Diário de Viagem Grupo Bad Kissingen & Schweinfurt

WhatsApp Image 2018-09-21 at 10.14.13.jp

20/09 - Dia da Viagem

Hoje, chegamos no aeroporto de Frankfurt, porém todos estavam muito cansados da viagem. Pegamos nossas malas e todos os grupos se separaram. Até onde eu reparei, ninguém chorou mas ficamos muito tristes. Entramos no ônibus e fomos para Bad Kissingen e Schweinfurt. Lá encontramos nossos alemães e fomos para suas casas. Quando eu cheguei dei para eles os presentes e fomos dormir. (Pedro Paulo M.)

21/09 - Xadrez gigante

Hoje nós fomos para aula com os alemães e lá fomos muito bem recebidos pelo diretor. Depois de conhecermos a escola tivemos 4 aulas e depois da escola saímos sozinhos com os alemães para comer pizza e no final fomos jogar xadrez gigante. (Pietra S.)

Os alunos foram recebidos calorosamente pelas famílias alemães e ficaram felizes com seus irmãos hospedeiros. Visitamos as escolas e todos estavam bem. O Grupo de Schweinfurt participou de um Wandertag (dia de trilhas). E o grupo de Bad Kissingen vivenciou uma dinâmica de integração com os alunos da escola. (Andrea e Ivan – Professores Acompanhantes)

WhatsApp Image 2018-09-21 at 13.15.42.jp

22/09 - Um tour pelo Würzburg

Hoje de manhã, minha família alemã me levou para fazer compras em uma loja de chocolate. Lá nós experimentamos vários doces! Era tudo muito bom! Depois, viajamos para Würzburg, visitamos a Residenz, fizemos compras e um tour pela cidade. (Lívia R.)

livia 3.jpeg
livia 2.jpeg

23/09 - Mensch ärgere Dich nicht

Hoje foi um dia muito legal, simples, mas divertido. Eu acordei cedo (por volta das 10) e tomei café da manhã com a minha família alemã. Logo depois, comecei a escrever o diário da viagem, mas minha alemã (Thereza) venho me avisar que em uma hora nós iríamos para casa da Alemã do Bernardo (Johanna). Mal sabíamos nós, que aquele aviso ia se tornar uma longa e demorada conversa. Nós começamos a falar sobre o que ela tinha que estudar: culturas e o clima dos nossos países de origem, falamos sobre nossos desenhos, entre outras coisas. Além de tudo, ela até me ajudou a escrever no meu diário de viagem!

Chegamos um pouco atrasadas na casa de Johanna, mas nos divertimos muito lá jogando um jogo típico alemão chamado “Mensch ärgere dich nicht“ depois, fomos passear (com a cadela da Johanna, a Romy) na floresta atrás da casa dela. A noite nós fomos jantar em um restaurante, com a minha família e a família alemã da Pietra, Ana Carolina e Bernardo. Foi muito bom! A comida era deliciosa e o lugar aconchegante. Por fim, voltamos para casa e fomos dormir. (Valentina de O.)

As escolas recepcionaram muito bem os alunos da Escola Alemã Corcovado e os professores acompanhantes.  Observamos que o quadro dos horários digital e os murais, estavam especialmente ornamentados com imagens do Brasil e do Rio de Janeiro. Já os alunos brasileiros e alemães que estão a cada dia mais integrados, participaram de uma atividade e apresentaram suas expectativas em relação ao intercâmbio.

(Andrea e Ivan – professores acompanhantes)

escola brasil.jpg
escola brasil 2.jpg
andrea e ivan.jpg

24/09 - Recepção pelo prefeito de Schweinfurt

Hoje eu segui a mesma rotina dos outros dias, acordei, tomei café da manhã e fui para a escola. Depois, todos fomos recepcionados pelo prefeito de Schweinfurt, Sebastian Remelé, que queria muito nos conhecer e dar as boas-vindas. Ele fez um discurso, nos ofereceram um lanche típico alemão e ganhamos algumas lembranças da cidade. Na volta, fui para a casa de um amigo, voltei para a minha Gastfamilie jantamos e fui dormir. (Guilhermo D.)

prefeitura 1 (2).JPG

25/09 - Visita a Faber Castell e ao Castelo de Nürnberg

Acordo cedo. Cansada, como sempre, procuro meu celular para me distrair. Fico espantada ao olhar para o relógio, são 7:00 horas! Me arrumo, engulo o café da manhã e corro afoita para o ponto de encontro perto da escola. Hoje foi um dia um tanto quanto peculiar, não tivemos aula. Todos nós, brasileiros e alemães, entramos em um ônibus rumo a Nürnberg.

Uma cidade simpática, devo confessar. Lá visitamos a fábrica da Faber Castell. Nunca imaginei como os lápis eram feitos, agora posso até fazer um. Em seguida tivemos uma hora livre. Uma hora livre de tudo. Uma hora para nos aventurarmos nessa cidadezinha. Almocei com minhas amigas, Mariana e Rachel, comida típica alemã e em seguida passeamos pelas ruas floridas de Nürnberg.

Depois de tanto ver e aprender, voltamos para “casa”. Paramos primeiro em Schweinfurt, onde desceram alguns de meus amigos. A segunda e última parada foi a minha, Bad Kissingen, onde voltei com Lara, a minha alemã, para casa. Um dia um tanto quanto cansativo, mas muito divertido.

GABI 1.jpg
GABI 3.jpg

26/09 - Jantar e Homenagens

Hoje acordei às 5:30 e fui de ônibus com a minha alemã para a escola, lá encontrei os meus amigos brasileiros e alemães. Depois das aulas, fomos a uma pista de patinação, foi muito legal! À noite, tivemos um jantar repleto de homenagens e despedidas para os dois grupos Bad Kissingen e Schweinfurt. Vimos um vídeo com os melhores momentos da semana e para fechar com chave de ouro a Gabriela Zimmer cantou uma música brasileira. Todos receberam flores e tiraram fotos com sua Gastfamilie, foi emocionante! Mais tarde arrumei a minha mala e dormi. (Isabela S.)

26 1.jpg
26 3.jpg
26 2.jpg

27/09 - Despedida

Hoje foi o dia da despedida dos alemães que nos hospedaram com tanto carinho. Várias pessoas choraram, sabendo que seria a última vez em 10 meses que nos veríamos. Entramos no ônibus e fomos direto para Rothenburg, uma cidade medieval. Visitamos museus, caminhamos pelas ruas repletas de histórias e por fim, subimos uma torre onde tivemos a vista da cidade. Depois da caminhada fomos para o ônibus que nos levou para Munique. No caminho podemos ver incríveis florestas e campos. Chegando no hotel, tivemos primeiras impressões boas com quartos bem arrumados e ambientes relaxantes. (João Cândido)

27 1.jpg
27 2.jpg
27 3.jpg

28/09 - Primeiro dia em München

Hoje foi nosso primeiro dia inteiro em München, a gente acordou cedo e foi para o ALLIANZ ARENA, foi muito lindo!  Fizemos um tour com uma guia bem animada e depois partimos para o museu da BMW WELT, onde meus amigos e eu vimos vários carros incríveis! Era logo ao lado do Olympia Parque, onde aproveitamos a linda vista, e por fim, ainda fomos para a Westbad. (a tão esperada piscina!) Chegamos todos cansados, cantamos e conversamos um pouco e fomos dormir. Estou animada para Zugspitze amanhã! (Rachel H.)

28 de set 3.jpg
28 de set.jpg
28 de set 2.jpg

29/09 - Um pouco de tudo

Hoje o dia foi cheio de atividades. Acordamos um pouco mais tarde e saímos do hotel a caminho Zugspitze. Chegando lá, pegamos o bondinho e vimos uma linda vista do alto das montanhas. Tinha um pouco de neve, mas não como eu esperava! Tudo bem, felizmente conseguimos nos divertir no esquibunda. O ponto mais difícil, mas ao mesmo tempo mais lindo do dia, foi a trilha para o Partnachklamm. Parecia que estávamos em um filme, de tão maravilhoso! Mas preciso confessar: a caminhada foi longa! Para terminar o dia fomos para um Sommerrodelbahn, lugar com diversão garantida! Cada um podia andar de carrinho 3 vezes e quando acabamos tomamos picolé e voltamos para o Hotel. (Mariana C.)

29 de set 2.jpg
29 de set 3.jpg
29 de set.jpg

30/09 - Um belíssimo nascer do sol

Hoje, o meu dia começou cedo, às 7 da manhã já acordei agitado, pensei que estava atrasado e acordei meu companheiro de quarto. Em seguida, ele me lembrou que a gente só tinha que tomar café da manhã às 8 e voltou a dormir. Já eu, não consegui continuar meu sono. Tudo bem! Para cada coisa ruim na vida, há algo de bom! Tive a oportunidade de ver um belíssimo nascer do sol. Quando chegou a hora, meus amigos e eu fomos tomar café da manhã. Seguimos de ônibus até a Friedericshafen onde paramos para almoçar com meus amigos. Depois de algum tempo de viagem chegamos a famosa cidade de Freiburg! No Albergue jantamos, conversamos bastante e depois fomos dormir. (Bernardo V.)

30 1.png
30 3.png
30 2.png

01/10 - Chegou o dia! Europa Park!

Levanto cedo. Acordo as minhas companheiras de quarto, Pietra, Mariana e Ana Carolina, e nos lembramos de um pequeno detalhe. Hoje é o dia do Europa Park! Não acreditava, passou muito rápido. Todos entramos no ônibus com rumo à diversão! A viagem não foi demorada. Chegamos e entramos no tão desejado lugar. Eram apenas 10:30 no relógio. Corremos pelo parque inteiro. Uma curiosidade: o parque é divido em países da Europa. Comemos um sorvete na Itália. Fomos ao espaço na Rússia e Poseidon jogou sua ira em nós na Grécia, os Vikings nos assustaram com as montanhas russas islandesas, já a França nos proporcionou um almoço maravilhoso. Sem mencionar todos os outros países, nem precisa...é muita coisa. Tenho de falar de uma montanha russa específica: Silver Star. Era muita rápida, foi feita pela Mercedes-Benz. Esse foi o nosso dia. Depois de tanto brincar voltamos para o hotel no horário marcado, lá jantamos e fomos dormir.

(Gabriela Z.)

1 de out 2.jpg
1 de out.jpg
1 de out 3.jpg

02/10 - Freiburg!

Ao acordar, desci para tomar o café da manhã com os meus amigos, peguei minha mochila no quarto e desci para ir ao centro de Freiburg. Chegando lá fizemos um tour pela cidade, respondendo algumas questões no Diário. No nosso tempo livre almoçamos e depois? Compras!!! Ainda em Freiburg, conhecemos uma mina de prata e andamos de bondinho, de lá pudemos ver a famosa Floresta Negra, foi impressionante! Fizemos uma trilha e chegamos a uma grande torre que dava vista para toda a cidade. Enfim, o dia foi bem cansativo mas deixou boas lembranças. ( Ana Helena G.)

2 de out 3.jpg
2 de out 4.jpg
2 de out 2.jpg

03/10 - Heidelberg

Hoje acordamos cedo, pois viajariámos de Freiburg para Köln. Como era um caminho muito longo, nós fizemos uma parada em uma cidade super charmosa chamada Heidelberg. Era feriado na Alemanha, e grande parte do comércio estava fechado. Foi uma oportunidade de descobrir a parte cultural da cidade sem pensar em compras. Alguns foram conhecer o castelo, outros foram para a área central e outros para a ponte que corta a cidade. Nós também nos organizamos e fizemos um quiz com as pessoas nas ruas. O tema era o Brasil claro! Mas apenas uma pessoa acertou todas as respostas.
Ao final, seguimos de ônibus para Köln. (Lívia)

WhatsApp Image 2018-10-05 at 04.29.07 (1
WhatsApp Image 2018-10-05 at 04.29.08.jp
WhatsApp Image 2018-10-05 at 04.29.07.jp

04/10 - Um dia de museu

Após o café da manhã, fomos à ferroviária, onde pegamos um trem para irmos ao Dom, já que hoje era o dia de folga do motorista do nosso ônibus. Nós ficamos esperando a guia turística, chamada Silvia, bem na entrada da cidade. Durante o tour passamos em frente ao Dom, ao Museu Romano-Germânico, ao Museu Ludwig (Museu de Arte Moderna), a uma ponte cheia de cadeados e em frente a alguns outros pontos importantes/ históricos, sempre ouvindo sua história.
Antes de sermos liberados para o tempo livre, entramos dentro da Catedral. O local era muito grande e interessante com muitos órgãos.
Passei meu tempo com a Pietra, andando pela Hohe Straße e entrando em lojas, nas quais fizemos algumas compras.
Depois do tempo livre, fomos ao Museu Ludwig para primeiro fazermos um tour por algumas obras de Picasso e em seguida um workshop. No decorrer do tour tivemos que desenhar rostos das obras, pois no workshop nós tivemos que pintá-las, recortá-las e no final colá-las numa folha colorida no intuito de criar uma obra no estilo cubismo.
No final da tarde, caminhamos para o Museu do Chocolate. Lá visitamos a loja (é óbvio) e experimentamos sabores de Lindt, que tem uma parceria com o museu. Após a exposição, encontramos com a Laura, uma ex-aluna da escola e amiga minha, que jantou conosco no albergue.

WhatsApp Image 2018-10-05 at 04.36.31.jp
WhatsApp Image 2018-10-05 at 04.37.23.jp
WhatsApp Image 2018-10-05 at 04.36.57.jp

05/10 - De tudo um pouco

De tudo um pouco!

Hoje conhecemos o castelo maravilhoso de Marksburg. Ele  é um dos poucos castelos inteiros e muito bem conservado. Lá vimos diversas coisas interessantes, mas me chamou atenção as armaduras e a evolução dos materiais utilizados para construí-las. Fiquei impressionado como algumas eram pesadas! Imaginem como os soldados eram fortes! O nosso dia também foi bem doce! Conhecemos a loja da fábrica da Haribo e muitos compraram as famosas balas dos ursinhos. Por fim, fomos jogar o bubble fussball. Foi muito divertido!

(Pedro H.)

WhatsApp Image 2018-10-08 at 07.09.32 (1
WhatsApp Image 2018-10-08 at 07.09.32.jp
WhatsApp Image 2018-10-08 at 07.09.34.jp

06/10 - Hoje foi dia de Viagem!

Hoje foi dia de viagem!

O grupo vermelho fez uma viagem um pouco longa mas muito esperada : fomos para a grande potência cultural Berlim! No caminho, fizemos uma parada no museu Phaeno onde vimos diversos fenômenos e experimentos envolvendo a Física em situações simples do nosso dia a dia. O ônibus hoje não estava muito animado, pois grande parte da turma estava dormindo inclusive eu!

Por volta das 18h chegamos no hotel em Berlim. Achamos ele bem bonito e organizado, gostamos dos quartos  também. Logo depois fui com os meus companheiros para o jantar. A comida foi muito boa! Gostei do nosso dia, mesmo não tendo muitas atividades  passei 100% do dia ao lado dos meus amigos!

(Felipe V.)

WhatsApp Image 2018-10-09 at 04.17.29 (1
WhatsApp Image 2018-10-09 at 04.17.29.jp
WhatsApp Image 2018-10-09 at 04.16.20.jp

07/10 - Dia Radical!

Hoje foi um dia radical! Desembarcamos logo cedo em um parque de arvorismo urbano onde nos divertimos muito. Os níveis de dificuldade que eram representados pelos andares. Eu particularmente consegui ir tranquilamente nos dois primeiros níveis e tive minhas dificuldades no terceiro, mas a maioria não se saiu tão bem.

Depois, fomos ao Zoológico de Berlim e lá foi muito legal. O ZOO tinha muitas atrações interessantes como os rinocerontes, macacos e girafas. Mas entre as minhas favoritas vou citar uma: os pandas! Eles eram muito fofos!!!

Logo depois fomos ao Checkpoint Charlie, um museu que mostrava principalmente o lado dos aliados na guerra. O museu foi interessante, ele documenta a história do muro de Berlim e as diversas tentativas de fuga para o lado ocidental. (Bruno K.)

7 de out.jpg
7 de out 3.jpg
7 de out 2.jpg

08/10 - Dia Cultural

Oi gente, aqui é o Bernardo e eu vou falar sobre nosso dia; primeiro nós fizemos o city tour vimos várias coisas interessantes e históricas como o Brandenburger Tor, o monumento do holocausto, o muro de berlim, etc. Após o city tour nós tentamos ir para a Fernsehen Turm mas a fila estava muito grande portanto trocamos nossa programação mas depois dessa decisão tivemos um tempo livre de 3h30min. Após o tempo livre fomos para o boliche e ficamos lá 1h e foi muito divertido. Quando acabou, fomos para o museu da ilusão que era bem interessante é surpreendente. Depois nó tivemos outro tempo livre de 1h30min e depois fomos para o hotel novamente. (Bernardo A.)

WhatsApp Image 2018-10-09 at 04.27.58.jp
WhatsApp Image 2018-10-09 at 07.15.41.jp
WhatsApp Image 2018-10-09 at 04.27.25.jp

09/10 - Potsdam e Dresden

Hoje meus companheiros de quarto e eu acordamos às 7 horas. Fomos tomar café e já descemos com nossas malas pois era dia de saída de Berlim. Viajamos para Dresden, porém, no meio do caminho paramos em Potsdam. Chegando lá, tivemos um tempo livre. Depois nos encontramos com o guia turístico que nos ensinou um pouco sobre a antiga Prússia e seu imperador Friedrich o grande. Além da história do imperador ele também nos apresentou o castelo de verão e o jardim dele. Após o almoço visitamos a Sächsische Schweiz - Bastei um lugar com grandes montanhas feitas de pedras porosas. (João Gabriel)

9 de out.jpg
9 de out 3.jpg
9 de out 2.jpg

10/10 - Semperoper

Hoje acordamos 8h, tomamos café e como nosso albergue era bem pertinho da cidade fomos caminhando para o centro. Lá participamos de uma gincana, tínhamos que descobrir vários enigmas pelo centro histórico de Dresden. Os vencedores foram premiados com muitas delicias! Depois tivemos tempo livre e aproveitamos para conhecer a Altmarktgalerie, um famoso shopping local. No final da tarde, fomos ao Semperoper e fizemos um tour com uma guia. Foi bem legal, o prédio era lindíssimo e muitos ficaram interessados em assistir um espetáculo em uma próxima vez. (Ana Carolina B.)

11/10 - Dia de Bike!

Depois de tomarmos café da manhã fomos andar de bicicleta em conjunto, uma em que 7 pessoas pedalavam ao mesmo tempo. Eu comecei no volante e ao longo do trajeto nós parávamos em diferentes pontos turísticos de Dresden. Aprendemos muito e ultrapassamos frequentemente o time do Ivan. Foi divertido! Visitamos Museu da Higiene e fiquei bem surpreso com a exposição, ela era bem interativa e explicava várias coisas sobre o corpo humano trazendo algumas curiosidades e a mostrando a evolução da medicina ao longo dos anos. No final do dia fomos a uma piscina e ficamos lá bastante tempo. Eu adorei o tobogã. (Antonio C.)