Diário de Viagem Grupo Ronnenberg 2024
19/09 - A chegada
Após um voo muito tranquilo chegamos no aeroporto de Frankfurt às 9:20. A fila de passaportes demorou bastante. Pegamos as malas e fomos para os nossos ônibus, Cada grupo seguiu com seu ônibus para uma cidade. depois de algumas horas chegamos na cidade de Goslar. A cidade histórica é patrimônio histórico da UNESCO. É linda e tem muitas casas em enxaimel. E por último chegamos no nosso primeiro albergue que fica em Hildesheim, mas mais afastado numa região muito verde. Nos organizamos nos quartos, tomamos banho e fomos jantar. Hoje tivemos macarrão com três tipos de molhos diferentes além de saladas e sobremesas. Depois do jantar tivemos tempo para jogar tênis de mesa, totó e até futebol. - João Bernardo (8C1)
20/09 - Leni e eu
Hoje foi bom. Depois de sairmos do albergue fomos para a cidade de Hildesheim. Andamos pela cidade onde bimos muitas casa em enxaimel e fomos na catedral de Hildesheim onde vimos um relicário, o claustro e a cripta. Depois brincamos numa praça em brinquedos de madeira e com bolinhas de gude, foi muito divertido. Fizemos compras e eu comi um crepe de Nutella que tava muito bom! Fomos pro ônibus e depois de um tempo a gente chegou na escola dos nosso alemães e eu conheci pessoalmente a Leni, minha alemã. Eu, ela, a mãe e o pai dela fomos para a casa deles deixei minha mala e depois fomos pro supermercado. Compramos café da manhã e comida pro jantar. Voltamos pra casa e eu falei com os meus pais. As 18:00 eu e a Leni fomos pro treino de faustball dela. Eu amei! Chegamos em casa e jantamos. No jantar ela me mostrou um trabalho que ela fez no 7º ano sobre o natal no Brasil. Rimos muito! Foi isso. Adorei o dia. - Carolina S. (8R2)
21/09 - Meu primeiro Döner
Hoje passei o dia com a minha familia de intercambio. Fomos a Hannover de trem, para eu conhecer a cidade. Na cidade fomos ao Rathaus, onde tem um elevador inclinado, que leva para uma torre com vista para toda a cidade. Era muito bonito lá. Depois, fomos passear no centro. Eu comi meu primeiro Döner e achei muito saboroso. O prato é um pão recheado com tsatsiki, carne (boi, frango ou carneiro), tomate, salada, repolho e cebola. Quando terminamos de comer fomos dar mais uma volta na cidade. Acabamos encontrando alguns alemães com seus brasileiros. Foi um dia muito bom e estava um céu azul e sol. - Isabella W. (8R2)
22/09 - Picknick no Maschpark
Hoje eu acordei tarde e tomei um café muito bom,depois fui a Hanôver onde fizemos uma gincana que foi bem legal.
Os alunos formaram 8 grupos e cada grupo recebeu uma lista de pontos turísticos a serem visitados na cidade, só que cada grupo numa ordem diferente. Precisávamos descobrir charadas ou adivinhações. Os grupos eram misturados entre brasileiros e alemães. Em seguida fomos para o parque Maschpark. Um parque muito bonito com muito verde. Eu joguei altinha. Todos se divertiram bastante. No centro do gramado se colocou uma toalha com muitas comidas, tinha macarrão, bolinho de carne, vários doces, bolos, cenouras, pepino, e muito mais. Cada família alemã mandou pelo menos uma coisa. Todos se divertiram e comeram bem. Depois fui andar um pouco em Hanôver porém estava tudo fechado.Apos isso fui pra casa com Fynn,Jonas e João Pedro e comemos uma comida muito boa de novo.Por fim comi um pouco em casa com Fynn e vi um pouco do jogo do Flamengo. - Gustavo M. (8R2)
23/09 - Na Escola da Alemanha
Hoje eu acordei bem cedo depois tomei banho e fui direto para escola. Fui de ônibus e no ponto de ônibus encontrei com um amigo chamado Antônio. Na escola tivemos uma reunião sobre o que faremos ao decorrer da semana e um apresentação do diretor. Então na mesma sala fizemos uma atividade para poder conhecer melhor os alemães, foi um tipo de bingo. Depois tivemos recreio. Eu passei o recreio com meu alemão, com o Neves e o alemão dele depois tivemos aula de religião e artes. Logo depois da aula almoçamos com todos os brasileiros e alemães. Então fizemos outra atividade para se conhecer melhor, que era anotar o que temos em comum e o que não. Depois da atividade eu e o meu alemão fomos pra casa e passamos o resto do dia jogando videogame. Antônio P. - (8C2)
24/09 - Mina de carvão
Hoje foi bem bom. Fomos a pé para a escola, e lá eu tive aula de inglês, que por sinal foi a primeira que eu realmente entendi alguma coisa. Depois foi aula de politica e economia e o Bernardo estava na minha sala, então jogamos jogo da velha. Depois dessa aula fomos para um passeio. Era para irmos em uma mina de carvão em Barsinghausen, mas por conta do clima o oxigênio estava acabando lá em baixo e eu não pude ir. Apenas um grupo conseguiu ir de trenzinho até 1500 m pra dentro da mina. A mina de carvão Começou a funcionar em 1631 e em 1957 parou, pois não era mais economicamente viável. Mas em compensação eu fui jogar boliche com alguns brasileiros e alemães. Eu e a minha alemã jantamos pizza depois e quando cheguei em casa estava tão cansada que fui dormir. - Carolina S. (8R2)
25/09 - Dia em Emmerthal
Hoje acordei às 7h e como os outros dias tomei café. Já às 7h40 fui para o ponto de ônibus para ir para a escola, que começa às 8h15, então às 8h10 cheguei na escola e só participei da primeira aula que era alemão. As 9h sai da sala e encontrei todos para irmos para Hameln, uma cidade que fica perto de Hannover. O ônibus acabou atrasando, mas as 10h embarcamos para uma viagem de 40 min irmos para Emmerthal. Aproximadamente as 11h chegamos e a primeira coisa que fizemos foi ir ao Hämelschenburg, um burgo grande que tivemos visita guiada. Nessa visita aprendemos sobre a história do castelo e das pessoas que lá moraram. Depois disso voltamos ao ônibus e fomos para o centro da cidade de Hameln, aonde tivemos um jogo sobre os monumentos da cidade. Nesse “jogo” aprendemos sobre alguns monumentos de Hameln,como a Marktkirche. Após isso tivemos 1 hora de tempo livre pela cidade e nesse tempo livre eu comi japonês e tomei sorvete. Após essa 1 hora nos reencontramos no ponto de encontro. Depois voltamos para a escola onde fomos deixados para todos irem com seus alemães para casa. - Tiago M. (8C1)
26/09 - Trampolim em Hannover
Hoje eu acordei as 07h, levantei, escovei os dentes, me arrumei e fui para a estação de trem as 07h30. Depois de pegar o trem peguei mais um ônibus e cheguei na escola as 07h50. Chegando na escola o meu alemão Nigel disse para mim que ele teria prova e que era para eu ficar com o Tiago e o seu alemão Felip. O Felip levou eu e o Tiago para pegar os nossos iPads na secretaria e fomos para a aula de Geschichte. A professora disse que os brasileiros eram bem-vindos e o mesmo aconteceu na aula de matemática que tivemos uma professora substituta. No recreio fiquei conversando com os meus amigos. Quando acabaram as aulas eu e meu alemão fomos para casa, seguindo o trajeto inverso, primeiro o ônibus e depois o trem. Chegando em casa comecei a arrumar a minha mala e almocei com a família. Depois eu e o Nigel combinamos de ir a um parque de trampolim em Hannover com o Tiago, o alemão do Tiago Filiep, com o Aras e o Bernardo F. No parque pulamos em camas elásticas, jogamos futebol e outros brincadeiras e ficamos até as 19h30. No fim do dia voltei para casa com o meu alemão e jantei com a família e agora estou aguardando o jogo de volta das quartas de finais da libertadores onde o Flamengo enfrentará o Peñarol. - Guilherme D. (8C2)
27/09 - De Ronnenberg a Dresden
Hoje nós saímos das casas das famílias após termos ficado lá por 1 semana. Tínhamos que nos encontrar às 8h da manhã no ponto de ônibus para sair de Ronnenberg para ir a Dresden. Ficamos aproximadamente 3h no ônibus até chegarmos em uma cidadezinha chamada Halle. Lá tivemos um tempinho livre no centrinho para fazer compras e almoçar. Então voltamos para o ônibus e fomos até a Bastei que é um cânion com uma vista maravilhosa das montanhas. Dirigimos mais alguns minutos até chegarmos em Dresden. No caminho vimos a ponte de Loschwitz BLAUES WUNDER e casinhas tradicionais antigas. Quando finalmente chegamos ao destino final, o albergue. Lá fomos direto para o albergue para comer e dormir. - Júlia G. (8C2)
28/09 - Dia em Dresden
Hoje nós fizemos várias coisas, como ir em um museu, ir em uma piscina, caminhar e conhecer um pouco do centro de Dresden. No museu tinha várias artes muito bonitas, porém a arte principal era um diamante verde de 41 quilates. Perto do museu, subimos um pouco mais de 200 degraus para o topo da torre. Lá nós tínhamos uma vista maravilhosa podendo ver quase Dresden inteira! No topo da torre nós conseguíamos ver por exemplo a Frauenkirche e um pedaço do teatro da Ópera Semperoper. Após o Museu e a torre fizemos uma gincana que tínhamos que rodar parte da cidade para achar as respostas, como por exemplo Descubra a data de inauguração do teatro Semperoper. Ou por exemplo entreviste um morador e pergunte quantos habitantes a cidade de Dresden tem.
Após a gincana tivemos uma aula de música de 45 minutos com uma das guias do local da SEMPEROPER. Durante o tour ela falava algumas curiosidades sobre as coisas que tinham dentro da opera, como a quantidade de horas que demorava para fazer uma pilastra, que nesse caso demorava 500 horas. Após a aula tivemos o tempo livre que foi de duas horas e meia. Era para almoço e tempo livre. Depois do tempo livre nós caminhamos um pouco e chegamos no lugar da piscina. No lugar da piscina tínhamos algumas regras como Não pode ir mais de 5 pessoas no toboágua. Enfim depois fomos pro albergue e fomos jantar. - Bernardo F. (8C1)
29/09 - Bicicleta de 7 pessoas, Frauenkirche e museu da higiene
Hoje o dia foi ótimo. Às 7h tomamos café da manhã (estava muito bom), e às 8h seguimos para o centrinho de Dresden. Quando chegamos lá fomos direto andar de bicicleta (em cada uma andam 7 pessoas). Foi muito legal, andamos por volta de 2h e logo depois nós fomos à Frauenkirche (a igreja mais famosa de Dresden). A igreja é linda, mas ficamos lá só alguns minutos, porque estava na hora do tempo livre. O tempo livre foi ótimo, comemos muito , mas não fizemos muitas compras pq o shopping estava fechado (já que era domingo). Depois disso fomos à um museu (o museu da higiene) que foi muito legal, já que é interativo. Vimos tudo relacionado a vida, a alimentação , doenças, saúde, e muito mais. Ainda andando, voltamos ao albergue e depois de meia hora fomos jantar (estava muito bom). E por fim, tivemos tempo livre até às 22h (no albergue). - Isabela B. (8C1)
30/09 - Fábrica da Volkswagem
Hoje saímos às 9h para visitar a Gläserne Manufaktur da Volkswagen. Vimos carros elétricos e sua produção e montagem. O “casamento” é quando a carroceria e o chassis se juntam e neste momento 50 parafusos são apertados. Foi um passeio muito interessante. Depois voltamos ao ônibus para irmos até München. Infelizmente, houve muito engarrafamento e não pudemos fazer a nossa parada em Nürnberg, mas fizemos uma parada em um posto de gasolina, onde almoçamos. Depois pegamos por volta de três horas de estrada e chegamos no albergue. Lá jantamos macarrão e depois conversamos no quarto. Foi um bom dia! - Fernanda A. (8C2)
01/10 - Tour Bayern München
Hoje acordei um pouco mais cedo pois não havia aberto minha mala ainda, então acordei tomei um banho e escovei meus dentes, e descemos todos para o café da manhã as 7h15, pois pegaríamos o ônibus para o estádio do FC Bayern München, Allianz Arena às 8h. Atrasamos um pouco mas saímos apenas 15 minutos depois. Fizemos o tour no estádio, conhecemos diversos setores do estádio depois simulamos uma entrada dos jogadores em campo descendo a escadinha na entrada, e também fomos para a beirada do campo nos bancos de reserva. E é claro para a lojinha do Bayern onde comprei a camisa III., que achei muito linda. Logo após fomos fazer algumas apresentações sobre 12 pontos turísticos em München. Eu e Vicente apresentamos sobre um antigo monumento chamado Feldherrnhalle, que fica no Odeonsplatz. Logo após tivemos 2 horas de tempo livre em München, a maioria inclusive eu , fomos comer no Five Guys, logo após eu e mais algumas pessoas fomos para uma loja de futebol bem legal, onde havia diversas camisas de time. Depois nos encontramos no Marienplatz para ir para um museu da BMW bem legal havia diversos carros e motos, logo após fomos para BMW WELT, onde havia diversos carros e motos recém lançados, depois demos uma passada no Olympiapark, onde há construções bem diferentes do convencional para um parque olímpico e lá nós fomos para uma piscina olímpica. Depois fomos para o nosso albergue, Jugendherberge München Park, onde fomos diretos para o jantar, muitos não gostaram, mas sinceramente eu gostei do jantar. Depois subindo todos e ficamos conversando. E agora eu estou esperando a coletiva do presidente do Fluminense Mário Bittencourt começar. - Antônio L. (8R1)
02/10 - Zugspitze
Hoje foi um dia muito marcante, pois fizemos vários programas como a Zugspitze, fizemos uma trilha, andamos de trenó na Zugspitze, Comemos Schnitzel, etc. Hoje foi muito legal e sem sombra de dúvidas um dos melhores dias. Primeiro subimos de bondinho até o ponto mais alto da montanha. Na Zugspitze, fizemos várias coisas, como: Guerra de bola de neve, boneco de neve. Depois pegamos outro bondinho e fomos para a geleira. Lá descemos a mini montanha de neve de esquibunda que pegava fácil uns 30 Km/h. Porém infelizmente e felizmente nevou muito hoje, então não tinha nenhuma vista, mas pelo menos tinha muita neve. Depois do esquibunda e guerras de neve, fomos comer o famoso Schnitzel. Pela experiência em geral, todo mundo gostou. Depois disso fomos pegar um tremzinho pra descer uma montanha, e depois pegar o ônibus para ir para outra montanha fazer uma trilha. Nós então depois do ônibus, pegamos outro bondinho, e depois descemos a pé, fazendo assim a trilha por uma hora. O objetivo da trilha era ver um Cânion, e um rio, onde ficamos jogando pedra e apreciando a vista. depois disso fomos fazer caminhar no cânion passando por dentro de uma caverna de 700 Metros de comprimento. Após a caverna fomos voltar pro ônibus e ao todo andamos 06 KM. Nós íamos andar de trenó em trilhos, mas infelizmente por conta da chuva estava fechando. Depois fomos pro jantar e arrumamos mala porque amanhã nós vamos pra Freiburg! - Bernardo F. (8C2)
03/10 - Dia da reunificação da Alemanha
Hoje é dia da reunificação da Alemanha e é um feriado nacional aqui.
Tomamos café às 7h da manhã e às 8h saímos do albergue. Então partimos para uma cidade chamada Friedrichshafen. Na cidade, nós fomos primeiro até o lago de Constanza e subimos numa torre, depois fomos
para o museu do Zeppelin. Lá tivemos um tour e vimos o interior do Zeppelin Hindenburg que pegou fogo sobre Nova Iorque em 1937. Depois do museu nós fomos para Meersburg almoçar e tivemos 2h de tempo livre. Depois nós seguimos para Freiburg para o albuerge. Lá jantamos logo e depois jogamos futebol. Pedro Henrique F. (8R1)
04/10 - Dia de diversão no Europapark
Hoje fomos ao Europapark, um grande parque com montanhas russas e vários brinquedos. Lá fui na Silver Star, Voltron, Euro Mir , Blue Fire e outros. Eu gostei muito da montanha russa Voltron que abriu a dois meses.O parque é muito grande e completo. No começo estava chovendo, mas depois o dia ficou ensolarado. No parque também almoçamos, eu almocei cachorro quente. Todos gostamos muito do dia, até as pessoas que têm medo de alturas encontraram algo legal para fazer lá. Ficamos o dia inteiro no parque. Depois voltamos de ônibus para o albergue onde fomos imediatamente jantar. Hoje foi spaghetti bolonhesa. Depois fomos todos para as quadras externas jogar futebol ou outras coisas. - Kimia S. (8R)
05/10 - Mina de prata, Schauinslandturm e mais
Hoje a gente tinha café da manhã às 7h30 e depois às 08h30 saímos do albergue para um jogo da cidade “Stadtspiel”.
Nós fizemos um jogo da cidade aonde conhecemos as partes históricas ou também interessantes. Tudo teve que ser escrito no diário e foi legal conhecer a cidade.
Depois disso a gente teve tempo livre. Eu acabei indo no McDonald's com a maioria mas foi a primeira vez que eu comi lá (na Alemanha). O meu grupo de amigos ficou lá e jogamos uns jogos e conversamos. Depois voltamos ao ônibus e fomos para Talstation da Schauinslandbahn e subimos de bondinho durante 20 minutos.
Tinha uma vista muito bonita e nós fomos para um tour pela Mina de prata. O guia foi otimo. Depois subimos mais um pouco para o Schauinslandturm e vimos uma vista muito bonita. Ainda passamos num bairro sustentável e numa casa que gira pra direçao do sol e gera 3x mais energia do que condome. Heliotrop! Nós voltamos ao albergue, jantamos uma comida muito gostosa e eu ainda fui jogar ping pong. Dia maneiro! - Beatriz L. (8R1)
06/10 - Heidelberg
Acordamos e por volta das 7h fomos tomar café. O café estava ótimo (tinha panquequinhas). Depois do café da manhã fomos embora do albergue (às 8h15). Ficamos no ônibus por 2h5 e fomos à Heidelberg, onde fizemos a foto do grupo com o macaco da ponte, vimos a ponte velha, a ruina do castelo, o rio Neckar e a cidade. Às 13h saímos de Heidelberg e ficamos 3h no ônibus à caminho do museu do chocolate. Chegamos lá 16h30 e ficamos lá até às 18h. Vimos muitas coisas sobre a história do cacau e sobre a produção de chocolate. Depois da visita ao museu fomos todos na loja da Lindt comprar algum chocolate. Novamente pegamos o ônibus e fomos ao albergue. Chegamos lá às 18h50 e jantamos. Por fim tivemos tempo livre até às 22h e fomos dormir. - Isabel B. (8C1)
07/10 - Marksburg, Haribo e BubbleFußball
Hoje foi um dia muito legal. Nós acordamos, fomos para o café da manhã às 7h45 e descemos para o ônibus 8h45. Fomos visitar um “burgo” chamado Marksburg.
Conseguimos aprender muito sobre a história de como se vivia na Idade Média. Vimos vários cômodos como eram naquela época, a cozinha, os quartos, a sala, o banheiro, as armas e armaduras, o lugar do ferreiro e a sala de torturas. Voltamos ao ônibus e fomos até a Haribo, que fica em Bonn. A loja tinha uma enorme variedade de produtos da marca Haribo além de balas. Depois fomos até Köln e tivemos tempo livre, que foi bem curto devido ao horário em que chegamos lá, pois tivemos obras e engarrafamentos no caminho. Fui em duas lojas com uma amiga e depois voltamos ao ponto de encontro. Fomos até o lugar que ia acontecer o Bubblefussball. Foi muito divertido. Jogamos parte dentro da bola transparente e parte em outra quadra futebol normal. Depois, voltamos ao albergue, jantamos batatas e curry Wurst, estava uma delícia. Por fim subi para o quarto e deitei. - Maria Luisa G. - 8C
08/10 - Dia de tour em Colônia com ex-aluna
Hoje o dia foi incrível, porém intenso, pois hoje acordamos às 7h para tomar café e às 7h45 saímos para um dia de tour em Colônia. Para chegar no centro da cidade tivemos que ir de metrô, pois o ônibus precisou ficar parado hoje. Nossa guia é ex-aluna da nossa escola e nos levou em todos os pontos mais importantes de Colônia. Iniciamos em frente à Catedral, vimos um único portal da antiga muralha romana que ainda sobrou, seguimos para a ponte Hohenzollern que tem milhares de cadeados , fomos ao Rio Reno e vimos à igreja românica Sankt Martin, víamos à praça em frente à prefeitura, fomos na loja da água de colônia original , vimos os dois personagens comuns Tünnes und Schäl e retornamos a Catedral. Depois desse tour por Colônia entramos na Catedral gótica de Köln, onde vimos as janela de mosaico de Gerhard Richter, a estátua de São Cristóvão com o Menino Jesus, o relicário dos três Reis Magos e uma das cruzes com Deus mais antigas. Em seguida subimos 533 degraus até o topo da torre da catedral e tivemos uma bela vista da cidade. Depois nós tivemos tempo livre para almoçar. Após o tempo livre visitamos um museu chamado Ludwig Museum, que tem como tema principal a arte. Vimos vários quadros de Pablo Picasso e desenhamos algumas cabeças desses desenhos do Picasso. Em seguida fomos para uma sala onde tivemos um workshop e fizemos nossos próprios desenhos. Após a visita ao museu tivemos tempo livre e após isso voltamos ao albergue, onde logo jantamos macarrão com alguns molhos. em seguida jogamos altinha ou vôlei do lado de fora do albergue. depois fizemos as malas, pois amanhã seguimos viagem. - João Pedro S. (8R1)
09/10 - Conhecendo o castelo Sans Souci
Hoje eu acordei as 6:30, arrumei minha mala e tomei o café da manhã. No café eu comi 2 pães, um puro e outro com Nutella. Depois nós guardamos as últimas coisas na mala, como escova de dentes, pasta de dentes, etc. Depois a Frau Barboza foi no nosso quarto conferir se estava limpo, arrumado e se não tínhamos esquecido nada. As 8:00 nós fomos para o ônibus. Infelizmente tivemos um acidente na estrada que causou um engarrafamento enorme. As 13:45 nós paramos em um posto de gasolina de beira de estrada para almoçar. Eu tambem comprei um Oreo, um pacote de barra de Nutella e chiclete. Depois nós voltamos para o ônibus e ficamos lá até 18:45. Então nós paramos no castelo de Frederico II chamado Sans Souci. Em Berlim vimos o festival of lights na Siegessäule. Depois de mais 30 minutos chegamos no albergue. Meu quarto no albergue é eu, João Pedro, Antônio e Piquet. Nós chegamos e comemos, o jantar era uma salsicha bem grande com batata frita. Depois de comer eu arrumei meu quarto e conversei com meus amigos. Depois eu tomei banho, e dormi.
Pedro N. (8R1)
10/10 - Visitando o Museu do Holocausto e o Museu do Muro
Tomamos café as 7h45 e fomos para o ônibus 8h45. No ônibus tivemos um tipo de tour, que a Frau Barboza ia explicando várias coisas sobre a cidade enquanto a gente passava por essas coisas. No caminho paramos em vários locais, como no museu memorial do holocausto, esse museu era ao ar livre, e tinha vários blocos tortos e de tamanhos diferentes para representar a dificuldade que os judeus passavam durante a guerra. Depois voltamos para o ônibus, ainda com o tour e fomos para outro museu, o Museu do Muro, que mostrava planos de fugas dos judeus e outros relatos históricos sobre a guerra. Depois fomos para um lugar ao ar livre que tinha vários textos sobre vítimas e soldados do holocausto.
Fomos na loja da Ritter Sport, onde todos podiam comprar alguns chocolates.
De lá fomos no The Wall Panorama, onde tivemos uma visão bem realista da vida ao longo do muro.
Depois disso voltamos para o ônibus, ainda com o tour e fomos para a East Side Gallery, onde vimos as pinturas mais famosas. mas não ficamos por muito tempo por que começou a chover muito. Fomos para o alexa que é um shopping muito grande para passar o nosso tempo livre, tivemos 2 horas e meia de tempo livre. Voltamos para o ônibus, mas dessa vez, o tour tinha acabado. A gente foi para o Kurfürstendamm, e passamos na Gedächtniskirche, igreja que foi semi destruída na Segunda Guerra Mundial e se deixou assim como memorial.
Nesse bairro tem um shopping chamado “KaDeWe”, onde tivemos um pouquinho de tempo livre e depois voltamos para o ônibus e fomos para o albergue. Jantamos, jogamos e fomos dormir.
Isabela V. 8C2
11/10 - Visitando pontos turísticos em Berlin
Hoje eu acordei no quarto com meus amigos na hora correta e fui comer o café da manhã. Eu sentei junto com Vicente, Piquet, Antonio, França, Pedro Henrique e João Bernardo. Eu comi uma banana, um pão com presunto e um pão com nutella. Depois eu descansei no meu quarto até a hora de ir pra o ônibus. Nós fomos até o arvorismo Mountmitte e primeiramente aprendemos como colocar o capacete e os equipamentos de proteção. Depois nós tivemos quase 2 horas de tempo livre no arvorismo. Tinha 3 andares e vários níveis de dificuldade. Foi muito legal e eu acho que o grupo inteiro gostou. Depois nós fomos de ônibus até o zoológico de Berlim. A primeira coisa que nós fizemos foi ir até o aquário. Lá nós vimos peixes, tubarões e águas-vivas. Nos andares acima tinha insetos e répteis. Foi muito legal e depois nós tivemos 1h e 30min de tempo livre no jardim zoológico. Eu e meus amigos decidimos ir direto para o restaurante. No caminho para o restaurante nós vimos tigres e macacos. Eu tirei muitas fotos e depois chegamos no restaurante. Eu comi um macarrão com molho carbonara. O macarrão estava muito bom mas não tínhamos mais tempo. No caminho para o ponto de encontro nós vimos um panda, bisões e elefantes. Nós fomos depois de ônibus para o centro da Anne Frank em Berlim. Nós ouvimos toda a história da Anne Frank e respondemos as perguntas do diário. O tour sobre a vida de Anne Frank foi muito bom. Depois nós fomos de ônibus para o Parlamento Alemão. Lá fomos na cúpula e tivemos uma vista linda e depois fomos para o Brandenburgertor. Andamos na rua Unter den Linden e depois retornamos ao Portal. Lá nós tiramos algumas fotos. Depois nós vimos um show de luzes chamado “Festival of lights”. Tinha muitas projeções no próprio Brandenburgertor. Depois nós fomos para o albergue com o ônibus. Para comer no jantar tinha um arroz com frango que estava mais ou menos. Depois nós arrumamos as malas e fomos dormir.
Max K. 8R1
12/10 - A volta para casa
Hoje eu acordei atrasado, 7:25, foi uma correria, porque o café era 7:30. Eu botei um casaco e logo desci para comer. Eu comi um pão com Nutella e subi para terminar de arrumar minhas coisas. As 8:00 já estávamos saindo para Frankfurt. Foi bem cansativo. Eu fui dormindo quase o caminho todo até a parada. Nós paramos em Erfurt e comemos um Hambúrguer bem gostoso no Hans im Glück. A cidade tem uma bela catedral e a praça principal é linda. No ônibus conversamos e fizemos muitas coisas legais. Depois de umas 3 horas chegamos em Frankfurt, vimos nossos amigos, foi só diversão. Passamos por todas as etapas como a polícia federal, os detectores de metal etc, nem percebi o tempo passando, quando eu vi nós já estávamos na hora do tempo livre nos restaurantes do aeroporto. As 22:00 nós embarcamos no avião para voltar para o Brasil. E assim termina uma viagem inesquecível e maravilhosa.
Vicente M. 8R2
DE VOLTA NO BRASIL
19/09 - A chegada
Hoje, chegamos na Alemanha e nos despedimos dos outros grupos. Nosso grupo foi almoçar em Heppenheim e, depois, foi para o albergue em Worms. Amanhã, vamos conhecer as famílias alemãs! - João Bernardo (8C1)
20/09 - Ronnenberg
Em Breve
05/10 - Passeio pelo Berlim
Hoje nós fizemos um tour guiado em Berlim. Paramos para ver a East Side Galerie e depois fomos em um museu perto do Checkpoint Charlie que contava curiosidades sobre a época do Muro de Berlim, e eu fiquei muito triste com as histórias. Também fomos a um panorama que demonstrava a vista que os guardas e demais pessoas tinham na plataforma vigiando o muro. Depois fomos ao Berliner Zoo e eu vi vários animais como peixes, gorilas, elefantes e flamingos, mas tivemos que ir embora porque começou a chover. Por conta da chuva nós fomos para um shopping fechado, chamado Alexa, e tivemos tempo livre, lá eu fiz algumas compras. Voltamos para o albergue, jantamos e dormimos.
Mel J.
06/10 - Locais históricas
Hoje acordamos um pouco mais tarde do que o normal e fomos tomar café. Saimos do albergue e fomos para o arvorismo. Foi muito legal! Depois tivemos tempo livre para compras e o almoço no centro. Após o tempo livre, fomos no Technik Museum. Logo depois, fizemos um tour pelo Parlamento e fomos ver o memorial do holocausto. Por último, fomos no Brandenburger Tor e vimos o show de luzes. Foi lindo! Depois do show, fomos pro onibus, voltamos para o albergue, jantamos e fomos dormir.
Carolina C.
07/10 - Viagem com diversão garantida
Hoje de manhã eu acordei mais ou menos às 06:45, afinal, tínhamos que ir para o café da manhã às 7:00 em ponto. De café da manhã, eu comi um misto quente acompanhado de um suco de laranja refrescante.
Depois dessa refeição, voltei para o quarto para arrumar a mala. Era hora de ir para o ônibus e dar início à nossa aventura. No ônibus, a diversão estava garantida. Tivemos um arsenal de distrações: música nas caixas de som, balas e doces para manter o açúcar em alta e uma série de jogos para matar o tempo.
Três horas de viagem se passaram, e finalmente fizemos uma parada em um outlet cheio de lojas tentadoras. Nosso objetivo era a loja da Haribo e compramos muitas coisas lá. Depois, rolou um breve momento de liberdade, cerca de 15 minutos de pura indecisão.
Nesse tempo, dei um pulo na loja da Adidas, mas nada me chamou atenção. Sorte que a Nike estava logo ali, e saí de lá com um casaco e uma blusa de presente pro meu irmão. Com as sacolas em mãos, voltamos para o ônibus. Fizemos uma parada na cidade de Rotenburg. Essa cidade tem ainda o muro que a circunda todo preservado da Idade Média. Vimos o centro histórico e tivemos tempo livre para comer. Em seguida continuamos viagem rumo a Nürnberg.
A viagem parecia não ter fim, praticamente o dia todo dentro do ônibus, mas finalmente chegamos ao hotel. A recompensa foi um delicioso bolo de carne vegetariana acompanhado de macarrão. Para fechar o dia, todos foram buscar suas malas no ônibus, ansiosos para relaxar nos quartos e recarregar as energias.
Daniel F.
08/10 - Albrecht Dürer
Hoje nós acordamos um pouco mais tarde que os outros dias, portanto com muita disposição. Depois do café fomos conhecer a casa do famoso pintor alemão Albrecht Dürer, onde tinha um museu falando sobre sua história e seu cotidiano como pintor explorando os principais cômodos de sua casa. Também tivemos a chance de ver algumas cópias de suas mais famosas obras.
No tempo livre pudemos explorar um pouco da cidade dentro de sua parte histórica.
Depois conhecemos a muralha que contorna a cidade e pudemos ver uma bela vista. Em seguida, voltamos para o albergue, jantamos e fomos dormir.
João F.
09/10 - Staedler, Five Guys e tobogãs
Hoje, acordei revigorado por volta das 7 horas. Estava cheio de energia. Para começar o dia, visitamos a fábrica da Stædler, onde ganhei de brinde uma caneta e uma borracha. A fábrica era fascinante, repleta de máquinas automáticas que operavam sem a necessidade de intervenção humana.
Em seguida, tivemos algum tempo livre, e aproveitei para fazer uma refeição no Five Guys: um suculento cheeseburger acompanhado de uma porção de batatas fritas pequena. Também fiz uma parada em uma loja de souvenirs, onde comprei um anjinho branco para a minha avó.
Continuamos nosso dia com uma experiência emocionante ao visitar um parque aquático. Chegamos lá por volta das 15 horas e só saímos às 18 horas. Desfrutei de diversos tobogãs, com exceção do mais radical, que tinha um loop. Me arrependi de não ter ido.
De volta ao albergue, desfrutamos de um jantar delicioso, comi um prato de macarrão à bolonhesa coberto com queijo ralado. Após essa refeição satisfatória, seguimos para os quartos para arrumar as malas e ter uma noite tranquila de descanso.
Bruno H.
10/10 - A viagem de volta
Hoje tivemos que acordar antes das 6h00 da manhã, pois saímos do albergue às 6h30 em direção ao aeroporto de Munique. No trajeto, que levou 2h30, organizamos documentos, fizemos a avaliação da viagem e dormimos bastante. Ao chegar no aeroporto encontramos primeiramente o grupo de Darmstadt. Logo fizemos check in, passamos na polícia e logo em seguida no controle de passaportes. Chegando no Gate encontramos Trier e Saarlouis e ainda tivemos 2h00 de horário livre, no qual aproveitamos para comer ou comprar algo. Alguns de nós também foram no Duty Free Shop. 11h30 embarcamos e o voo decolou como previsto 12h15. O voo foi bastante tranquilo tendo apenas algumas turbulências na altura da linha do equador. O voo adiantou meia hora e pousamos 6h35 no Rio de Janeiro no Galeão. Passamos rapidamente pelo controle de passaporte e pegamos logo as malas. Alguns poucos alunos ainda passaram no free shop. Depois saímos e encontramos nossos pais, parentes e familiares. Foi uma viagem maravilhosa da qual vamos sempre lembrar. O grupo se uniu e surgiram novas amizades. Foi inesquecível. Barbara B.