Diário de Viagem Grupo Schussenried 4

16/09

Primeiro dia da nossa viagem pela Alemanha, depois de um voo longo em que a maioria não conseguiu dormir, fomos de ônibus até Bad Schussenried onde ficaremos até quinta-feira da semana que vem no Instituto Humboldt. Ao longo da viagem de ônibus vimos a grama, os montes, as casas, tudo muito diferente do Rio de Janeiro.O frio também estava muito forte.Fizemos uma parada em uma loja no meio do caminho para comprar comidas e bebidas e ir ao banheiro. Ao chegar no Instituto Humboldt fizemos um teste de Covid-19 primeiramente e todos deram negativo. Depois, jantamos  e logo após  foram explicadas as regras, programações, e informações sobre o Instituto Humboldt. Os instrutores (Betreuer) apresentaram as instalações e todos receberam a chave de seus quartos e puderam, finalmente, se acomodar e dormir.

- Daniel 8R2

WhatsApp Image 2022-09-20 at 04.43.33.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-20 at 04.43.32.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-20 at 04.43.31.jpeg

17/09

Depois do café da manhã todos os grupos participaram de aulas interativas. O grupo 4 fez um projeto sobre reciclagem e além disso teve a experiência de criar uma horta!

- Amanda 8R1

WhatsApp Image 2022-09-20 at 04.43.37.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-20 at 04.43.51.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-20 at 04.43.52.jpeg

18/09

Terceiro dia de viagem na Alemanha, hoje éramos para ter café da manhã até mais tarde mas devido a um problema no Instituto tivemos café no horário normal, o que foi uma experiência ruim para todos, pois não fomos avisados. Continuamos o dia com aula de 12:00 as 13:00, quando tivemos uma pausa para o almoço e depois seguimos até 18:00. Então tivemos jantar as 18:00 e as 19:00 tivemos sessão de dever de casa até as 20:00. Após isso, tivemos um tempo para nos arrumarmos para sair para o parque de diversões da cidade, onde tinham diversos brinquedos legais e muita comida boa. Após o parque, muitos foram assistir o Fla-Flu numa sala onde os instrutores disponibilizaram a TV pro jogo. Como é normal, Fluminense venceu o clássico por 2X1. Após isso tivemos uma boa noite de sono e finalizamos o dia.

-  Bernardo 8C1

WhatsApp Image 2022-09-20 at 04.43.43.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-20 at 04.43.48.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-20 at 04.43.48 (1).jpeg

19/09

No quarto dia de viagem, tomamos café da manhã e saímos para a cidade pois fomos convidados a participar da festa da cidade, a Magnus Umzug, em comemoração ao santo padroeiro do local.  Nós participamos do desfile carregando cartazes e representando o Instituto Humboldt.  Uma coisa que me chamou atenção andando pela cidade foi o tamanho da população que tem apenas 8 mil habitantes. Depois que a festa terminou, nós nos dividimos em grupos e tivemos um tempo livre para conhecer a cidade e fazer compras. Eu e meus amigos fomos ao mercado comprar biscoitos para comer depois do jantar, pois o jantar aqui é às 18h e para a gente é muito cedo, então ficamos com fome mais tarde. Quando voltamos para o Instituto, tivemos aula e depois um tempo livre para fazer algum esporte de nossa escolha. Eu escolhi jogar futebol. Depois do tempo livre já era hora de cada um ir para seu quarto se preparar para dormir. Estou gostando bastante das refeições aqui, a minha preferida até agora foi o jantar de hoje que foi hambúrguer!

- Gabriel R. - 8C1

WhatsApp Image 2022-09-21 at 04.55.46.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-21 at 04.57.12 (2).jpeg
WhatsApp Image 2022-09-21 at 04.57.12.jpeg

20/09

Acordamos às 7:50h para tomar café, pois as 08:20h precisávamos pegar o ônibus e partir para Stuttgart, capital de Baden-Wurttemberg, para visitar uma das maiores empresas de recycling da Alemanha, a Karle Recycling. Lá fomos recebidos pelo dono da empresa e o gerente de negócios que nos apresentaram o processo de trabalho e a história da fundação da empresa. Como o tema do nosso projeto de grupo é  meio-ambiente e recycling, nós, alunos, fomos divididos em 2 grupos para visitar a central de reciclagem de diversos materiais ou objetos, como carros, metais, lixos com alguma reutilização… Lá havia uma divisão de lixos, uma parte com resto de árvores, galho, papelão, e outra parte com restos de veículos destruídos. A empresa de reciclagem visitada foi uma experiência para nós, pois tivemos a consciência de que devemos fazer o máximo para ajudar o meio ambiente. Depois da visita,  nós fomos ao centro de Stuttgart e lá tivemos um tempo livre para passear,  comer e comprar coisas interessantes nas lojas. Após a programação do passeio,  retornamos cansados ao instituto.
Jantamos, fomos a aula de dever de casa e depois pudemos ir à piscina.  Mas, por conta da bagunça, tivemos que sair mais cedo de lá e depois fomos  dormir.

- Rafael V. - 8C1

WhatsApp Image 2022-09-21 at 05.48.59.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-21 at 05.48.57.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-21 at 05.48.58.jpeg

21/09

Hoje de manhã cada grupo visitou um local que tinha a ver com o tema do seu projeto trabalhado nas aulas do HI.  Nós fomos a um centro de preservação da natureza (NABU) em outra cidade chamada Bad Buchau.  Observamos a fauna e a flora e caminhamos sob um lago muito grande que costumava ser ainda maior. A vista estava linda, porém o clima estava bem frio. Após a visita ao parque, fomos a uma pequena cidade próxima chamada Biberach para passear e comer. Depois disso, voltamos ao  instituto e encontramos os outros grupos. Assistimos um documentário sobre a poluição do mar enquanto os outros grupos faziam outras atividades. Após um dia produtivo, fomos para os quartos descansar.

- Antonio

WhatsApp Image 2022-09-22 at 13.30.49.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-22 at 13.30.48.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-22 at 13.30.13.jpeg

22/09

Hoje todos nós acordamos meio felizes por estarmos indo para Dresden amanhã, e meio tristes por ter de nos despedirmos dos amigos.
Depois do café, nós fizemos um vídeo sobre poupar água, montamos um hotel de insetos e decoramos nosso jardim que fizemos no dia 17.09 (Dia 2).
No final do dia, nós apresentamos aos outros grupos nosso trabalho, e fizemos uma festa com música e dança e o Instituto preparou um jantar especial de comidas típicas como Käsespätzle e Kaiserschmarn.

- Tiago

WhatsApp Image 2022-09-28 at 17.57.14.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-28 at 17.56.10.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-28 at 17.56.10 (1).jpeg

23/09

Hoje foi o dia que fomos embora do internato. O meu grupo foi para Dresden. Nossa viagem demorou de 7 a 8 horas com algumas paradas. Durante a viagem de ônibus passamos por onde antes era a fronteira entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental.  Fizemos paradas para comprar comida e ir ao banheiro e mais para o final do caminho paramos para fazer um passeio na natureza chamado "Bastei".  Lá é cheio de rochas e é lindo e tem vista para o Rio Elba. Fizemos várias fotos e depois voltamos para ônibus onde ficamos mais um tempo até chegar ao nosso albergue que se chama City herbergue. chegamos no albergue mais ou menos às 19:00 horas e fomos direto jantar. Depois disso pegamos nossas chaves do quarto e subimos para os nossos quartos para dormir.

- Giovanna G.

WhatsApp Image 2022-09-26 at 09.06.21.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-26 at 09.06.22.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-26 at 09.06.23.jpeg

24/09

Hoje acordamos e fomos tomar café, depois saímos com as professoras para o Grünes Gewölbe  e vimos uma coleção de antiguidades incluindo o famoso diamante verde de Dresden que era muito bonito e pesa 41 quilates. Ao chegar lá, nos dividimos em quatro grupos para fazer uma gincana. Ao mesmo tempo que fazíamos o passeio tínhamos que responder algumas perguntas. Depois tivemos tempo livre e fomos  ao shopping Altmarkt Galerie  para comer e fazer compras. Depois voltamos para o centro e fizemos um tour pela Semper Ópera, que foi destruída na guerra e foi totalmente reconstruída pelo mesmo arquiteto.  Quando o passeio acabou, voltamos para o albergue para nos preparar para a ida ao  parque aquático.  Quando chegamos no albergue, fomos direto para o jantar. Antes de dormir, o grupo todo se encontrou com as professoras Barbara Lau e Pauline para falarmos sobre o dia e conversar sobre a programação do dia seguinte.  Depois fomos todos para o quarto. O dia foi muito divertido e vimos várias coisas lindas em Dresden!

- Nina

WhatsApp Image 2022-09-26 at 09.12.46.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-26 at 09.12.45.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-26 at 09.14.26.jpeg

25/09

Acordamos cedo para tomar café da manhã e ir andar de bicicleta. Quando chegamos lá tinham 5 bicicletas onde cabiam cinco pessoas e nós nos divertimos muito!  Ao longo do caminho, a guia  mostrava os lugares históricos , eram muito bonitos . Depois fomos para um barco, onde passeamos pelo rio de dresden . Passamos pela ponte blaues Wunder e pelo castelo . Quando acabou, fomos a um Biergarten, onde alguns comeram salsicha e batata e outros o  Flammkuchen . Fomos direto para o hotel pegar umas coisas, depois seguimos para o museu Deutsches Hygiene . Lá tinha muitas áreas explicando sobre o corpo e a mente humana , comida entre outras coisas. Havia uma parte interativa onde podíamos mexer e fazer  experimentos. Depois voltamos para o hotel, jantamos e fomos dormir .

- Sofia M.

WhatsApp Image 2022-09-30 at 19.04.59.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-30 at 19.04.58.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-30 at 19.04.57.jpeg

26/09

Hoje nós acordamos por volta das 7:00h e tomamos café. Quando deu 9:00h fomos visitar o Gläserne Manufaktur da Volkswagen. Lá assistimos a um filme sobre a história da Volkswagen e também entramos na parte onde os carros elétricos
são fabricados.Depois nós pegamos o ônibus às 11:00h e partimos para München, mas antes de chegarmos lá fizemos uma parada na cidade de Bayreuth e almoçamos por lá. Depois nós voltamos para o ônibus e continuamos a viagem.Fizemos uma parada em um posto mas foi coisa rápida.O final da viagem foi bem animado com todo mundo cantado junto dentro do ônibus. Às 19horas  nós chegamos no albergue e fomos para o refeitório jantar e depois o grupo todo se reuniu para conversar sobre o dia seguinte.O dia foi mais tranquilo hoje porque a gente não fez muita coisa mas foi legal.

- Sofia C.

WhatsApp Image 2022-09-30 at 19.14.53.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-30 at 19.14.56.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-30 at 19.14.55.jpeg

27/09

Hoje nós fomos à maior montanha da alemanha, a Zugspitze. Lá em cima estava muito frio e havia neve, mas mesmo assim todos se divertiram muito. Tiramos várias fotos e andamos de trenó. Subimos de teleférico e voltamos de trem. Depois seguimos para Garmisch-Partenkirchen onde pegamos um bondinho para depois fazer a caminhada na trilha que levava até o  Partnachklamm, um  caminho natural por entre as rochas que tem um rio com águas das geleiras. A trilha durou mais de  uma hora e no meio do caminho começou a chover e foi meio dificíl de andar, pois estava escorregadio. No final do dia o sol se abriu e fomos todos fomos para o onibus e voltamos para o albergue.

- Julia

WhatsApp Image 2022-09-30 at 19.23.12.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-30 at 19.23.12 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-09-30 at 19.23.13.jpeg

28/09

Hoje nós acordamos por volta das 06:40h e fomos tomar café da manhã. Saímos do albergue pra ir ao estádio de futebol Allianz Arena onde fizemos um tour guiado e depois fomos para o museu e loja do Bayern. Foi uma experiência muito legal até pra quem não gosta de futebol!  Logo depois a gente foi no museu da BMW. Foi uma ida rápida mas muito legal, eu vi vários carros de décadas diferentes, vi motor de carro, motos, li a história e etc. Depois do museu nós fomos andando pro Olympiapark mas como o dia estava chuvoso fomos direto para a torre do Olympia para ver a cidade de cima.  Depois fomos para o centro da cidade almoçar e tivemos tempo livre até 16:00h quando tivemos que apresentar nossos trabalhos sobre alguns pontos turísticos da cidade. Fizemos tudo em alemão!  Após esse momento, voltamos de ônibus para o JHB. Jantamos e depois nos reunimos em uma área de lazer que tinha no albergue para fazer o dever do Tagebuch. Às  22:00h  subimos para os quartos pra terminar de arrumar a mala porque no dia seguinte nós iríamos pra Freiburg, e depois dormimos.

- Sofia W.

WhatsApp Image 2022-10-02 at 05.38.11.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-02 at 05.39.05.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-02 at 05.40.39.jpeg

29/09

Hoje dia 29/09 viajamos para Freiburg.  Não tivemos que acordar tão cedo porque o café da manhã era só às 08:30.
As 09:20 já estávamos todos no ônibus partindo para Freiburg acompanhados pela chuva.
Muitos dormiram na viagem, inclusive eu. Passamos mais ou menos duas horas e meia no ônibus até chegar em Meersburg, uma pequena cidade medieval em Baden Würtemberg. Andamos pela cidade até chegar no lago Bodensee, o maior da Alemanha. Ele faz fronteira com a Suíça e Áustria. Então tivemos tempo livre para almoçar nos restaurantes em frente ao lago. Foi a primeira vez em dias que comi um almoço saudável. Almoçar em frente ao lago, com a visão da Suíça com meus amigos foi muito bom, me senti tão livre. Depois comemos sorvete e continuamos nossa viagem. Duas horas depois chegamos em Freiburg, a cidade dos universitários. Chegamos ao albergue e fizemos a divisão dos quartos. Depois de todos estarem satisfeitos, nos arrumamos para jantar no Hassler’s Waldstube, um restaurante com comidas típicas alemãs. Lá a maioria comeu Wiener Schnitzel, um prato de carne de porco empanada acompanhada de batatas fritas. A comida estava muito gostosa e foi muito bom jantarmos todos juntos. Depois voltamos a pé para o albergue e fomos para nossos quartos.

- Sophie

WhatsApp Image 2022-09-30 at 18.53.42 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-09-30 at 18.53.43.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-30 at 18.53.42.jpeg

30/10

Hoje o grupo 4 foi ao Europa Park! Fomos em muitos brinquedos como as montanhas russas Blue Fire e Silver Star. No final fomos todos juntos na montanha russa de água Poseidon, o que foi muito divertido e emocionante! Depois voltamos para o hotel e nos arrumamos para ir na pizzaria Dal Blu. Lá comemoramos o aniversário da Sofia Castro! Achei o dia muito legal e agitado e a comida do restaurante estava deliciosa! Adorei tudo!

- Karine

WhatsApp Image 2022-10-02 at 02.46.13.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-02 at 02.47.21.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-02 at 02.48.49.jpeg

01/10

Hoje foi um dia bem frio. Só choveu! Não pudemos fazer um programa de subir uma montanha com um bondinho por causa da chuva e vento! Mas, enfim, acordamos bem cedinho para tomar café da manhã e ir para o centro da cidade de Freiburg. Usamos muito o diário na igreja, que por sinal era linda! Várias pessoas ascenderam velas para falecidos ou outros amigos ou familiares queridos. Depois das perguntas do diário tivemos quase duas horas de tempo livre. Depois do tempo livre fomos com o ônibus para a mina de prata, q foi bem interessante e barulhento. Eu não sabia que tinha 25 ou mais andares subterrâneos nessa mina. Fiquei chocada quando soube. O programa que cancelamos foi a caminhada até uma torre, mas como tava ventando e chovendo muito tivemos que cancelar, mas até q foi bom pois tivemos tempo para arrumar as nossas malas. No jantar fomos no mesmo restaurante de ontem comer pasta que estava uma delícia! E amanhã teremos um dia cansativo pois iremos para Köln!

- Manuela H.

O dia foi cheio. Um dia de sair cedo e voltar tarde. Quando acordarmos, tomamos o café e logo estávamos no ônibus prontos para ir à cidade. Fomos a uma igreja, lugar onde ficamos por boa parte da manhã, para fazer algumas atividades do Tagebuch. Trabalhamos em grupos respondendo perguntas sobre a cidade. Após isso, fomos a uma rua onde havia uma maior quantidade de lojas e restaurantes e lá tivemos nosso tempo livre. Saímos em grupos e almoçamos e passeamos pelas lojas das proximidades. Nos encontramos as 13:00 e pegamos o ônibus para o próximo passeio. Nós subimos uma montanha no ônibus e tivemos um curto tour por uma mina. Estava ventando e bem frio, e apesar de não ter tido chuva, teve uma neblina significativamente densa, mas isso não foi problema. Quando retornamos ao hotel, tivemos aproximadamente duas horas livre para arrumar as malas ou descansar, e depois nos encontramos no lobby para jantar.

- Maria Isabel

WhatsApp Image 2022-10-04 at 13.38.02.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-04 at 13.38.01.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-04 at 13.38.00.jpeg

02/10

Nesse dia nós fomos de Freiburg para Köln e ficamos algumas horas no caminho. Descansei em uma das paradas e comi em um bom restaurante. Na outra parada nos fomos visitar o Markburg, um castelo antigo perto do Rio Reno. O castelo tinha  vários canhões, armas uma coleção de armaduras. Foi muito legal e interessante ver o castelo. Seguimos depois para Köln e chegamos no Albergue.

- Gabriel K.

WhatsApp Image 2022-10-13 at 08.04.11.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-13 at 08.04.40.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-13 at 08.05.37.jpeg

03/10

No dia 3/10 a gente acordou, tomamos café da manhã e fomos para o ônibus. Era aniversário do Antônio Carmo, então cantamos parabéns para ele e fomos para a Kölner Dom, que é uma catedral linda de colônia. Lá nós subimos 500 degraus e vimos a vista do topo, que era linda!!! Depois fomos para o centro da cidade e tivemos tempo livre, onde almoçamos  Nós  queríamos fazer compras mas todas as lojas estavam fechadas pois era feriado da Unificação Alemã. Depois pudemos  escolher se a gente queria ir para o Museu do chocolate ou para o Museu dos Esportes. o Museu do chocolate era super interessante pois a gente viu a produção do chocolate e podia provar os chocolates  e o Museu do Esportes era super legal também pois ele era super interativo. Depois voltamos para o ônibus e fomos para o futebol de bolha que foi super legal! Lá a gente ficava em uma bolha gigante e jogava futebol. Finalmente voltamos para o  albergue, tomamos banho, jantamos e nos preparamos para dormir.

- Isabel

WhatsApp Image 2022-10-08 at 06.47.13.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-08 at 06.47.12.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-08 at 06.47.11.jpeg

04/10

Boa noite pessoal. Hoje, em Köln, acordamos cedo para fazer um tour guiado pelo centro. A guia era brasileira e ex aluna da escola. Ela contou um pouco da história da Catedral e
que ela  teve uma pequena parte ao lado que foi bombardeada na 2⁰ guerra mundial, mas o restante ficou
intacto. A cidade de Köln foi bombardeada mas a catedral ficou de pé. Depois do tour, tivemos
tempo livre e comemos num restaurante argentino. A carne  estava muito boa! Quando
o tempo livre acabou, fomos ao Museu Ludwig, um museu de arte com obras de picasso e
outros pintores famosos. Nós desenhamos 4 quadros e fizemos um trabalho de colagem no
museu. Após isso, voltamos ao albergue e tivemos tempo livre, alguns ficaram no quarto com
outros de resenha e outros jogaram futebol no parque ao lado do albergue. Jantamos, tivemos
uma reunião à noite sobre a programação e sobre um feedback de como o grupo poderia melhorar algumas coisas, como arrumação dos quartos, pontualidade etc. Depois fomos dormir. Boa noite pessoal!

- Lorenzo

05/10

No dia 05/10 nós acordamos cedo por volta das 6:30h nos arrumamos pra poder tomar café, descer com as malas , e partir para Berlim. Depois de 2 horas de viagem tivemos uma parada  para comer e visitar o Museu PHAENO, um museu de física onde podíamos interagir com.os experimentos. Depois de um pouco mais de 1 hora , partimos pra mais algumas horas de viagem e paramos para visitar a residência real Sans Soussi em Potsdam , do Rei da Prússia. A visita foi guiada  por um sistema de  fone de ouvido. Passeamos pelos jardins do lindo local e tiramos muitas fotos.  Depois seguimos para Berlin ondz chegamos finalmente no JHB. Esse dia foi um dia incrível e inesquecível de tão legal!

- Maria Clara

WhatsApp Image 2022-10-12 at 03.04.29.jpeg

06/10

Hoje foi nosso primeiro dia em Berlim, capital da Alemanha. Essa é nossa última cidade antes de irmos embora. No começo do dia fomos para a East Side Gallery, um trecho do muro de Berlim que está todo decorado com vários grafites. Logo depois demos uma volta de ônibus pela cidade, mas não saímos do ônibus. Ritter Sport foi uma pequena pausa para nós podermos comprar chocolate. O Museu Futurium foi nossa próxima parada, lá tinham muitas coisas legais sobre ideias sustentáveis para o futuro da humanidade.  Logo depois chegou o tempo livre, passeamos bastante e nos reunimos. A galeria KaDeWe foi um lugar muito legal, tem várias lojas de todos os gostos. No final do dia pegamos um u bahn(metro) para ir embora e terminamos a noite no JHB.

- Guilherme F.

WhatsApp Image 2022-10-12 at 04.50.50.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-12 at 04.50.51.jpeg

07/10

Hoje foi o nosso último  dia em Berlim e foi bem animado, cheio de programações interessantes! Começamos o dia fazendo arvorismo no MountMitte em Berlin. Ficamos quase uma hora e meia nos aventurando nesse lugar imenso com muitos desafios divertidos! De lá seguimos para o Zoológico! O dia estava lindo e pudemos ver muitos animais pegando sol. Saindo de lá e fomos conhecer o famoso Check Ponit Charlie e visitamos o Museu do Muro. Lá compramos lembranças do muro para levar pro Brasil. Depois pegamos o ônibus novamente e fomos fazer a visita ao Parlamento alemão, o que infelizmente não aconteceu, pois um erro do sistema do parlamento cancelou a nossa visita! Mas, ficamos descansando no imenso gramado em frente ao Parlamento e seguimos à pé até o Brandenburger Tor onde tivemos um tempo livre para apreciar o lindo final de tarde ao som de música de rua. Depois fomos à pé conhecer o Mahnmal, um memorial do holocausto que foi construído para lembrar as vítimas de perseguição na segunda guerra. Depois desse dia intenso, voltamos para o albergue e nossas professoras organizaram uma festa de despedida com muitas guloseimas, suco de maça, jogo de pingue e pongue e totó além de música para dançar. Depois fomos todos para o quarto nos preparar para a viagem do dia seguinte para Munique.

WhatsApp Image 2022-10-19 at 14.34.09.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-19 at 14.34.52.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-19 at 14.37.20.jpeg

08/10

Penúltimo dia da viagem e o grupo fica como ? Muito animado ! Acordamos cedo organizamos nossos quartos no albergue e descemos rumo a Munique ! Durante a viagem, nós tivemos uma parada para fazer nossas necessidades e almoçar. Chegamos em Munique, organizamos nossas coisas e fomos jantar num restaurante italiano para fazer nossa despedida da viagem. Ao final,
cheguei no quarto, organizei minhas coisa para o próximo dia e fui dormir cedo. E esse foi o penúltimo dia da viagem 🥰

- Guilherme R.

WhatsApp Image 2022-10-26 at 09.32.09.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-26 at 09.32.09 (1).jpeg

09/10

E chegou o dia da despedida da viagem! Alguns amigos se despediram já no hotel pois íam ficar mais tempo com seus pais na Europa. Saímos cedo e ao chegar no aeroporto encontramos todos os grupos novamente com muita alegria e emoção! Até breve, Alemanha!!