Diário de Viagem Grupo Trier 2023

15/09 - A Viagem para Trier

O voo foi tranquilo, mas teve turbulência, a comida ch tarde mas estava bem gostosa. Eu comi uma pasta estava muito bom. De madrugada eu fiq vendo filme e teve uma turbulência forte.
O café da manhã foi servido tarde, a comida não estava comível. Saímos do avião e fomos pegar mala, atrasamos um pouco porque um aluno esqueceu sua mala no avião. Depois para no ônibus erramos o portão e tivemos que dar a volta no aeroporto. Finalmente entramos nc ônibus e seguimos para a cidade de Trier.
Algum tempo depois paramos para comer e comemos bem. Demoramos mais algumas horas chegamos em Trier as 23:00. Conhecemos as nossas famílias e jantamos com elas.

Lucas V.

Trier 1509 01.jpg
Trier 1509 02.jpg
Trier 1609 07.jpg

16/09 - Dia de Churrasco

Hoje foi dia de churrasco.
Acordei na casa da minha família e fui logo tomar café. Estava melhor do que eu imaginava, mas sempre tive uma imagem muito ruim em relação ao café da manhã dos alemães.
Não muito depois, troquei de roupa e fui para o churrasco com todos os alemães e brasileiros. Lá, jogamos muitos jogos, sendo altinha, futmesa e spikeball os mais jogados. Também
conseguimos conhecer um pouco mais dos nossos alemães de dos alemães dos nossos amigos.
Também fizemos uma caminhada, mas não entendi o motivo, porque não tinha vista e não chegamos em lugar nenhum.
Um pouco depois, começaram a assar as carnes e linguiças. O churrasco é bem diferente do Brasil, porque cada um só come a carne que trouxe. Eu comi uma carne de porco e uma linguiça que estavam muito boas. Os alemães não custumam comer carne de boi, como nós brasileiros, normalmente comem carne de porco e linguiça.
Depois do churrasco, voltei para casa, lá para as 19:30. Chegando em casa, tomei um banho, e fui assistir um filme com meu alemão. Depois, como já estava tarde, me deitei e fui dormir.

Eduardo W.

Trier 1609 02.jpg
Trier 1609 01.jpg
Trier 1609 04.jpg

17/09 - Luxemburgo

Acordei as 11:30 e fui tomar café . O café da manhã estava muito bom. Depois nos arrumamos porque íamos para Luxemburgo com o Lucas e o alemão dele. Pegamos o carro e fomos para casa do alemão do Lucas (Fredik) buscar eles. Paramos no estacionamento e fomos para uma estação de trem para ir para Luxemburgo. Chegando lá fomos andar pela cidade. A a cidade é muito bonita, só carros lindos. Decidimos ir num castelo. A vista  de lá é ótima mas foi um pouco entediante. Depois fomos almoçar. Eu pedi um hamburger com batata frita. Depois do almoço andamos mais um pouco e viemos para casa do Fredik (o alemão do Lucas) e fomos jogar futebol e vôlei. Voltamos para casa e jantamos “Gulasch” comida típica alemã muito boa mesmo, me surpreendeu. Depois do jantar fomos dormir cedo porque amanhã é dia de aula.

André F.

Trier 1609 10.jpg
Trier 1609 12.jpg
Trier 1609 09.jpg

18/09 - Um tour pela cidade

Hoje acordei as 6:40, coloquei uma roupa e tomei café com a Sophie. Saímos para a escola de carro. Quando chegamos lá vimos alguns outros intercambistas e descemos para um pequeno auditório onde teve o encontro com diretora da escola.  Ela nos desejou as boas vindas. Em seguida saímos para fazer um tour pela cidade. Passamos primeiro pelo Trier Palastgarten, depois fomos para o centro e vimos o Trier Dom (catedral) e a famosa Porta Nigra. Depois do tour continuamos um pouco pela cidade com as nossas alemãs (eu fiquei com a Sophie e a Ida (a alemã da Viky). Nós passamos por várias lojas, Douglas, Trier Galerie, Zara etc. Depois teve um almoço com todos. Os nossos alemãs convidaram para comemos uma pizza. A pizza era GIGANTE. Depois fomos de ônibus para casa com a Ida e a Viky. Esperamos um pouco e fomos ao vôlei. Lá todos ficaram chocados que eu falava alemão bem. Fomos e voltamos de bicicleta elétrica! Depois tomamos banho, comemos e dormimos.

Valentina S.

Trier 1809 03.jpg
Trier 1809 01.jpg
Trier 1809 02.jpg

19/09 - A minha escola na Alemanha

Acordei as 7:00 e me arrumei rapidamente para ir para a escola, eu fui de carro por que é caminho para o trabalho do pai do Simon, meu irmão de intercâmbio . Cheguei e tive aula de matemática, biologia, inglês, e alemão. As mais faceis foram matemática e inglês, ja que é a materia que estou tendo na escola do Brasil, e a mais dificil francês porque eu não entendia nada do que a professora dizia e passei a aula inteira tentando fazer exercícios que eu não conseguia fazer de jeito nenhum. Depois da escola eu voltei para casa a pé e almocei, um pouco mais tarde fui para um golfe de futebol e foi bem legal. No final da tarde voltei para casa e agora estou esperando meu jantar ficar pronto, para comer tomar banho e dormir.
Marcos, (8C1)

Trier 1909 01.jpg
Trier 1909 03.jpg
Trier 1909 02.jpg

20/09 - Porta Nigra

Acordamos todos cedo pois tínhamos que ir para escola. Eu peguei um ônibus ás 6:50. A aula começa 7:55. Cheguei na escola e fiquei conversando com os meus amigos até a aula começar.
A primeira aula foi de inglês, onde tivemos o tema Nova Iorque como matéria. A segunda aula foi química onde falamos sobre a água com gás. Depois tivemos o recreio onde os brasileiros ficaram jogando futmesa adaptado. A aula depois do recreio foi francês, onde eu não entendi nada, e por último tivemos aula de alemão onde falamos sobre argumentação. Hoje saímos depois da quarta aula da escola porque fomos para o centro da cidade. Primeiro fomos com os nossos alemães e os professores
em direção a um restaurante chamado Bitburger. Os nossos alemães convidaram-nos para almoçar. Comi um Hambúrguer, estava muito bom. Depois saímos apressados em direção a Porta Nigra. Visitamos o monumento por dentro. Um ator vestido de soldado romano explicou toda a história da Porta Nigra. Depois do teatro peguei um ônibus com o meu amigo alemão para casa e fomos jogar futebol. No final d tarde voltamos para casa e para o jantar teve a famosa “Bratwurst”, o jantar estava delicioso. Por último tomei banho e fiquei vendo celular e fazendo carinho no gato da família até ficar com sono.
João Francisco A. (8R2)

Trier 2009 03.jpg
Trier 2009 05.jpg
Trier 2009 02.jpg

21/09 - Reichsburg

21/09/2023
Hoje eu consegui dormir um pouco mais porque não tivemos aula. Hoje foi dia de passeio com o grupo. Depois do café da manhã fomos às novas horas até estação e pegamos um trem para Cochem, uma cidade pitoresca numa região de vinícolas. Lá tivemos tempo para explorar a cidade. Então tivemos uma visita guiada ao castelo “Reichsburg” que foi bem divertida. Depois tivemos novamente livre. Após nos perdemos algumas vezes, finalmente nos encontramos com o grupo e por volta das 4 horas voltamos para Trier.
Daniel P. (8C1)

Trier 2109 01.jpg
Trier 2109 04.jpg
Trier 2109 02.jpg

22/09 - Haribo e Beethoven

Trier 2209 02.jpg
Trier 2209 03.jpg
Trier 2209 01.jpg

Hoje acordei às 6:30, me arrumei e terminei de fechar a minha mala. Desci e minha família me deram umas coisinhas muito fofas de despedida. Então, coloquei tudo no carro, me despedi do irmão e do pai, pois eles não conseguiriam me levar ao local de despedida. Chegando lá, todos nós nos despedimos, eu chorei e minha irmã alemã  chorou também. Entramos no ônibus e fomos em direção a Köln.

Antes de irmos para Köln, paramos em uma pequena cidade chamada Traben-Trabach e onde alguns colegas beberam um chocolate quente. Foi um passeio rápido. Logo depois, fomos para Bonn, onde paramos na fábrica da Haribo. Essa loja gigante vende todos os tipos de guloseimas fabricadas pela “Haribo”. Pouco depois fomos para o centro de Bonn para almoçar e dar uma passeada. Visitamos a casa de Beethoven e conhecemos um pouco da sua história. Finalmente, chegamos em Köln, entramos no albergue, deixamos as malas no quarto, fizemos as camas e fomos jantar. Logo depois, fomos para o quarto, arrumamos tudo, conversamos um pouco e, em seguida, fomos dormir.
Catarina H. (8C1)

23/09 - Köln

Hoje nós levantamos as 6:00h, nos arrumamos e descemos para tomar café da manhã. No café da manhã tinha vários pães e geleias.  Logo depois subimos para escovar os dentes e já fomos para a estação de trem. Pegamos um trem para o centro da cidade de Köln. A viagem durou uns 20 minutos e pouco depois já estávamos junto do Kölner Dom. Lá encontramos a Silvia, ela foi a nossa guia. Ficamos umas 2 horas fazendo um tour pela cidade e depois entramos dentro da catedral. Ficamos um tempinho lá dentro. Os vitrais da catedral são impressionantes. Depois subimos numa das duas torres da catedral. Tivemos que subir 500 degraus até lá em cima. A vista da torre é muito linda. Da torre é possível ter uma vista da cidade de Köln e também do rio Reno. Depois descemos e visitamos os sinos. Eles tocaram no mento da nossa visita. O som é impressionante. Logo depois tivemos um tempo livre. Andamos 3 horas de loja e loja. Eu comprei várias coisas e almocei. As 15.45 fomos com os professores até ao Ludwig  Museum. Lá vimos muitas obras lindas e algumas eram de Picasso. Tivemos uma guia no museu que explicava as obras. Depois participamos de um workshop onde tentamos recriar quatro pinturas de picasso. O Thema era cubismo. Tivemos que copiar 4 cabeças retratadas nos quadros de Picasso. Depois recortar as os desenhos em quatro partes e criar uma nova arte a partir desses pedaços. Colamos as partes recortadas numa folha e criamos uma nova arte. Depois voltamos para o albergue de metrô. Jantamos macarrão com carne “Gulasch”. Então subimos para os quartos e ficamos na conversa com os colegas.
Giovanna F. (8C1)

Trier 2309 01.jpg
Trier 2309 02.jpg
Trier 2309 04.jpg

24/09 - Marksburg, Köln e Bubble Fussball

Eu acordei com o despertador as 6:25 no quarto que divido com a Duda e a Joana. A gente se arrumou e foi comer o café da manhã. Eu comi um pão e um ovo cozido, já que não haviam muitas opções. Logo depois fomos para o ônibus para visitar Marksburg, um castelo perto da cidade de Koblenz. O castelo era bonitinho. Fizemos um tour guiado e foi bem interessante. Estava tudo muito bem preservado. A lojinha de lembrancinhas também estava muito fofa. Depois voltamos para o centro de Köln (Hohenstraße). Só tivemos uma hora de tempo livre, então resolvemos só comer em um lugar bom. Fomos em um restaurante italiano e eu pedi uma salada ceasar que estava muito boa. Daí nós andamos até o museu do chocolate e do esporte, e tivemos que escolher a qual ir (eu obviamente escolhi o de chocolate😉). Foi perfeito, era bem interativo e tinha várias amostras grátis. No final tinha uma loja da Lindt e eu comprei um
presente para os meus pais. Depois nós fomos para o futebol de bolha, que foi a coisa mais engraçada do mundo. A gente vestiu uma bolha inflável e jogamos futebol. Voltamos para o albergue e comemos o pior jantar até agora, mas de qualquer jeito o dia foi ótimo.
Viki B. (8R2)

Trier 2409 03.jpg
Trier 2409 01.jpg
Trier 2409 02.jpg

25/09 - Reichstag

Hoje acordamos cedo e tomamos café para pegarmos o ônibus para Berlim. No começo eram para ser apenas 7 horas de viagem, mas foi bem mais que isso. No meio do caminho paramos num parque natural para conhecermos alguns animais típicos que vivem nas florestes alemãs e almoçar mas o restaurante do parque não tinha comida para todo mundo então tivemos que continuar viagem e parar na “Autobahn”num posto com restaurante. No posto comemos Schnitzel com batata e compramos alguns doces. Passamos horas no ônibus, dormimos, comemos e jogamos cartas. Quando finalmente chegamos em Berlin já era de noite, nós fomos visitar o portão de Brandemburgo e fizemos um tour pelo parlamento. Quando chegamos no hotel, fomos comer um snack, achamos um lugar que vendia Qebab, Döner e Hamburger aberto, algumas pessoas voltaram antes para o hotel pois estavam cansadas.
Maria F. (8R1)

Trier 2509 01.jpg
Trier 2509 04.jpg
Trier 2509 05.jpg

26/09 - Um dia muito cultural

Hoje acordamos e tivemos o nosso primeiro dia em Berlim! Infelizmente, a professora Carina Diniz não foi capaz de nos acompanhar hoje, porque um aluno está doente. Saímos do albergue e fomos em um tour pela cidade com o nosso ônibus. Saímos para ver o memorial contando a história da alemanha e o tão famoso muro de Berlim. Vimos a Siegessäule e o parlamento, por exemplo. Depois, saímos do ônibus e fomos ao Checkpoint Charlie, vimos uma exposição de carros antigos (Trabant) que foi muito interessante. Foi o automóvel produzido na DDR. Fomos também a um museu da história da Alemanha, que continha fotos e registos de fuga usados para escapar da Alemanha ocidental. Fomos andando até a loja do chocolate Rittersport, que nós até provamos chocolate de graça da fonte. Depois nós entramos no ônibus e fomos ao shopping Alexa que tem 3 andares gigantes!! Após as compras, fomos ao KaDeWe, uma rua de compras com uma galeria, e fomos jantar na cantina de uma universidade. Foi um dia muito cultural e de aprendizado!!!
Joana G. (8R2)

Trier 2609 02.jpg
Trier 2609 01.jpg
Trier 2609 03.jpg

27/09 - Um dia bem animal

Hoje acordamos e tomamos café às 8:00. Às nove estávamos no ônibus para ir para o MountMitte (o arvorismo). Chegamos e o instrutor falou algumas coisas e certas pessoas não prestavam atenção. Nisso o professor falou com eles mas não adiantou (como sempre). Depois de ter colocado os itens de segurança seguimos para o arvorismo. Tinha três etapas, quanto mais alto, mais difícil. Foi bem legal, mas muito cansativo. Depois de bastante esforço sentamos por um tempo e alguns compraram uma água ou comida.

Saímos e fomos para o zoológico de Berlim comprar os ingressos (também serviam para o aquário). Fomos no aquário e depois tivemos tempo para comer e conhecer os animais. A maioria do grupo almoçou no mesmo restaurante, eu comi uma currywurst com batata frita e estava muito bom. Depois eu e Maria de Fátima resolvemos comprar uma raspadinha com gás que estava perfeita e como estava muito quente era apropriado para a ocasião. Depois de visitar pandas, rinocerontes, hipopótamos e etc. saímos e fomos para o “Technisches Museum”. O museu era gigante e tinha muita coisa de vários temas.Tinha coisa de costura,motores de barcos, aviões e barcos. Foi bem legal!

No final voltamos para o hotel deixamos as mochilas e fomos para a cantina da escola internacional de línguas (GLS). Tinha pouca variedade e nem todos gostaram. Lá comemos uma carne com gosto de salsichão, purê de batata e salada. Também tinha sobremesa. Quando todos terminaram, fomos embora. Na volta paramos em uma sorveteira muito boa e então so depois voltamos para o hotel.

Ana Beatriz F. (8R1)

Trier 2709 03.jpg
Trier 2709 01.jpg
Trier 2709 02.jpg

28/09 - Castelo Sanssouci

Hoje eu acordei às 06:30 e depois de me arrumar, desci para o café da manhã. Comi uma torrada com ovo mexido e queijo em cima e bebi um chocolate quente. Estava tudo muito bom. Depois do café, subi de novo, terminei de arrumar a minha mala e entrei no ônibus para começar a viagem até Dresden.
Enquanto estava no ônibus, conversei com minhas amigas e ouvi música. No meio da estrada vi ativistas do meio ambiente (pessoas que lutam para ajudar o clima da terra - contra aquecimento global, por exemplo, e que se colam no chão do asfalto para atrapalhar o trânsito. Achei muito interessante já que nunca havia visto isso antes, mas não entendi porque essas pessoas tinham que se colar no meio da estrada e atrapalhar o trânsito para ajudar o clima terrestre…
Quando era por volta de 09:40 cheguei no castelo Sanssouci (que se traduz no francês para sem preocupação), em Potsdam, que era o castelo de verão do rei Frederico o Grande (Rei da Prússia). Lá, recebi um tour guiado por áudio e pude ver as diversas salas e quartos do maravilhoso palácio. Além disso dei uma passeada pelo jardim (que continha não só flores mas também videiras). Foi muito lindo e interessante. Então, voltei para o ônibus e continuei a viagem.
Por volta de umas 15:30 cheguei em um parque natural que se chama “Sächsische Schweiz”. O lugar mesmo é conhecido pelo nome “Bastei”. Nesse parque tinha um restaurante, uma lanchonete e uma trilha que passa por onde era antigamente um castelo chamado Felsenburg. Primeiro almocei na lanchonete. Comi um Schnitzel no pão, que estava meio ruim e comi um Twix (estava bem gostoso). Em seguida fiz uma pequena caminhada até um mirante, apreciei a vista maravilhosa de pedras e árvores e tirei várias fotos. Aproximadamente umas 18:00, voltei para o ônibus, e sem mais paradas fui direto para o albergue em Dresden.
Nesse albergue há quartos de seis e de cinco pessoas, eu fiquei num de cinco (junto com a Viky, Joana, Valentina e Maria de Fátima). Achei o albergue bem legal, mas preferi o hotel que ficamos em Berlin, que era menor e o quarto era para menos pessoas. Depois de jantar (que estava uma delícia e que foi a melhor comida que eu já comi nesta viagem), tomei banho, joguei um jogo, conversei e fui dormir.
Achei o dia de hoje bem interessante porque visitamos vários lugares, mas também achei que passamos muito tempo no ônibus.
Maria Eduarda M. (8R2)

Trier 2809 01.jpg
Trier 2809 02.jpg
Trier 2809 03.jpg

29/09 - Gincana e Freizeit

Hoje nós acordamos as 8:00, tomamos café as 8:15 e depois nós fomos até o Neues Grünes Gewölbe a pé e fizemos uma gincana. Começamos dentro do museu e terminamos na rua. Depois a gente teve “Freizeit“ (tempo livre). Almoçamos e andamos pelo centro da cidade. As 15.00 fomos para a Ópera Semper (em alemão Sächsische Staatsoper Dresden) ou Semperoper). A casa de ópera era muito bonita. Uma guia falou sobre a história desta casa de ópera. Depois visitamos a VW Glasmanufaktur onde também tivemos um tour. Esta fábrica transparente é uma fábrica de automóveis e espaço de exposições da Volkswagen. Foi inaugurada em 2002 e a partir de 2017, produz a versão elétrica do Golf.
Na volta passamos por uma feira típica alemã com barracas que ofereciam comidas e doces alemães.
No final do dia a gente ia na pisicina só que não deu tempo. Além disso todos estavam cansados. Concordamos em mudar a nossa ida a piscina para o dia seguinte. No final do jantar no albergue fomos para os nossos quartos.
André C. (8C1)

Trier 2909 01.jpg
Trier 2909 02.jpg
Trier 2909 04.jpg

30/09 - Dresden

Hoje acordamos, tomamos o café da manhã e depois fomos caminhar até o centro de Dresden para fazer um tour de bicicleta (Conference Bike). Na bicicleta cabiam 7 pessoas e por isso era muito diferente das bicicletas que eu já vi. Foi muito divertido e muito louco, quase batemos em vários objetos que encontramos pela frente como por exemplo lixeiras, placas de trânsito ou vaso de flores das explanadas. Paramos na margem do rio Elbe onde estava acontecendo uma feira das pulgas (Flohmarkt).

Depois fomos visitar a Frauenkirche, uma igreja muito linda de Dresden. Alguns colegas subiram na torre da igreja. Hoje nós tivemos três horas de tempo livre, e ficamos pelo Herbtsmarkt (uma feirinha muito fofa que tinha uma roda gigante, muitas barraquinhas, e claro, muita comida gostosa).

Depois nós passamos no hostel e pegamos nossas roupas de banho porque combinamos no final da tarde ir á piscina. Mas antes disso visitamos um museu da higiene (Deutsches Hygiene Museum). que ficava no caminho para a piscina. Esse museu era muito legal, e tinha atividades interativas ligadas ao corpo humano e aos sentidos. Todo mundo se divertiu. Nós fomos do museu direto para a piscina, que tinha um mega escorrega. Ficamos mais de meia hora escorregando. No fim da noite jantamos no albergue. Hoje a comida estava boa. Depois voltamos para os quartos e fomos dormir.
Luana G. (8R1)

Trier 3009 01.jpg
Trier 3009 02.jpg
Trier 3009 03.jpg

01/10 - Nürnberg

Acordei 6:40 para arrumar minha mala e saí do quarto 7:20 para o tomar café da manhã. Saímos 8:30 para Munique.
Por volta das 14 horas paramos na cidade de Nürnberg. Primeiro visitamos o castelo (Kaiserburg) e a parte histórica da cidade. Tiramos foto na frente da casa do pintor Albrecht Dürer. Por fim tivemos tempo livre para almoçar e conhecer um pouco o centro da cidade. O dia estava quente e havia muitas pessoas passeando pelas ruas. Continuamos a nossa viagem as 15:45 e chegamos em Munique por volta das 18:30.

No albergue fiquei num quarto de 5 pessoas. Antes de arrumar o quarto fomos jantar. Até as 22 horas jogamos FIFA, sinuca e Ping Pong. Dormimos por volta da 00:30. Ficamos ao total 9 horas viajando contando com a parada. Enquanto estava no ônibus joguei cartas, ouvi música e dormi.
João Felipe M. (8C1)

Trier 0110 01.jpg
Trier 0110 02.jpg
Trier 0110 03.jpg

02/10 - München

Hoje acordei às 7h, tomei o café da manhã e depois fui para o ônibus. Primeiro visitamos o estádio do Bayern de Munique. O passeio foi muito bacana e comprei uma camiseta. Depois conhecemos o centro da cidade e alguns pontos  turísticos como o Marienplatz e vimos o “Glockenspiel“. Cada aluno falou sobre um ponto turístico. Essas apresentações foram preparadas com a ajuda dos professores durante as aulas de de alemão ou de GL. A minha apresentação foi sobre a Frauenkirche.Terminadas as apresentações tivemos tempo livre, no meu tempo livre comi com meus amigos no Hard Rock, o que foi muito bom.Depois fomos para o BMW Welt e vi muitos carros. No final da tarde fomos dar um passeio pelo Olympia Park e subimos na torre.  No topo da torre você tem uma bela vista da cidade.Depois voltamos para o albergue e jantamos. No final tivemos uma pequena reunião com os nossos professores sobre a viagem a Zugspitze, as regras e os horários. As 10 horas fomos dormir.Nicolas B. (8C2)

Trier 0310 01.jpg
Trier 0310 03.jpg
Trier 0310 02.jpg

03/10 - Currywurst na Zugspitze

Hoje foi o dia de um dos passeios mais esperados da viagem das turmas 8, o dia do passeio ao Zugspitze! O tempo continua maravilhoso, muito sol e temperaturas agradáveis.
Tomamos café da manhã as 7 horas e as 8 todos estavam no ônibus. O trajeto até Garmisch - Partenkichen onde fica a estação de teleférico para a Zugspitze demorou mais  ou menos uma hora e meia.
Garmisch-Partenkirchen é um município da Alemanha, localizado na região administrativa de Alta Baviera, estado de Baviera. Garmisch-Partenkirchen é uma estância de desportos de inverno e foi sede dos Jogos Olímpicos
Pegamos o teleférico, aonde conseguimos ver os alpes e muitas árvores. Eu achava que teria bastante neve, mas não tinha quase nada e isso me decepcionou um pouco.  Depois de irmos no lado austríaco do Zugspitze, descemos um pouco de teleférico até ao “Gletscher“ onde fica uma pista de trenó que estava nesse dia com neve. Foi muito divertido!
Hoje almoçamos cedo, eu comi uma Currywurst com batata frita, que estava bem gostoso. Depois do almoço descemos do Zugspitze com um trenzinho, e de lá fomos a um lago muito bonito chamado Eibsee. Depois pegamos o ônibus e subimos em um outro teleférico para uma montanha "bem alemã", com casinhas e fazendinhas, onde fizemos uma trilha até chegarmos em um rio com as águas azuis bem clarinha. Esse riacho passa entre as montanhas.
Nós chegamos no albergue as 20:00 horas, mas como o jantar ja tinha acabado, fomos em um típico restaurante alemão “Wirtshaus“ para jantar. Eu comi um Schnitzel, que estava uma delícia. Depois voltamos ao albergue e fomos para os nossos quartos, tomamos banho e fomos dormir! Na minha opnião, até agora hoje foi o melhor dia da viagem.

Trier 0210 03.jpg
Trier 0210 02.jpg
Trier 0210 01.jpg

04/10 - Zeppelin & Ritter Sport

Hoje foi dia de ir para Freiburg então acordamos cedo fechamos as malas e fomos para o café da manhã. Logo depois do café fomos para o ônibus, guardamos as malas, saímos do albergue e no ônibus a maioria dormiu até a parada porque estávamos cansados do dia anterior. Fizemos uma parada em Friedrichshafen am Bodensee onde visitamos o museu Zeppelin e aprendemos um pouco sobre a história e algumas curiosidades do Zeppelin que flutuava até 300 metros de altura com gás de hidrogênio. Vocês sabiam que o maior aeronave dirigível (Zeppelin) construída se chamava Hindenburg? Tinha 245 metros de cumprimento.

Depois ainda tivemos 2h e 30min livres para passear um pouco pela cidade e almoçar antes de seguir caminho para Freiburg. Voltamos para o ônibus e depois de aproximadamente 2h chegamos no albergue. Após de recebermos as chaves fomos deixar as malas no quarto antes de descer para o jantar. Por volta das 19h jantamos e tinha duas opções de comida: lasanha de espinafre ou macarrão com molho de legumes. Depois do jantar tivemos a entrega de prêmios do rali de Dresden, ganhamos uma pequena medalha e chocolate da “Ritter Sport“ e fomos para os quartos dormir.
Maria R. (8C2)

Trier 0410 01.jpg
Trier 0410 03.jpg

05/10 - Freiburg

Hoje acordamos às 7 da manhã e tomamos café. Depois fomos ao ônibus e fizemos um exercício do diário (gincana) onde nós visitamos partes importantes da cidade como a igreja Münster e a “Dame mit Kropf“. Depois tivemos tempo livre e eu comi num restaurante italiano macarrão a bolonhesa, porém não deu tempo de comprar nada. Após o tempo livre voltamos para o ônibus para ir até uma estação de bondinho “Schauinslandbahn“ que passava pela floresta negra. Fizemos uma caminhada até um mirante e depois seguimos até a mina de prata onde um guia mostrou e usou os equipamentos dos mineradores da época onde começou até hoje. Retornamos ao albergue e jantamos peixe com batata assada.
Joaquim Pedro M. (8C2)

Trier 0510 01.jpg
Trier 0510 03.jpg
Trier 0510 02.jpg

06/10 - Europa Park

Hoje eu acordei as 7:30 tomei um café um pouco maior do que o de costume por conta do Europa Park. 8:20 fomos no ônibus para o Europa-Park, não sei se demorou muito ou pouco porque eu dormi muito mas chegando lá o sono já tinha ido embora. Tivemos um que andar muito até chegar na entrada e ainda ainda demorou um pouco até receber o ingresso. Mas depois que recebemos o engrenado todo mundo foi correndo pro parque. Eu fiquei com o Joaquim Pedro, Marcos, João Felipe e Daniel e foi muito legal, eu pude ir pela primeira vez em uma montanha russa. Fui nas mais rápidas e mais altas, foi muito divertido. Por volta das 14 horas eu e os outros fizemos uma pausa para almoçar e depois do almoço fomos pra atrações mais leves. O que por sinal eu gostei e depois disso fomos pra última montanha russa que faltava. Depois dela ficamos sentados esperando o horário combinado para voltar para o ônibus. Ficamos uns 10 minutos sentados. Mas o ruim foi encontrar a saída. Eu e o João Felipe ficamos perdidos e acabamos nos atrasando uns 10 minutos mas tudo foi resolvido. De lá voltamos pro albergue, jantamos e dormimos.
Pedro M. (8C2)

Trier 0610 01.jpg
Trier 0610 02.jpg
Trier 0610 03.jpg

07/10 - Tübingen e o Parque Aquático Erdingen

Hoje acordamos e tomamos café às 7:00, para às 7:30 ja estar com as malas no ônibus. Às 8:00 saímos do albergue de Freiburg para seguir viagem para Tübingen.
Depois de uma 1 hora e 40 minutos, chegamos na famosa cidade universitária Tübingen. Lá tivemos duas horas (10:00-12:00) para fazer um "brunch", porque não iriamos conseguir almoçar. Depois fomos de ônibus para o parque aquático  “Thermen Erding“.  Ficamos quase duas horas lÉ considerado o maior parque aquático do mundo com 28 tobogâs diferentes. Quando chegamos, ficamos um pouco perdidos, mas depois encontramos a entrada. Cada um recebeu uma pulseira com a chave e o número do armário  para guardas as coisas e entramos. Colocamos nossas coisas nos armários e fomos para os tobogãs. ERAM INCRÍVEISSSSS!! Infelizmente ficamos pouco tempo lá. O nosso grupo estava marcado das 16 as 18 horas, tivemos que sair 17.30 😭 porque o jantar no albergue era das 18 as 19 horas. Quando chegamos no albergue de Landshut fomos para o albergue, comemos e arrumamos o quarto, fizemos a cama e logo chegou a hora de dormir.
Ana Beatriz F. e Valentina S. (8R1)

Trier 0610 04.jpg
Trier 0610 05.jpg
Trier 0610 06.jpg

08/10 - Schloss Herrenchiemsee

Hoje foi nosso primeiro dia em Landshut.
Acordamos cedo e fomos tomar café. Me surpreendi com esse albergue, pois achava que seria bem pior, por ser uma cidade pequena. Depois nos encontramos na saída para irmos ao ônibus. Mas o ônibus não conseguia sair da do parque de estacionamento porque tinha dois carros atrapalhando. Por isso atrasamos meia hora.
Com todos no ônibus, fizemos uma viagem de uma hora até chegar ao lago Chiemsee. Paramos na cidade de Prien e pegamos um barco. Primeiro visitamos a ilha Fraueninsel.
Era uma ilha muito pequena, com pouca coisa. Tinha algumas casas, um cemitério, um convento e uma igreja. Ficamos pouco tempo lá, e logo pegamos mais um barco em direção a uma outra ilha: Herreninsel.
Essa ilha já era um pouco maior. Almoçamos no Restaurante depois fomos fazer um tour no Schloss Herrenchiemsee. O palácio foi construído entre 1878 e 1886, durante o reinado de Luis II da Baviera, conhecido como Rei Louco. O palácio é uma imitação do Castelo de Versalhes e é muito bonito, com muito ouro em tudo e pinturas no teto. Foi um tour curto, e logo depois voltamos para o barco. Com mais uma viagem curta, chegamos no nosso local de partida, voltamos para o ônibus e depois para o albergue. Depois fomos jantar. O jantar estava bem ruim, mas faz parte. Depois voltamos para o quarto e fomos dormir.
Eduardo W. (8R2)

Trier 0810 01.jpg
Trier 0810 02.jpg
Trier 0810 03.jpg

09/10 - Schloss Neuschwanstein

Hoje foi o último dia da viagem. Acordamos e tomamos nosso café da manhã as 7:30. As 8 horas já estávamos no ônibus a caminho do famoso castelo Schloss Neuschwanstein, o castelo que é a inspiração do filme da Cinderela. O castelo fica na cidade de Füssen, a duas horas da cidade do nosso albergue, Landshut. Chegando lá, fizemos uma caminhada bem cansativa até uma ponte, onde conseguimos ver várias árvores, um riacho com cachoeiras e claro, o castelo. Depois dessa ponte fomos ao castelo Neuschwanstein, mas infelizmente não conseguimos entrar dentro pois tivemos um problema com os ingressos. Após descermos a trilha, fomos almoçar em um restaurante alemão. Como eu comi bastante comida alemã nos dias anteriores, escolhi um macarrão a bolonhesa, que estava muito bom. Depois do almoço fomos em uma loja de souvenirs e entramos no ônibus, para voltarmos à Landshut.
Quando chegamos na cidade tivemos tempo livre. No albergue o jantar foi schnitzel, estava gostoso. Depois subimos para os nossos quartos para arrumarmos as malas e fomos dormir!
Rafaela S. (8C2)

_Trier 0910 01.jpg
_Trier 0910 02.jpg
_Trier 0910 03.jpg

10/10 - A volta ao Brasil

Saímos 8 horas do albergue de Landshut, 50 minutos depois chegamos no aeroporto de Munique. Ficamos algumas horas e reencontramos nossos amigos, foi bem legal. O voo foi tranquilo, eu particularmente gostei bastante da comida. Vi filmes para não dormir. As 18:46 aterrizamos no Rio, pegamos nossas malas e fomos ver as nossas famílias. Foi muito legal ver as nossas famílias. Algumas das famílias estavam muito emocionadas, foi bem legal.