Diário de Viagem Grupo Wuppertal
21/09 - Rumo a Wuppertal
Após chegarmos em Frankfurt, nos despedimos dos outros grupos e seguimos rumo a Wuppertal. Demoramos bastante tempo no ônibus até chegarmos lá. Quando chegamos, nossos alemães estavam nos esperando com bandeiras do Brasil e muita animação. Ficamos com medo de sair do ônibus, mas, quando tomamos coragem, foi muito legal. Todas as famílias nos cumprimentaram e abraçaram com carinho. Em seguida, fomos para nossas respectivas casas. Quando cheguei "na minha", trocamos muitos presentes. Eles foram super gentis. Após a troca de presentes, tomei banho e fui dormir "na minha nova casa" por uma semana.
Luiza Saraiva
22/09 - Churrasco em família
Acordamos cedo pois tinhamos escola ás 9 da manhã. Os alemães foram muito receptivos conosco na St Anna Schule. Depois, fomos a um churrasco, onde comemos, jogamos e interagimos com todos (a comida foi toda feita pelos pais e estava deliciosa). Ao fim fomos para as casas dormir com nossas famílias alemãs.
Eva Guimarães
23/09 - Passeando
Hoje acordamos às 8:00, tomamos café da manhã e fomos de carro com o pai da Line (alemã) para a escola de equitação. Lá, nós escolhemos um cavalo para eu andar e uma menina me ajudou a prepará-lo. Eu fiquei um tempo conversando com ela e depois fui andar a cavalo com a Line, mas como eu ando em um estilo diferente, não sabia muito bem o que fazer. No Brasil, eu só ando com o meu pai na floresta e não faço aula de equitação, como ela. A professora mesmo assim foi muito simpática comigo, me ensinou o que fazer e no final eu consegui acompanhar as outras. Depois, voltamos pra casa, almoçamos comida alemã e fomos para o Schwebebahn. Eu, a Line e a mãe dela fomos até uma sorveteria e voltamos, para encontrar a Bruna, Julia e as alemãs delas em um parque. Antes, passamos em casa para buscar o patinete e o skate e fomos andando. Chegando lá, encontramos ela e ficamos andando pelo parque até um restaurante, onde comemos algo. Voltamos para casa mais ou menos 18:00 e jantamos.
Iara Campe
24/09 - Brigadeiro
Hoje, eu e minha alemã fizemos muitas coisas. De manhã, dormimos um pouco mais, até às 11. Depois de tomarmos café da manhã, fomos caminhar até um café chamado Johannes onde tomamos um chocolate quente muito gostoso.
Ontem,comemos uma comida gostosa e fomos para Münster, onde fizemos compras e experimentamos macaroons de chocolate brasileiro, que não tinha gosto de chocolate brasileiro. Quando voltamos do Johannes fizemos um brigadeiro que estava delicioso. Todos amaram! Depois, à tarde, fomos com algumas colegas brasileiras e suas alemãs para um parque, onde andamos de patinete e skate e tomamos sorvete. Ao voltarmos para casa, falamos pelo facetime com minha mãe. Os outros alunos de Wuppertal foram para um castelo, ficaram em casa ou foram para parques. Amanhã, temos aula cedo, então agora vamos deitar.
Julia Roquete.
25/09 - Dia 05
O quinto dia da nossa viagem foi uma segunda-feira. Eu acordei às 7 da manhã, tomei café da manhã e dei carona até a escola para o Antonio Gasparian. Tivemos duas aulas de alemão, uma de matemática e uma de geografia. Depois da escola, eu, Gabriel Federici, Gabriel Almeida, Antonio Gasparian, Arthur e os respectivos alemães fomos comer hambúrguer em um restaurante muito bom. Depois eu e meu alemão fomos pra casa e jogamos vídeo game. Mais tarde, a família me levou pra andar no Schwebebahn, que é como se fosse um bondinho que passa sobre o rio da cidade. O pai do meu alemão me explicou que esse meio de transporte existe, porque Wuppertal é uma cidade comprida e não muito larga, e não fazia sentido construir um metrô, já que pra isso precisaria de muito espaço e dinheiro. Por isso, construíram o bondinho que passa por todo comprimento da cidade. Depois eu fui pra casa e dormi.
Antonio Rigon
26/09 - Dia 06
No dia 26 acordamos, tomamos café da manhã e encontramos o grupo com os alemães na estação de trêm. Logo depois, junto com os professores brasileiros e alemães, fomos para Bonn, uma cidade mais ou menos 1 hora e meia de trêm. Lá fomos em um museu de história que fala sobre a república alemã. Também vimos os primeiros carros da Alemanha pós guerra e descobrimos que na Alemanha não tem velocidade máxima para dirigir. Isso foi a resposta da dúvida que eu tive depois que o pai da minha alemã andou a 150 km por hora na estrada. Após o museu, fizemos um tour pela cidade de Bonn, onde vimos vários pontos turísticos e partes importantes da cidade. Além disso, tiramos muitas fotos. Depois do tour, tivemos o tempo livre de mais ou menos 2 horas, para almoçar em lugares diferentes e ir para um shopping onde fizemos algumas compras. Mais ou menos umas 16:30, voltamos de trêm para Wuppertal, e fizemos diferentes programas com as familias.
Bruna Kalichsztein
27/09 - Dia 07
Hoje nós fizemos um passeio a Oberhaus. Foi muito divertido e interessante. Fomos a um antigo gasômetro que hoje é uma galeria. Vimos uma exposição sobre a natureza e aprenderemos muito. Além disso, havia um globo terrestre enorme e, da galeria, pudemos vê-lo como se estivéssemos no espaço.
João Francisco Carvalho
28/09 - Dia 08
Hoje nos despedimos dos alemães às nove da manhã e fomos para uma loja enorme da Haribo. Lá passamos meia hora escolhendo doces e gastamos dinheiro. Depois, voltamos para o ônibus e fomos para o centro de Köln, onde almoçamos e fizemos compras. Em seguida, nos dividimos em dois grupos: um deles foi para o museu do esporte e o outro para o museu do chocolate. Mais tarde, fomos para o hostel, arrumamos nossos quartos e jantamos.
Ana Clara Jahn
29/09 - Dia 09
No nosso 9º dia de viagem, acordamos as 7:00 da manhã. Pegamos o ônibus e fomos visitar um castelo chamado Marksburg, o qual foi muito interessante, pois nós vimos como as pessoas durante a Idade Média moravam. Vimos a sala de tortura, as camas, a cozinha... Depois voltamos para Colônia, onde tivemos tempo livre para almoçar e fazer compras (claro, só se nós quiséssemos). Por último, fomos para o Bubble Fußball, que foi muito divertido e deu uma descontraída na programação.
30/09 - Dia 10
No dia 30, nós acordamos as 7hr da manhã, tomamos café e fomos andando até a estação do trem. Estava muito frio e chovendo um pouco também. Ficamos apenas alguns minutos no trem até chegarmos na estação em frente à Catedral Dom. Começou a chover um pouco mais, mas nós ficamos protegidos porque tínhamos guarda-chuva. Encontramos com a guia brasileira Silvia, que explicou um pouco sobre a história da Catedral, a cidade de Colônia durante a guerra, etc. Ela contou que o nome completo da Catedral é Alta Catedral de São Pedro de Santa Maria, que ela é gótica e foi construída em 1248. O objetivo (que não foi concluído) era construir a Caredral mais alta do mundo, porque quanto mais alta, mais perto de Deus. O tour foi muito interresante e foi bom porque conseguimos entender tudo o que ela dizia. Logo depois, tivemos 3 hrs de pausa, onde nós pudemos comer ou comprar algo. Nesse tempo um grupo de pessoas escolheu subir até o topo da Catedral. Eram muitas escadas mas valeu super a pena ter subido tudo aquilo, porque a vista da cidade de cima do Dom era linda. Depois, todos saíram para comer alguma coisa e comprar tambem. Quando acabou o tempo livre, nós fomos para o museu Ludwig onde fomos recebidos por uma moça que explicou sobre a arte pop e mostrou alguns quadros para nós. Chegando no Albergue, nós jantamos e cantamos parabéns para mim!! Teve torta de cereja e estava muito bom! Depois todos foram pro quarto, tomar banho e arrumar a mala, porque no dia seguinte nós iamos para Berlin.
Ana Luisa Belfort
01/10 - Dia 11
Hoje acordamos às 7:00 para ir para Berlim, arrumamos todas as nossas coisas, desfizemos as camas e descemos para tomar café da manhã. Entramos no ônibus e partimos para Berlim. No caminho para lá, paramos no Phaeno museum em Wolfsburg, um museu de física, para almoçar e visitar o museu. Voltamos para o ônibus e continuamos a viagem para Berlim. Chegamos em Berlim às 19:00 e fomos jantar logo que chegamos. Após o jantar fomos cada um para seus quartos, que foram escolhidos no ônibus, para se preparar para dormir.
Gabriel Federici
02/10 - Dia 12
Saímos do albergue às 8:15 em direção ao Bahnhof Zoo para pegar nossa guia. Depois, passamos de ônibus por vários monumentos históricos, como o parlamento alemão, o checkpoint Charlie (posto de checagem entre a Alemanha ocidental e oriental na Guerra Fria) e o Holokaust Mammahe (monumento dedicado aos judeus mortos no Holocausto). Além disso, fomos também a um shopping chamado Alexa, onde almoçamos e alguns jogaram boliche. No final do dia, fomos para a KDW (grande loja de departamento).
Cristiano Reis
03/10 - Dia 13
Bom, dia 3/10 na Alemanha é um feriado pois foi o dia da reunificação de Berlin e hoje foi o dia também que nós fizemos mais coisas. Acordamos às 7 e logo depois do café (7:30 até as 9:00) entramos no ônibus e fomos até o Mountmitte, um parque de escalada que tem andares de dificuldade. A maioria das pessoas conseguiu chegar no terceiro, que era o mais difícil. Depois, nós fomos para o zoológico. Lá, eu achei que nós tivemos pouco tempo para ver os animais pois nós também comemos. Depois, fomos para o museu do Checkpoint Charlie que foi a única passagem que sobrou em Berlin entre os Estados Unidos e a União Soviética na época da guerra. Lá, vimos os motivos e como as pessoas passavam pelo muro, isso foi o que mais me interessou no museu. O principal motivo para as pessoas fazerem isso foi a separação entre as famílias. Logo depois, passamos 20 minutos na loja do delicioso chocolate Ritter Sport, o qual é muito bom e, no final, fomos para o parlamento da Alemanha. Lá, tivemos um tour guiado e conseguimos ver várias coisas, como por exemplo: A maior bandeira oficial da Alemanha que fica no maior prédio oficial da Alemanha, o parlamento. Pudemos ver também recados que os soldados soviéticos deixaram nas paredes do parlamento, a sala onde a Angela Merkel (atual presidente da Alemanha) trabalha e só ela pode entrar lá, e, por ultimo, a câmara judiciária, onde todos os políticos se reúnem e decidem as leis e votam também. Nós aproveitamos e subimos na cúpula, onde pudemos ver uma bela vista da cidade. Quando voltamos para o alberg, já descemos para jantar e voltamos para os quartos, onde eu estou agora às 23:00 escrevendo isso.
Tom Gonçalves
04/10 - Dia 14
Hoje nós arrumamos nossas coisas de manhã cedo, ou seja, fizemos nossas malas, desfizemos nossas camas, tomamos café da manhã, entramos no ônibus e fomos para Dresden. Na saída de Berlim, atravessamos a ponte dos espiões que tem esse nome pois era onde trocavam-se os espiões na época da guerra. Passamos 2 horas na estrada até chegarmos no local onde vivia Frederico II, um rei muito importante e rico do século XVIII. Lá dentro, vimos o seu palácio, as suas casas de hóspedes e os vários diferentes tipos de jardins, como por exemplo, jardim francês, inglês e nórdico. Lá era muito grande (tinha 289 hectares) tinha até um moinho onde se moía o trigo para fazer o pão de Sans Souci. Continuamos na estrada e só paramos de novo para almoçar. Chegamos no hotel por volta das cinco e fomos para os quartos ajeitar nossas coisas. Na hora do jantar, descemos para comer, mas como ninguém gostou da comida, o Ronald e a Clarissa nos levaram para jantar fora em uma galeria ali perto (o que foi BEM melhor). Depois, voltamos para o hotel, tomamos banho, conversamos um pouco e fomos dormir.
Maria Luiza Nakamura Dalmazzo
05/10 - Dia 15
Hoje, após o Ronald e a Clarissa baterem na nossa porta às 7:30, levantamos, botamos uma roupa e descemos para o café. Depois do café, pegamos nossas coisas e saímos para o começo do nosso dia. O plano era conhecer a cidade através de uma gincana. Nos dividiríamos em grupos e aquele que passasse pela cidade toda e chegasse no ponto de encontro combinado, ganhava um prêmio. Porém, devido ao mal tempo, isso não aconteceu. Então encontramos outro jeito de conhecer Dresden. Primeiro, fomos a uma igreja luterana, a Frauenkirche. A igreja, por não ser católica, não possuía santos, e sim um lindo altar. Depois tivemos o tempo livre! No shopping, passeamos muito e muitos almoçaram em um restaurante chinês. Com o término do tempo livre, pegamos o ônibus e fomos para um museu. No museu, o Residenzschloss Dresden, vimos o maior diamante verde do mundo e 4 caroços de cereja, nos quais estavam esculpidas diversas faces. Por último, conhecemos a ópera!! A ópera era linda! Mesmo parecendo, ela não era construída de mármore, e sim de gesso. Ela não possuía madeira, pois naquela época havia muitos incêndios, e com eles, muitas coisas eram destruídas. Vimos o palco e o lugar da plateia, além de descobrir vários fatos diferentes. Os cantores cantam sem microfones nenhum!! Por fim chegamos no albergue, tomamos banho, jantamos e dormimos.
Ana Carolina Motta
06/10 - Dia 16
Hoje é o 16º dia e fomos fazer um tour de bicicleta por Dresden. A bicicleta cabia sete pessoas, sendo um motorista e o resto era o motor, isto é, os que pedalavam. Ficamos pedalando durante duas horas e visitando pontos turísticos, como o teatro municipal e o rio da cidade. Mais tarde, fomos ao museu da higiene e vimos que higiene era muito além de um banheiro. No final do tour no museu, tivemos trinta minutos de tempo livre em que participamos de exposições interativas.
Gabriel Almeida
07/10 - Dia 17
O dia 7 de outubro era o último dia em Dresden para nós. Todos nós acordamos às sete da manhã e fomos tomar café da manhã. Depois disso, fomos a uma fábrica da empresa automobilística Volkswagen. Logo após esta visita, fomos para o ônibus em direção a Munique (5 horas de viagem). Paramos para almoçar em “Autohof” (posto de gasolina com restaurante). Quando chegamos em Munique, fomos ao albergue. Nós jantamos macarrão com carne, mas alguns pagaram e comeram pizza. Depois do jantar, fomos para os nossos quartos e às dez horas fomos dormir.
Arthur Martins
08/10 - Dia 18
Hoje nós acordamos 6:45, tomamos café e saímos às 9:00 do albergue. Subimos o Zugspitze pelo Tiroler Zugspitzbahn e almoçamos lá em cima. Lá, andamos de trenó e brincamos na neve. Depois, descemos e voltamos para o ônibus. Nós teríamos ido para a estação de esqui e para a Eckbauer, mas não foi possível por causa do tempo. Então, voltamos para o albergue e ensaiamos a apresentação que vamos fazer amanhã sobre os pontos turísticos de Munique.
Luiza Bottino
09/10 - Dia 19
Hoje fomos à Allianz Arena. Lá, vimos os bastidores do estádio (onde os jogadores se vestem, onde descansam, etc). Também pudemos sair e ver o campo. O tour foi muito interessante, mas demorado (uma hora e quarenta e cinco minutos) e no dia estava chovendo muito. Logo depois, fomos ao ônibus e começamos o tour por Munique. Os alunos apresentaram muito bem a cidade. A turma C podia escolher entre apresentar em alemão, inglês e português; enquanto a R apresentava apenas em alemão. A maioria da C apresentou em português, menos eu, Victor, e Eduardo que apresentamos em inglês para a alegria da Clarissa.
Victor Gontijo
10/10 - Dia 20
Hoje nós acordamos às 7:00. Às 8:00, fomos tomar café. Às 9:00, estávamos todos no ônibus e fomos para o Olympia Park. Lá, subimos em uma torre muito alta e tivemos uma vista ótima da cidade. Depois, fomos a Meersburg, uma cidade "italiana", suas praias não eram com água do mar, a cidade ficava no litoral do maior lago da Alemanha. Ele conecta Alemanha, Suíça e Áustria, e se chama Bodensee. Depois, chegamos em Freiburg, fomos para o albergue e lá jantamos. Agora, só estamos esperando a ida ao Europapark.
Guilherme Gratz
11/10 - Dia 21
Hoje o grupo acordou às 7:00, mas acordei às 7:30 porque estou sempre atrasado. Tomei café da manhã (pelo menos eu acho pois não faço ideia do que eu comi). Dalí, fomos para o centro de Freiburg onde fizemos uma gincana pela cidade. Depois, tivemos tempo livre e saí com Antonio Rigon, João Francisco, João Alberto, Gabriel Federici e Tom. Primeiro fomos no Starbucks e depois fomos para o McDonalds e mais tarde para o Snipes. Depois pegamos um bondinho para cima de uma montanha e lá entramos numa antiga mina de prata.
Antonio Gasparian
12/10 - Dia 22
Hoje fomos ao Europa Park que é um parque temático da Europa. Ele é dividido pelos países do continente. Assim, podemos comer na França, tomar um sorvete na Itália e ir para uma montanha russa na Rússia. A nova atração de lá é a montanha russa Silver Star, com o tema da Mercedes Benz. Foi um dos melhores dias e com certeza o melhor de Freiburg. Achei que seria pior, pois com minha família fomos ao Movie park, outro parque alemão, porém menor. Mas o parque foi ótimo e um dos melhores que eu já fui na minha vida.
Eduardo Neto
13/10 - Dia 23
Hoje foi o último dia da viagem! Isso já me deixou triste, já que essa viagem foi facilmente a melhor viagem da minha vida. Eu levantei da cama a umas 7:50, e tomei cafe da manhã. Logo depois, fui arrumar o resto da mala e limpei o meu quarto. Fiquei feliz de sair do albergue pois não gostei dele.
Ficamos umas 2 horas no ônibus e fizemos uma parada em Heidelberg para almoçar. Heidelberg é uma cidade muito bonita com as ruínas de um castelo antigo. De despida eu e alguns amigos comemos no McDonalds (o que não é uma grande surpresa). Depois, fizemos algumas compras e voltamos para o ônibus.
Agora (o momento em que eu estou escrevendo isso) ainda não chegamos no aeroporto, mas estou animado para reencontrar meus amigos e família, mas não tão animado para voltar para o Brasil.
Michael