Diário de Viagem Grupo Schussenried 1

16/09

Chegamos às 13h12 no aeroporto de Munique. Quando os quatro grupos chegaram na Policia Federal Alemã todos passaram sem problemas. Quando todos estavam ao ar livre, ficamos muito felizes, pois era uma nova sensação.  Estava frio e chuvoso. Depois disso fomos para os ônibus que nos levaremos ao Instituto Humboldt, onde chegamos Quando chegamos logo fizemos o teste de COVID, todos testaram negativo. Depois do jantar ficamos sabendo em quais quartos estavamos hospedados.  quando chegou a noite fomos todos nos corredores ate cansarmos e ir para as camas onde ficamos em 3 pessoas. Antes ainda tivemos um tour pelo lugar para conhecer tudo.

- Lucas M.

WhatsApp Image 2022-09-17 at 10.02.07.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-17 at 10.02.07 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-09-17 at 10.02.09.jpeg

17/09

Tivemos que acordar às 7:30 para tomar café às 8. O café estava bom. Depois disso nós tivemos aula sobre o tema do nosso grupo( industria na Alemanha). 13 horas fomos almoçar e eu achei muito bom,  foi um macarrão típico da Alemanha (Spätzle) com um tipo “estrogonofe” de carne. De duas às seis da tarde tivemos tempo livre  e algumas atividades. Logo após tivemos o jantar, não achei gostoso quanto o primeiro mas, estava bom. Ás 19 tivemos tempo para fazer um projeto que vamos apresentar amanhã. As 20 horas tivemos atividades como( piscina, tênis de mesa e cinema). As 22 fomos dormir e esse foi o dia.

- Pedro M.

WhatsApp Image 2022-09-18 at 06.55.13 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-09-18 at 06.55.11.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-18 at 06.55.12.jpeg

18/09

Hoje nós pudemos acordar um pouco mais tarde pois era domingo e não tinha aula na parte da manhã e o café foi um brunch, nossa aula começou 12:15 e acabou as 13:00 e depois teve o almoço e depois mais aula ate as 18:00 , assim que deu 18:00 nós fomos jantar e depois do jantar nós tivemos mais aula ate as 20:00 mas nos recebemos a notícia de que iriamos ao parque de diversão e assim que desse o determinado horário algumas pessoas iriam poder voltar pra ver o jogo do flamengo x fluminense e assim que acabou o jogo fomos dormir.

- João Guilherme de M.

WhatsApp Image 2022-09-19 at 18.33.24.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-19 at 18.33.26.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-19 at 18.33.25.jpeg

19/09

Hoje foi muito legal infelizmente acordamos como sempre 7:30 da manhã tomamos café dai fomos direto para o festival “Magnusfest”, festa da cidade. Nós vimos o festival e também desfilamos pelo Instituto Humboldt e depois tivemos 1 hora livre na cidade onde em geral compramos comida. Quando voltamos ao instituto (12:50) fomos direto almoçar onde comemos hambúrguer. as 14:00 (o meu grupo Schuss 1) fomos visitar uma fabrica de cerveja e ver a produção da mesma, no final do tour bebemos uma coisa que podemos chamar de cerveja sem álcool (Cola Mix, que é Coca com limão ) e fomos fazer entrevistas com pessoas pela rua onde fizemos 5 perguntas sobre cerveja. quando voltamos ao instituto (16:18) fomos direto ter aula ate as 18:00 onde jantamos e ficamos livres ate 22:00 que é o horário em que todos vamos pra cama.

- Matheus B.

WhatsApp Image 2022-09-19 at 19.49.09.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-19 at 19.50.08.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-19 at 19.48.36.jpeg

20/09

Hoje nós acordamos 7:45 para o café da manhã depois voltamos pro quartos nos arrumamos e arrumamos as nossas mochilas para irmos para Stuttgart para irmos ao museu da Mercedes Benz e passear pela cidade. Fomos de ônibus, foram 2 horas até lá e depois que fizemos isso tudo voltamos para o internato, jantamos tivemos uma aula e depois fomos para piscina depois tomamos banho pra dormir e esse  foi nosso dia.

- João Henrique C.

WhatsApp Image 2022-09-20 at 17.44.32.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-20 at 17.45.46.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-20 at 17.45.48 (1).jpeg

21/09

Eu acordei junto com as pessoas do meu quarto às 07:30, trocamos de roupa, escovamos os dentes e fomos tomar café da manhã. Depois do café da manhã tivemos uma aula para continuar o projeto que era de avião. Depois tivemos aulas para fazer deveres relacionados ao projeto até o almoço, que estava gostoso. Depois do almoço todos foram se arrumar para irem pra Friedrichshafen, o meu grupo foi ver o museu Dornier do avião e depois teve um tempo livre na cidade de Friedrichshafen, onde só fui no mercadinho junto com alguns amigos e compramos alguns doces, aí voltamos para o instituto e jantamos. Depois do jantar tivemos 30 minutos de aula e depois tempo livre até a hora de ir para os quartos, aí as 23:00 eu, Lucas e Francisco fomos dormir.

- Victor A.

WhatsApp Image 2022-09-23 at 15.27.32.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-23 at 15.27.33 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-09-23 at 15.27.35 (1).jpeg

22/09

Acordei tarde nesse dia e perdi o café da manha. Acordei 8:50 e perdi o começo da aula. No tempo de aula trabalhamos em um projeto de aviões que iríamos apresentar mais tarde. Almoçamos e jogamos futebol até as 16:00. Dali até as 18:00 continuamos a trabalhar no nosso projeto, arrumamos os quartos e fizemos as malas. Jantamos e depois nos reunimos para começar as apresentações dos quatro grupos e teve uma festinha de despedida no internato já que era o nosso último dia lá.

- Davi M.

WhatsApp Image 2022-09-23 at 05.17.51.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-23 at 05.17.52.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-23 at 05.17.52 (1).jpeg

23/09

Hoje nós saímos do instituto Humboldt e fomos para Munique. Nós acordamos cedo e tomamos o café da manhã as 7:00. Nos despedimos de nossos amigos dos outros grupis. Iniciou a segunda fase da viagem. Quando chegamos em Munique, visitamos 12 pontos turísticos e nós mesmos os apresentamos. Em seguida tivemos tempo livre pra almoço e compras. Depois fomos para um museu, o Deutsches Museum, o museu foi divertido, porque podíamos mexer nas coisas. Quando saímos do museu fomos para o albergue. Lá jantamos e ficamos jogando tótó e ping pong na area de lazer.

- Clara F

WhatsApp Image 2022-09-23 at 15.59.17 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-09-23 at 15.59.13.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-23 at 15.59.14.jpeg

24/09

Hoje, no dia 24/09, acordamos cedo por volta das 6:30 da manhã para tomar café e irmos para a Allianz Arena às 8:00 (estádio do FC Bayern München) chegando lá às 9:00 e fomos com o guia para um tour pelo estádio. Vimos muitas coisas legais e pudemos entrar no campo, o que foi uma experiência única porque normalmente não podem entrar lá. Após o tour, fomos para o ônibus de novo e fomos para o Pizza Hut almoçar, pedimos várias pizzas e massas. Quando acabamos de comer, fomos andando até a BMW-Museum, onde vimos vários carros, motos e motores de modelos antigos e novos e suas evoluções. Depois fomos andando até a BMW-Welt que também tinha carros e motos, mas podíamos entrar neles o que também foi uma experiência incrível. Cerca de 45 minutos depois, fomos a pé para o Olympia Park, subimos na torre do parque olímpico e vimos a vista lá de cima, apesar de estar nublado, continuava sendo linda. Não ficamos muito tempo, e novamente pegamos o ônibus e fomos para uma piscina pública de Munich, onde tinha um tobogã que fomos todos os 24 juntos, depois fomos para a jacuzzi e ficamos todos lá conversando e rindo. Depois precisávamos ir embora então fomos tomar banho e trocar de roupa. Também secamos o cabelo e pagamos nossas coisas no armário. Quando todos estavam prontos, fomos para o lado de fora e alguns compraram doces e raspadinhas na lojinha. Andamos um pouco até encontrarmos o ônibus e viemos de volta para o albergue e fomos direto jantar na cafeteria. Após todos acabarem de comer, ficamos ali por mais um tempinho conversando e fomos para os nossos quartos dormir para o dia de amanhã que vai ser longo e cansativo, porém muito legal e inesquecível.

- Maitê C

WhatsApp Image 2022-09-24 at 18.38.07.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-24 at 18.38.09.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-24 at 18.38.10.jpeg

25/09

Hoje, todos nós tivemos que acordar antes das 7 horas para ir a Zugspitze. A gente ficou uma hora e meia no ônibus e por isso muitos dormiram (inclusive eu). Nós passamos em uma cidadezinha GARMISCH PARTENKIRCHEN antes de chegar na montanha. Foi um tipo de bondinho que nos levou lá para o topo em 15 minutos e quanto mais alto nós íamos mais neve víamos. Lá em cima ficamos jogando bola de neve um nos outros e depois descemos com a GLETSCHERBAHN para a geleira onde pegamos mini trenós para descer na neve. Eu não sei como ninguém se machucou, porque aquelas coisas pareciam ir a 100 km/h. Eu fiquei tanto tempo na neve que todo mundo foi embora e eu achei que eu tinha me perdido, mas eles estavam no restaurante. Nós almoçamos e fomos para um trenzinho ZAHNRADBAHN que nos levou lá pra baixo. Quando chegamos no ônibus, todos trocaram de roupa porque estava molhada, para ter condição de fazer uma caminhada até o cânion PARTNACHKLAMM. Antes da caminhada nós usamos um bondinho ECKBAUERBAHN pra chegar na trilha. Foi uma caminhada bem longa e bem no meio da floresta, mas em geral todo mundo gostou, a vista era muito bonita e isso era meio que um incentivo. Foi a primeira vez que eu fui em um cânion e as minhas expectativas estavam altas, não me decepcionei. Aquele lugar é maravilhoso, a água era transparente e tinha umas partes que ela era muito forte e outras que ela tava tão calma como um lago. Depois, seguimos para uma caminhada até o ônibus. O caminho estava mais favorável pra nós, pois não tinha muitas curvas e como tava todo mundo conversando, passou rápido. Infelizmente nós não podemos ir no trenó sobre trilhos SOMMERRODELBAHN porque ele não funciona na chuva. Voltamos pra o albergue na hora do jantar, que foi um jantar frio. O horário após o jantar era livre, portanto cada um fez o que quis até as 22:00, mas tínhamos que arrumar a mala porque amanhã vamos pra Freiburg.

- Bibiana S.

WhatsApp Image 2022-09-26 at 09.06.33.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-26 at 09.06.35 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-09-26 at 09.06.36.jpeg

26/09

Hoje nós tomamos café as 8:00 pois só saimos de Munique as 9:00. Nós fomos de Munique à Friburgo ao longo do trajeto nós fizemos duas paradas.A primeira parada foi em uma cidadezinha, chamada Meersburg. Na cidade tivemos duas horas para almoçar na cidade. A cidade ficava do lado oposto da Suíça no lago de constânza (Bodensee) e tinha um castelo. Já na segunda parada nós vimos a nascente do rio Donau ,maior rio da Europa, que passa por 10 cidades. Nós pudemos jogar moedas na fonte e fazer pedidos. Perto da fonte tinha uma igreja,e nós entramos nela para visitá-la. Logo nós voltamos para o ônibus para continuar o trajeto para Friburgo. Assim que chegamos arrumamos as malas e logo em seguida saimos para jantar. Nós andamos até o restaurante ,que servia comidas típicas alemães e massas. Depois do jantar nós voltamos para o hotel.E como já estava tarde, fomos dormir, sem fazer muito barulho devido a regra do silêncio.

- Manuela B

WhatsApp Image 2022-09-27 at 03.51.36 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-09-27 at 03.51.37 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-09-27 at 03.52.22 (1).jpeg

27/09

oje nós acordamos às 7:00, nos arrumamos e fomos direto para o café. Pegamos 8:30 o nosso ônibus e fomos do Hotel B&B para o Münster lá nós fizemos o Stadtspiel ( jogo da cidade ) no jogo teve 18 tarefas e ao longo do jogo passamos por Münster, Kornhaus, Schwabentor, Gewerbebach, Kaiser-Joseph-Straße, Bertoldsbrunnen, Rathaus, Zunfthaus der Marren e Haus zum Walfisch.
Tivemos tempo livre de uma hora e cinquenta, durante o tempo livre almoçamos e visitamos lojas. As 13:00 pegamos o ônibus e chegamos no bondinho para subir para mina, nós pegamos um capacete e entramos para explorar a mina e lá um mineiro nos explicou sobre uma parte da história e a evolução depois descemos pelo bondinho e fomos ao Kauftland onde tinha supermercado, loja de sapatos e roupas e farmácias. Ficamos lá até 18:00 e fomos direto para Dal Blu onde comemos massa. Voltamos para o Hotel B&B, tomamos banho e dormimos.

- Maria Beatriz S

WhatsApp Image 2022-09-27 at 18.40.32.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-27 at 18.44.13.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-27 at 18.43.36 (1).jpeg

28/09

Hoje nós fomos tomar café as 7h30 e saímos do albergue para o europa park as 8h30. Chegamos lá por volta das 9h e tivemos o dia livre para visitar mais de 80 atrações diferentes incluindo montanhas russas, brinquedos com e sem agua, carrosséis, brinquedos de realidade virtual, entre outros.
Também tivemos a oportunidade de almoçar no parque, escolhendo um entre os 6 restaurantes ou em 47 barraquinhas espalhadas ao redor do parque. Por volta das 18h15 saímos do parque, passamos no hotel e fomos jantar novamente no restaurante dal blu as 19h30. Depois disso retornamos para o albergue para dormir.

- Laura I

WhatsApp Image 2022-09-29 at 09.14.37.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-29 at 09.14.38 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-09-29 at 09.14.38.jpeg

29/09

Hoje fomos para Köln. Foram algumas horas de viagem, na primeira parada, fomos para Heidelberg. Tivemos tempo livre de 1 hora e 45 minutos. Comemos lá e alguns fizeram compras. Depois no ônibus todos cantaram parabéns para mim, tinha bolo e presentes. Também ganhei muitos abraços. Depois seguimos viagem para a loja da Haribo. Na loja da Haribo   tinham muitas opsões de  balas. Foi muito legal. Seguimos viagem até o albergue e jantamos, depois do jantar fomos para os quartos.

- Julia O

WhatsApp Image 2022-09-29 at 15.16.51.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-29 at 15.14.39.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-29 at 15.18.43.jpeg

30/10

Hoje tomamos café da manhã as 7:00 horas para as 7:45h irmos ao metrô. Pegamos o do número 18. Atrasamos um pouco então tivemos que correr para não perder o Metrô. Aqui em Köln, ainda temos que usar máscara em transportes públicos. Paramos em Bresslauer Platz e fomos até a catedral para encontrar com a nossa guia, Silvia. Primeiro ela nos explicou sobre a catedral, que foi construída em 1248 em estilo gótico. Ela nos falou que dentro tem um relicário dos três Reis magos e que o lugar não foi destruído na guerra pois era um ponto de referência aos aviões inimigos que jogavam bombas. A maioria dos vitrais também foram preservados por mulheres que tiraram eles das janelas. Depois seguimos o tour pela cidade com a Silvia. Ela nos mostrou várias outras coisas como a estátua de Willhelm ll e os 6 milhões de tijolos no chão representando os 6 milhões de judeus falecidos. Vimos também uma igreja do estilo românico, um relógio com um homem mostrando a língua, representando a falta de educação da câmara, e em um prédio a frente do relógio, tinha um homem abaixando as calças, representando a forma que a cidade via esse rei. Depois visitamos a estátua do  Tünnes e Schäl. Nos despedimos da Silvia e entramos na parte paga da catedral. Subimos e descemos 533 degraus em uma escada em espiral para ver a vista de cima da catedral. Também visitamos dentro da catedral e vimos o relicário. Em torno das 11:30h tivemos horário livre pela Hohe Staße. Tinha várias lojas e lugares para comer. As 14:15h nos encontramos perto da catedral para ir ao Ludwig Museum. Lá nós vimos alguns quadros do Picasso com uma guia e desenhamos três rostos em folhas de papel que ela nos deu. Depois fomos para uma sala e cortamos os três rostos em quatro pedaços cada. Juntamos todos os rostos em um papel inspirado no estilo do Pablo Picasso. Fomos embora por volta das 17h e tivemos tempo livre até as 18h. Nos encontramos de novo em frente a catedral e seguimos para o albergue. Também a volta foi de metrô. Chegamos as 18:30h para o jantar do Albergue e as 22:00h fomos dormir.

- Carolina P

WhatsApp Image 2022-09-30 at 18.45.22.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-30 at 18.45.31.jpeg
WhatsApp Image 2022-09-30 at 18.45.52.jpeg

01/10

Hoje tomamos café as 7:00, e saímos do albergue as 8:00 de ônibus. Nós chegamos na cidade Braubach. Fomos conhecer um castelo da idade média, mais ou menos de 800 anos atrás . Nós visitamos diversos cômodos, como a cozinha, onde aprendemos várias técnicas usadas na época, e também o jardim, os quartos, a sala de jantar, a sala de tortura e outros. Particularmente engraçado é o banheiro. Depois todos lancharam um pouquinho na lanchonete do museu. As 11:30 partimos para Koln de novo. Então chegamos no museu de chocolate, e nosso grupo foi dividido em dois, uma parte foi pro museu de chocolate, e a outra pro museu de esporte. Eu escolhi o museu de chocolate. Nós vimos a história e o processo da produção do chocolate. E no final, podíamos provar o chocolate que estava sendo feito. No final do museu, tinha uma fonte de chocolate líquido, onde uma mulher molhava um biscoito no chocolate e dava para as pessoas. Era pra ser só 2 no máximo pra cada pessoa, mas eu e meus amigos nos disfarçávamos para a moça não nos reconhecer e dar mais biscoitos. Depois, quando os 2 grupos se reencontraram aunda tivemos a oportunidade de comprar chocolate na loja. Nós partimos para a mesma área de compras que fomos ontem. Tínhamos de 15:00 a 17:00 tempo livre. Tinha diversas lojas e restaurantes. Mas estava lotado de gente, então eu e minhas amigas tivemos cuidado pra não se perder. Depois seguimos para o Futebol de bolha, era muito divertido, mas cansava muito. Me fez sentir calor pela primeira vez na Alemanha. Quando acabou, tivemos que ir bem rápido pro albergue para jantar. Então todos fizeram as malas e fomos dormir.

- Francisca G

WhatsApp Image 2022-10-02 at 03.59.30.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-02 at 03.59.37.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-02 at 03.59.33.jpeg

02/10

Hoje acordamos cedo para o café que era às 06:30 e partimos para Berlim as 7:40.
No ônibus, quase todos aproveitaram para dormir. 12:00 demos um parada para comer no Mc Donalds.
Antes de chegar em Berlim paramos no Phaeno Museum que fica na cidade de Wolfsburg. No Museu vimos várias atrações interativas muito interessantes.
Depois seguimos para o Schloss San Souci que fica na pequena cidade de Potsdam, que  é uma cidade no leste da Alemanha, capital de Brandemburgo.
O castelo era todo em estilo rococó. Todas as paredes eram completamente cobertas por quadros. Não era grande, pois era apenas um castelo de verão. Lá não havia guia, e sim um áudio guide.
Saímos de lá as 18:00 e chegamos às 19:00 no albergue. As opções de jantar eram porco, batata e bolo de carne com molho branco. Após a refeição, fomos para os nossos quartos e dormimos.

- Luisa P

WhatsApp Image 2022-10-02 at 18.40.44 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-10-02 at 18.40.46.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-02 at 18.40.48.jpeg

03/10

Os alunos tomaram café por volta das 07:45. Bom dia! Hoje é um dia especial, não apenas por ser o primeiro dia do grupo 1 visitando a capital alemã: Berlim, mas também por ser três de outubro que é o dia da reunificação da Alemanha, no entanto nossa programação não diz muito sobre esse acontecimento histórico. Nós nos reunimos no ônibus as 08:45 para partir do albergue e começarmos oque seria um longo dia. Nossa primeira parada foi no arvorismo “Mountmitte ” ao ar livre, a atração era composta por três andares com diversas atividades, o nível de dificuldade variava de andar para andar, o quanto mais alto mais difícil ficava. Algumas pessoas foram desistindo logo no segundo andar, outros seguiram firmes até completar as atividades do terceiro nível. Após o arvorismo nos reunimos novamente no ônibus as 11:40. Meio dia nós chegamos ao museu “Futurium”. O museu conta sobre ideias futuristas e diversos possíveis futuros, passamos uma hora no museu e seguimos de ônibus para o jardim zoológico de Berlim, assim que chegamos entramos em um prédio que seria o aquário do local, além de vários peixes e águas vivas (inclusive um aquário enorme para peixes amazônicos) também vimos alguns répteis como serpentes, lagartos e até um crocodilo. Em seguida tivemos quase duas horas de tempo livre para explorar o zoológico e almoçar. As 16:00 nos reunimos no ônibus e partimos para a próxima parada: o parlamento. No caminho passamos por uma igreja que foi destruída na segunda guerra e não foi restaurada para lembrar o horror que é uma guerra. No parlamento, por um erro no sistema podemos  apenas ver a cúpula, assim que chegamos a cúpula recebemos nossos audio guides e começamos a subir uma rampa de 230 metros. Enquanto subíamos a rampa o áudio guide nos contava sobre diversos pontos turísticos visíveis da cúpula de vidro. Após o parlamento passeamos brevemente por Berlin, fomos ao Brandenburger Tor, passamos por um memorial para as tentativas falhas de passar da Alemanha oriental para a ocidental e por fim visitamos outro memorial, um imenso “labirinto” com várias pedras enfileiradas de tamanhos diferentes construído para os Judeus mortos na segunda guerra. Chegamos no albergue por volta das 19:00 e fomos jantar as 19:30.

- Ana S

WhatsApp Image 2022-10-03 at 19.34.32 (7).jpeg
WhatsApp Image 2022-10-03 at 19.34.32.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-03 at 19.34.21.jpeg

04/10

Hoje acordamos antes das 7:30, que era o horário do café da manhã. 8:30 partimos para o tour da cidade, e a Frau Barboza falou vários fatos sobre a história de Berlim e sobre a segunda guerra mundial.
O tour durou a manhã inteira, e fizemos várias paradas pela cidade. Primeiramente fomos na east-side-gallery, que é a maior parte do muro que restou. Lá vimos as 106 pinturas de 118 diferentes artistas de 21 países. Nas pinturas, é expressado o que a queda do muro simboliza para eles. Depois, passamos pela St. Nikolai-Kirche, a igreja mais antiga de Berlim, construída em 1220. Outra igreja que passamos foi a Berliner Dom. Um ponto turístico importantíssimo que também vimos foi a Rotes Rathaus, que foi o parlamento alemão do lado oriental. Ela é vermelha por ser a cor do comunismo.
Fizemos um mini tour por um cemitério, e é possível reparar a diferença dos cemitérios alemães e brasileiros. Além disso, subimos em uma torre que era possível ver a idéia inicial do muro, onde depois ainda melhoraram a defesa. Voltamos para o ônibus e passamos por vários outros lugares, como a residência do presidente, o Potsdamerplatz, a coöuna da vitória, a casa das culturas do mundo. Fomos ao check-point-charlie, que é um museu onde pudemos ver fugas bem-sucedidas, e ter alguma noção do sofrimento que foi a guerra.

Durante a tarde, tivemos bastante tempo livre. Fomos em um shopping chamado Alexa. Passamos duas horas lá fazendo compras e almoçando.
Em seguida fomos ao KaDeWe, que também é como um shopping. Lá, há variadas marcas. Podíamos andar pela rua ir em lojas externas. Tivemos a mesma quantidade de tempo livre, duas horas. Depois, voltamos para o albergue, jantamos e arrumamos nossas coisas para sair cedo de Berlim no dia seguinte.

- Joana F

WhatsApp Image 2022-10-04 at 17.35.59.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-04 at 17.36.00 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-10-04 at 17.35.59 (1).jpeg

05/10

Acordamos ás 7:00, tomamos um café da manhã delicioso, tendo até panquecas e todos estavam  no ônibus ás 8:00, nós então fomos até a Sächsische Schweiz na Bastei perto de Dresden, nosso local final, super lindo. Andamos em montanhas com vistas incríveis e todos almoçaram lá, a maioria salsicha com batata frita e coca-cola. Então partimos para um Castelo intacto com água em volta MORITZBURG, com patos nela, as meninas andaram e os meninos jogaram bola. Depois de 1 hora, nós fomos a uma fábrica da VOLKSWAGEN, com um guia falando como funcionava a montagem do carro ID3 totalmente elétrico e por último, nós chegamos no alguerge cityherberge, guardamos as nossas coisas no quarto, jantamos uma massa com molho de tomate e salsicha e dormimos ás 22:00, ansiosos para o dia seguinte.

- Francisco P

WhatsApp Image 2022-10-07 at 13.48.48.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-07 at 13.48.46.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-07 at 13.48.49.jpeg

06/10

Hoje acordamos um pouco mais tarde por volta das 8:00 e tomamos café. Logo depois por volta das 9:00 saímos a pé em direção ao museu Neues Grünes Gewölbe, um famoso e lindo museu de joias, onde nós começaríamos nossa gincana de Dresden. Lá podemos ver várias joias lindas e um destaque ao maior diamante verde do mundo com mais de 40 quilates. Logo depois as 10:30, nos alunos andamos pela cidade em busca de respostas. Essa gincana foi muito boa não só pelos alunos poderem trabalhar em equipe, mas também para eles descobrirem sozinhos muitas informações e pontos pela cidade. O campeão da gincana com um tempo recorde foi o amarelo e isso deixou o grupo todo feliz . Depois do encerramento da gincana por volta de 12:30, os alunos tiveram tempo livre pela cidade onde eles puderam almoçar em vários lugares excelentes, mas também fazer compras, pois só tinham que se reunir as 3:45.Quando deu o horário todos se encontraram na Semper Oper, uma das óperas mais famosos do mundo com uma linda arquitetura, onde nós tivemos um tour guiado de 45 minutos. Depois desse tour nosso grupo foi todo junto de volta ao albergue onde nós tivemos uma hora para jantar e nós arrumarmos, pois iríamos na piscina. Por volta de 6:45, o grupo saiu do albergue e foi para a piscina e em geral todo o grupo se divertiu muito, lá nós ficamos por duas horas e as 21:15 saímos de volta para o albergue onde nós chegamos e fomos para os nossos quartos dormir. Esse dia foi muito divertido, pois pudemos trabalhar em grupos na gincana, mas também tivemos bastante tempo livre onde nós pudemos fazer compras e nos divertir também.

- Bernardo R

WhatsApp Image 2022-10-07 at 13.54.11.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-07 at 13.54.12.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-07 at 13.54.10.jpeg

07/10

Começamos o dia indo andar num tipo de bicicleta CONFERENCE BIKE onde cabem 7 pessoas,foi uma atividade bem divertida e cansativa.Logo depois  fomos na FRAUENKIRCHE, igreja que só foi reconstruida apos a reunificação da Alemanha. Depois tivemos quase 4 horas de tempo livre na cidade,todo mundo conseguiu fazer compras,conhecer a cidade e comer bem.Entao fomos direto para o museu de higiene(que é corpo humano)onde tivemos algumas experiências interativas bem interessantes,como o aparelho que media a força da sua perna,ou o aparelho onde voce tinha que esvaziar sua mente,enfim,foi uma experiência bem legal e divertida.Depois jantamos Bratwurst no albergue e arrumamos nossa mala,pois de manhã partiríamos para München.Esse foi o dia 7/9 da nossa viagem da Alemanha.

- Rafael R

WhatsApp Image 2022-10-08 at 12.31.57.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-08 at 12.31.58.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-08 at 12.31.53.jpeg

08/10

Hoje foi nosso penúltimo dia dessa viajem inesquecível. Acordamos antes das 7:00 horas para o café da manhã que acabou as 7:30 para termos mais tempo de arrumar o quarto e o restante das coisas porque os professores precisavam pegar as chaves e liberar os alunos para irem para o ônibus que nos levou até Nürnberg, a viajem foi longa e durou cerca de 4 horas, porem ao chegar na cidade tivemos tempo livre e pudemos conhecer a cidade melhor. Vimos a KAISERBURG, a casa de ALBRECHT DÜRER, a praça com sua igreja e prefeitura MARKTPLATZ e as ruas com as casas enchaimel. Voltamos para o ônibus as 15:30 para seguirmos rumo a Munique, mais 2 horas de viajem. Em Munique nos hospedamos em um hotel perto do aeroporto para facilitar a volta para o Rio de Janeiro. As 19 horas jantamos em um restaurante grego onde a comida estava deliciosa e voltamos para o hotel, para dormirmos que amanhã iremos voltar para o Rio de Janeiro depois dessa viajem incrível e inesquecível que iremos lembrar para sempre.

- João Pedro S

WhatsApp Image 2022-10-08 at 18.00.37.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-08 at 18.00.39.jpeg
WhatsApp Image 2022-10-08 at 18.00.34.jpeg

09/10

Hoje deixamos a Alemanha e retornamos ao Brasil. Passou muito rápido.
Acordamos 7:30 para o café no hotel NinetyNine Munich Airport. Saímos 8:30 em direção ao aeroporto, no caminho, com músicas alemães de feliz aniversário, nos despedimos do Harald nosso motorista que faria aniversário no dia seguinte. Chegando no Aeroporto nos encontramos com os demais grupos, Schussenried 2, 3 e 4 e com os três grupos de Lindenberg.
Com antecedência, iniciamos o processo de check-in.
As 12:15 entramos no avião onde ficamos pelas próximas 11 horas.
No vôo conversamos, confraternizamos, nos despedimos e fizemos uma folha com a assinatura de todos os integrantes dos grupos Schussenried presentes no avião (incluindo professores), o que causou certa dor de cabeça para a tripulação e outros passageiros. As 18:50 chegamos no Rio, aqui, exaustos, fomos recebidos com alegria por nossas famílias.
Sentiremos, sem dúvidas, saudades dessa viagem inesquecível!
Então, Já ansiosos pela próxima oportunidade na turma 10, nos despedimos da Alemanha.