquanto o André falava um pouco mais sobre a cidade e os pontos turísticos mas nos também saímos do ônibus para ir no east-side-gallery e fomos na loja da ritter sport para comprar chocolate! logo depois tivemos tempo livre no shopping alexa para almoçar e no kadewe para passear. Voltamos para o Jugendherberge e logo após o jantar alguns ex alunos da escola vieram nos contar sobre suas experiências morando na alemanha! - Manuela M. (8C1)
02/10 - MountMitte, Berliner Zoo e Aquarium
Hoje acordamos às 7h30 para tomar café da manhã,nos arrumamos para sair do albergue às 9h. Às 9h30 chegamos ao MountMitte (arvorismo), foi muito legal, nós nos divertimos muito e demos muitas risadas. Após o arvorismo nós fomos para o Berliner Zoo e para o aquarium. Lá nós vimos diversos animais muito bonitos, porém o que eu mais gostei foi o elefante. No Zoo nós tivemos tempo livre pra almoçar e ver mais animais. Depois do tempo livre nós fomos com o nosso ônibus para o Anne Frank Zentrum , lá fizemos questões do tagebuch (sobre a anne frank) enquanto assistíamos uma “palestra” sobre a história da anne frank. Eu achei essa visita muito interessante pois eu me interesso muito pela história da anne frank e do resto das vítimas do holocausto. Após essa ótima visita nós fomos fazer um tour pelo Reichstag Führung. Eu achei esse tour a parte mais interessante do dia, pois pude ter a oportunidade de descobrir como funciona por dentro do governo alemão. Após o tour nós fomos para o Brandenburg Tor, porém um pouco antes de entrarmos no ônibus nós tivemos uma ótima surpresa, que foi encontrar a ex professora da escola Christine Alt. No Brandenburg Tor nós tivemos um curto período de tempo para tirar foto. Depois nós entramos no ônibus e nos dirigimos ao nosso hostel. No hostel eu e meus amigos fomos para o quarto deixar nossas coisas e depois descemos de novo para jantar. Após o jantar nós fomos para o quarto e dormimos pois nós estávamos muito cansados após um longo e cansativo dia de viagem! - Raphael C. (8C1)
03/10 - Schloss Sans Soucci
Hoje acordamos às 7h para tomar café da manhã. Eu e meus colegas de quarto descemos atrasados, mas conseguimos comer tranquilamente. Terminamos de comer e subimos para fechar as malas. Às 8h o André foi ver como o quarto estava e às 8h30 entramos no ônibus para o Schloss Sanssouci. A viagem foi rápida apesar do trânsito. Fizemos um tour no castelo com um telefone que explicava cada cômodo do castelo com um áudio. O castelo é bem bonito com um amarelo clara e o interior com bastante ouro. Terminamos o tour, temos uma volta no castelo e partimos para Sächsische Schweiz. Comi um bratwurst e fomos ver os canyons que eram bem bonitos e muito altos. Saímos por volta das 17h40 e partimos para o alburgue de Dresden. Chegando lá descansamos no quarto até a hora do jantar. Jantamos, conversamos com os professores sobre o dia de amanhã e fomos para o quarto. - Henrique S. (8C2)
04/10 - Museu Neues grünes Gewôlbe
Hoje acordamos tomamos café da manhã no hostel e fomos caminhando para o museu Neues grünes Gewôlbe e visitamos o museu, hoje também fizemos uma gincana com perguntas e uma delas era no museu. Após continuamos a gincana de 10 perguntas no centro de Dresden. A equipe verde foi campeã acertando 8 perguntas. Logo após tivermos freitzeit para almoçarmos. Logo após viemos á Semperoper e fizemos um tour guiado.Após isso fomos andando para a gläserne Manufaktur fizemos um tour e fomos andando para o hostel. Jantamos e fomos dormir. - Pedro V. (8C1)
05/10 - Tour de bicicleta pela cidade
Hoje acordamos cedo, tomamos café no albergue e fomos fazer um tour de bicicleta pela cidade. Depois nós visitamos a Frauenkirche e tivemos três horas de tempo livre para almoçar e fazer compras. Após isso conhecemos um museu chamado Hygienes Museum, que falava sobre o corpo humano, saúde e etc, ele também era interativo, podendo fazer alguns experimentos. No fim do dia nós nos divertimos em uma grande piscina com tobogãs. Depois voltamos para o albergue, jantamos e fomos para o quarto uns dos outros. Às 22h todos foram para seus quartos, conversamos um pouco e dormimos.
06/10 - Zugspite
No dia 6 de outubro, saímos de Dresden em direção à München, após o café da manhã no albergue.
No caminho para München, fizemos uma parada em Nürenberg, onde almoçamos.
Chegamos pontualmente no albergue de München, apesar dos atrasos na parte da manhã.
Após o jantar, tivemos uma conversa para nos prepararmos para o dia seguinte, o dia em que iríamos para o Zugspitze (a montanha de neve). - Victoria B. (8R2)
07/10 - Montanha de neve
Hoje nós tivemos um dia cheio!
Acordamos cedo para tomar o café da manhã e logo seguimos de ônibus para a Zugspitze a maior montanha da Alemanha, uma montanha cheia de neve!
Nós subimos para um andar mais baixo onde tiramos fotos e não tivemos contato direto com a neve, depois subimos e fomos liberados para brincar na neve e após disso almoçamos na lanchonete da montanha.
Quando descemos de bondinho nos pegamos outro caminho para fazer uma trilha pela montanha na área sem neve, a trilha foi super longa mas bem animada! Nós vimos vários moradores do pé da montanha, vimos florestas lindas e uma ravina com cachoeiras!
Quando a trilha acabou fomos em uma montanha russa em que você regulava a velocidade do seu carrinho! - Mariana P. (8C2)
08/10 - Allianz Arena
Hoje nós acordamos bem cedo e fomos para a Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique, fizemos um tour lá, e entramos no campo. Depois fomos para o centro de Munique para ver o Neues Rathaus e ver o sino tocar. Logo após apresentamos nossos trabalhos de historia sobre alguns edifícios importantes em Munique. Depois tivemos tempo livre no centro para almoçar. Após o almoço fomos a o BMW Museum e andamos por lá e pelo Olympia Park. Fizemos uma gincana e voltamos para o albergue. Esse foi nosso dia. - Francisco F. (8R1)
09/10 - Meesburg
Hoje a gente acordou cedo e depois do café da manhã pegamos a estrada em direção à Meersburg. Após mais ou menos 3h nós chegamos em Meersburg. A maioria comeu em um restaurante italiano, que estava muito bom. É uma cidade bonita, mas não tinha muito oque fazer lá, já que tivemos 3h de freizeit. Depois de Meersburg nós fomos em direção a Freiburg, nossa última cidade da viagem, oque demorou mais ou menos 2h. Chegamos 18h30 no albergue e fomos direto para o jantar e depois disso eu e mais alguns meninos fomos jogar bola. Entramos nos quartos às 22h como sempre. Esse foi nosso dia. - Michel F. (8R2)
10/10 - Catedral de Freiburg e mina de prata
Hoje, dia 10, é aniversário do cara mais legal do grupo! Começamos o dia com um café da manhã às 7h30. Depois, pegamos o ônibus rumo à Catedral de Freiburg, onde realizamos atividades do nosso Tagebuch. Em seguida, exploramos o centro da cidade e tivemos 2h30 de Freizeit para almoçar e aproveitar um pouco o ambiente.
Após o almoço, seguimos de ônibus até uma mina de prata, onde tivemos a chance de conhecer de perto o processo de mineração. Depois, fizemos uma caminhada até um ponto mais alto com uma vista incrível. Para fechar o dia, voltamos ao albergue, jantamos e encerramos nossas atividades. Foi um dia e tanto! - Pedro V. (8C1)
11/10 - Passeio ao Europa-Park
Hoje, acordamos às 7h30 para tomar café da manhã no albergue. Depois, às 8h20, pegamos o ônibus em direção ao Europa-Park. Chegamos lá por volta das 9h30 e tivemos tempo livre até o final da tarde. Durante esse tempo, fomos em diversas montanhas-russas e brinquedos, almoçamos um sanduíche delicioso e também descansamos um pouco. A montanha-russa de que mais gostei foi a Voltron, a nova atração do parque, embora eu também tenha curtido muito a montanha-russa da Mercedes. Para mim, a parte mais divertida do dia foi quando nosso professor André e nossa professora Claudia foram na montanha-russa da Mercedes. Às 18h, nosso tempo livre acabou e fomos para a saída. Lá, encontrei meu pai, que veio buscar a mim e a um amigo mais cedo para viajarmos juntos. Fomos de carro para nosso hotel em Frankfurt, onde encontrei o resto da minha família e meu amigo se reuniu com a dele. Após o encontro, jantamos, e a comida estava muito boa. Depois, fomos para o quarto tomar banho e dormir. O dia foi ótimo – para mim, o melhor da viagem. - João Felipe Palhares (8C2)
12/10 - Reencontro com a família e agradecimentos
Hoje, 12/10/24, foi o dia de ir para o aeroporto de Frankfurt, encontrar os outros grupos e voltar para o Brasil. Minha última cidade foi Freiburg, o que foi ótimo, pois nosso último dia inteiro na Alemanha foi no Europa-Park. No dia seguinte (12), pegamos o ônibus rumo ao aeroporto. O primeiro grupo a chegar foi o de Böblingen, seguido pelo meu, de Babenhausen. Reencontrei alguns amigos, que compartilharam um pouco sobre a viagem deles. Alguns alunos não voltariam direto para o Brasil com a Escola, pois iam viajar, e eu fui uma delas. Estava muito ansiosa, pois ia reencontrar meus pais e meu irmão gêmeo, que eu não via há muito tempo. O reencontro foi maravilhoso e emocionante, já que, nos primeiros dias na Alemanha com a minha família, eu senti muita saudade dos meus pais e até ligava chorando para a minha mãe, com medo e saudades. Embora eu não tenha voltado com a escola, gostaria de ter viajado de avião com minhas amigas e amigos para o Rio. A saudade do Rio de Janeiro me acompanhou desde o primeiro dia da viagem, mas essa experiência foi uma das melhores da minha vida, e nunca vou esquecê-la! Agradeço aos professores que estiveram conosco e que, de alguma forma (não sei como), conseguiram aturar todo mundo por tanto tempo! Também agradeço à Escola por nos proporcionar uma viagem tão incrível e cheia de momentos engraçados para todos os alunos! - Beatriz Flinte (8C1)