Diário de Viagem Grupo Darmstadt

WhatsApp Image 2018-09-19 at 21.08.43 (1

20/09 - A Chegada

Chegamos no aeroporto depois de uma longa e tranquila viagem. Ansiosos, passamos por um longo check in e chegou a hora de nos separarmos. Agora para o ônibus. Até Darmstadt são entre 30min e 1h de viagem. Depois de entrarmos no ônibus as meninas começaram a cantar uma música dos minions.

Quando nos encontramos com os alemães foi tenso. Todos estavam nervosos e depois cada um foi para a casa de seu respectivo alemão. Eu fui a um Biergarten com a minha família. (Luiz Eduardo Fagundes G.)

Drmastadt dia1.jpg

21/09 - Tour de Darmstadt

Hoje foi o nosso primeiro dia de aula aqui em Darmstadt. Acordei às seis e meia para pegar um ônibus as 7:20 da manhã, depois de tomar um belíssimo café da manhã com pretzel e sucrilhos! Indo para a escola vimos alguns pontos turísticos da cidade como o Fünffingerturm etc. Na escola tivemos cinco aulas antes de ir almoçar no Döner onde eu, meu amigo alemão, Philipp e seu amigo fomos!

Logo depois disso reencontramos os nossos amigos para irmos a um tour na cidade, mas infelizmente não podíamos fazê-lo por completo por conta do tempo ruim. No fim do dia nós comemos um Abendbrot com o meu alemão em casa, assistimos a um filme e fomos dormir.(Bernardo H.)

22/09 - Kletterwald & Schnitzel

Hoje eu fui acordada pela minha mãe alemã as 9:10 porque a Katrin, minha alemã, tinha um treino de ginástica. Depois de tomar café, nós levamos ela para lá e assistimos um pouco ao treino. Depois fomos fazer compras no supermercado. A mãe deixou eu escolher frutas e doces.

Voltei para casa e as 15:00 fui me encontrar com a Lara, a Maria Julia e a Ana, alemã delas, no Kletternwald, um lugar de arvorismo muito legal!! Lá comemos um bolo que tinha o gosto do cheiro da minha casa, estava muito bom!! Voltamos para casa, onde comemos Schnitzel, um prato típico alemão e depois jogamos UNO." (Beatriz Roquette R.)

23/09 - Nada de Estranho

Hoje é domingo e eu não fiz muita coisa. Eu dormi ontem na casa da amiga da minha alemã junto com a Carol e hoje a gente acordou às 11:00. Tomamos café, aí nós pulamos um pouco no Pula Pula (as alemãs pulavam que nem profissionais). Depois nós vimos um filme no Netflix.

Depois nós tínhamos que ir em um churrasco na casa da alemã do Vaszony mas aí teve uma tempestade que parecia que o mundo ia cair então nós fomos do mesmo jeito. A comida lá era boa mas, nada de mais. Eu estou gostando muito de Darmstadt e da minha família, eles não são nada estranhos como todos falam.

(Julia Rutzen G.)

24/09 - Rothenburg ob der Taube

Heute sind wir (die Darmstadtgruppe und unsere Austauschpartner) nach Würzburg und auch nach Rothenburg ob der Taube gefahren. In Würzburg sind wir in einem sehr großen und wunderschönen Schloss gewesen und in Rothenburg sind wir in Weihnachtsgeschäften gewesen.

Meine Freunde und Ich haben ein typisches deutsches Essen gegessen, dass „Schneeball“ heißt. „Schneeball“ ist sehr lecker und schmeckt wie Kekse. (Leticia O.)

25/09 - Fünf-Finger-Turm

Hoje às 6 da manhã levantei pra mais um dia de aula. Estava frio demais, entre 6ºC e 8ºC. Cheguei na escola congelando, mas foi tudo bem. Ninguém tinha chegado ainda, e como minha alemã, a Madeleine, tinha prova nos dois primeiros tempos, fiquei esperando a Nicole pra ficar na sala dela. Acabou que ela não teve aula nos dois primeiros tempos, por isso tive que esperar sozinha porque ela só chegou mais tarde. Era hora do recreio já, e tivemos que sair no frio novamente.

O professor que organiza o intercâmbio apareceu e disse que iríamos fazer um passio pela cidade, então lá fomos nós (junto com a turma cinco). Visitamos Mathildenhöhe, e vimos a Fünf-Finger-Turm e uma igrejinha super simpática. Voltamos para a escola para ter aula. Tivemos duas aulas e depois saímos todos juntos para ir ao Lasertag. Foi muito legal lá. Nos divertimos tanto que fomos três vezes.

Passamos por último no restaurante Vapiano, para comer alguma coisa, e depois desse longo dia, voltamos para nossas casas (alguns foram para o jogo de futebol de Darmstadt). (Catarina M.)

26/09 - Visita ao Castelo Rheinstein

Hoje eu acordei cedo e fui para a estação de trem de Darmstadt. Seguimos para uma cidade chamada Rühdesheim. Em Rühdesheim nós andamos pela floresta, andamos de teleférico, compramos presentes e depois visitamos o castelo Rheinstein que fica do outro lado do Rio Reno.

(Luisa B.)

Tshirts-Klassenfahrt-T8-2018-Darmstadt-S

27/09 - Tristes e felizes ao mesmo tempo

Hoje, foi o dia da despedida. Nos encontramos no pátio da escola, onde esperamos pelo ônibus junto com nossos respectivos alemães. Alguns choraram, houveram muitas fotos, textinhos e acenos. Estávamos tristes e felizes ao mesmo tempo. Tristes, porque iríamos deixar nossos amigos e nova família e felizes, pois a melhor parte da viagem estava prestes a começar.

A viagem de ônibus foi bem longa. Fizemos duas paradas: uma para comer e outra no museu Phaeno, em Wolfsburg. O museu era muito legal e bem interativo, pena que a parada durou pouco. Entre a segunda parada e a chegada à Berlim discutimos política. Por incrível que pareça, a discussão foi respeitosa e todos tiveram a sua vez de falar. O nosso grupo está muito unido e isso é ótimo.

Chegamos no albergue e jantamos. Depois de nos organizarmos, encontramos todos no quarto das meninas e conversamos. Foi muito divertido. (Nicole C.)

28/09 - Conhecendo Berlim

Hoje acordamos, tomamos café da manhã e saímos do albergue de Berlim as 9:00 horas de ônibus para conhecer um pouco de Berlim. Vimos de dentro do ônibus “Siegessäule”, “Holokaust Denkmal”, o Hauptbahnhof de Berlim e paramos para tirar fotos na frente do muro de Berlim. Depois fomos para o “Fernsehturm” ver a visita. Ficamos 2 horas e meia no “Alexa” (Alexanderplatz) para almoçar e ver todas as lojas. Fomos para o “Museum der Illusionen” um museu de ilusões, muito divertido! E por fim fomos para o “KaDeWe” conhecer as lojas, (se quiser também comprar). Às 18:00 horas voltamos para o albergue e jantamos. (Lara G.)

29/09 - Mount Mitte, Checkpoint Charlie & Reichstag

Hoje nós acordamos as 7:00 e depois de nos arrumarmos, tomarmos café e saímos do albergue. Nossa primeira parada foi no Mount Mitte, lá nós fizemos arvorismo e apesar de as vezes ser difícil, era muito legal. Depois do arvorismo fomos pra a loja da Ritter Sport e compramos muitos chocolates. Em seguida fomos para um shopping almoçar. Quando acabamos o almoço nós fomos para o Museu Checkpoint Charlie. As 16:00 nós fomos para o Reichstag (Parlamento) e a vista era muito bonita. Logo voltamos para o albergue. (Maria Julia S.)

30/09 - Palácio Sansouci

Hoje deixamos a grande cidade de Berlim em direção a Dresden.

No início do dia, fomos para o palácio Sanssouci, um bonito palácio na capital de Brandemburgo, Potsdam. Lá também tinham grandes vinhedos.

Depois, pegamos a estrada, e paramos em um lugar no meio da estrada para comer.

Depois de um tempo, chegamos no Sächsische Schweiz em um grande vale, muito bonito, no qual tinha uma grande vista.

Por volta de 17:30, chegamos em Dresden, depois de um grande dia de viagem. (Felipe V.)

01/10 - Dresden

Nosso primeiro dia em Dresden. Acordamos por volta das 7:00, tomamos café e saímos do albergue. Nosso primeiro ponto foi o Staatliche Kunstsammlungen Museum - Grüne Gewölbe. O Museu foi muito interessante, havia várias armas e objetos do tempo medieval, entre outras exposições. Após o museu fizemos uma gincana por Dresden. Achei a gincana difícil. Em seguida fomos almoçar no Altmarktgalerie. Nosso último ponto foi a Semperoper, onde tivemos um tour guiado que demorou em torno de 40 minutos. Depois fomos de volta para o albergue, jantamos e nos arrumamos para ir para a piscina. Fomos em torno das 19:00. Está muito frio na rua mas a piscina estava quente. Achei a piscina muito divertida, havia muitos brinquedos e tobogãs. Ficamos lá por duas horas e saímos às 21:00 horas da noite. (Ana Carolina S.)

02/10 - Bicicleta de sete pessoas

Tomamos café da manhã e nos encontramos com nossos professores. Nem todos conseguiram chegar no horário o que fez com que nos dessem uma bronca. Andamos por Dresden em uma bicicleta de sete pessoas. O homem que trabalha com as bicicletas ficou chateado porque uma bike foi danificada e algumas pessoas não pedalaram direito. Logo após o passeio, nós tivemos tempo livre e em seguida fomos ao Museu da Higiene. O tour foi guiado e aprendemos muitas coisas novas. Depois retornamos ao albergue para jantar e tivemos mais tempo livre. (Victor C.)

03/10 - Viagem para Munique

Hoje é o dia da unificação alemã e foi o nosso ultimo dia em Dresden. Mas antes fomos para a fabrica da Volkswagen é bem grande e legal. No meio do caminho paramos em Nürnberg para olhar e conhecer um pouco. Demorou para chegarmos em Munique 6 horas ou mais e dormimos bastante no onibus. Quando chegamos no albergue comemos e decidimos os quartos. O albergue é bom mas o wifi não é na area dos quartos. (Philipp von S.)

04/10 - Zugspitze & Sommerrodelbahn

Hoje fomos para o Zugspitze, tinha uma vista bonita. Depois fomos para um ski bunda e tiramos uma foto. Andamos numa floresta e chegamos numa caverna que acompanhava um rio. Andamos com um carrinho chamado Sommerrodelbahn. Depois voltamos para o albergue. O Fluminense jogará e eliminará o Deportivo Cuenca!

(Leonardo V.)

05/10 - Último dia em Munique

Hoje foi o último dia do grupo em Munique. Acordamos cedo e tomamos o café da manhã, para logo depois entrarmos no ônibus e partimos para um tour no estadio do FC Bayern, Allianz Arena. Depois fomos para o centro da cidade e fizemos um tour. Nesse tour, os alunos tinham que apresentar um pequeno texto sobre alguns pontos turísticos que nós visitamos durante o passeio. A ideia era boa mas alguns alunos esqueceram seus textos. Depois disso nós tivemos tempo livre para andar pela cidade (que estava muito cheia por sinal), no tempo livre eu e meus amigos nos separamos do grupo e fomos comer em um restaurante surpreendentemente bom. Logo após o tempo livre nós voltamos para o ônibus e fomos direto para o museu da BMW. A parte mais legal do museu foram os carros esportivos e futurísticos que estavam sendo exibidos no museu, eram carros muito bonitos mesmo. De resto não tinha muita coisa interessante no museu. Nosso último passeio foi para uma torre bem semelhante a outra que visitamos em Berlim, mas esta, ficava no Olympia Park e não era tão legal quanto a de Berlim. Porém, pelo menos tinha uma vista bonita da cidade de Munique. Por último nós fomos a uma piscina que não era nada demais, porém foi boa para relaxar no final do dia. Já a noite nós voltamos para o albergue cansados e fomos dormir. (Joaquim B.)

06/10 - A caminho de Freiburg - Parada em Meesburg

Hoje, dia 6.10, foi o dia que havia sido programado para sairmos do albergue de Munique e pegarmos a estrada para Freiburg. Os professores do nosso grupo haviam recomendado para nós descermos para o café da manha as 7 : 30 ( que era a hora que o café começava neste albergue) , para que as 8 :45 já estivéssemos com as malas prontas no saguão e com as roupas de cama já devolvidos. Nós guardamos as malas no ônibus e as 9 :05 h saímos do albergue. Todos nós estávamos cansados do outro dia , logo adormecemos rapidamente. Depois de 2 horas no ônibus chegamos a cidade de Meersburg, e todos foram acordados. A cidade de Meersburg fica nas margens do lago chamado Bodensee, e se olhássemos bem dava para ver a Suíça do outro lado do lago que era bem bonito. Nós tivemos duas horas de tempo para almoçar na cidade e conhecer também. Eu e meus amigos almoçamos em um restaurante italiano (que estava muito bom) e depois comemos sorvete numa sorveteria das redondezas . Depois conhecemos o píer da cidade e o castelo. O castelo ficava no alto. As 14h entramos no ônibus e continuamos na estrada.Depois de 30 min chegamos no albergue, aqui tem muitos insetos , mas a comida é boa e tem coisas para fazer como basquete, Ping Pong e totó. (João Pedro R.)

07/10 - Europa-Park

Hoje o grupo passou o dia no Europa-Park. Se divertiram bastante andando nas montanhas russas. As preferidas foram Blue Fire e Silver Star. (sem assinatura)

08/10 - Comemoração de aniversário e atividades em Freiburg

Hoje, dia 8, foi meu aniversário. Acordei com minhas amigas queridas me abraçando me desejando tudo de bom! No café de manhã todos os meus amigos e professores cantaram Feliz Aniversário e quando cheguei no ônibus  tive uma surpresa muito legal: o ônibus estava todo enfeitado de bolas e com doces!!!

Nossa primeira atividade foi uma gincana na cidade, onde conhecemos a catedral de Freiburg. Depois da gincana eu e meus amigos fomos a um restaurante italiano comer para comemorarmos meu aniversario todos  juntos.

Na Floresta Negra nós subimos de bondinho até um ponto muito alto da floresta, muito linda a floresta com uma vista incrível. Nós conhecemos uma mina de prata, foi um tour guiado muito legal , onde vimos como os trabalhadores trabalhavam na mina antigamente.

E para fechar o dia com chave de ouro depois do jantar  o Paulo e a Christiana compraram uma torta de chocolate muito gostosa para cantarmos parabéns. (Victoria S.)

09/10 - Haribo

Hoje foi o dia que nós saímos do albergue de Freiburg e fomos em direção à Colônia. Depois de duas horas de viagem  paramos em Heidelberg, uma cidadezinha antiga da Alemanha. Nela ficamos apenas uma hora e meia para almoçar e aproveitamos e fizemos umas compras. Quando deu duas horas da tarde , já estávamos no ônibus , que depois de duas horas chegamos na loja HARIBO. Na HARIBO  todos compraram muitas balas e guloseimas. Depois voltamos para o ônibus e tivemos mais meia hora de viagem até o albergue de Colônia, onde nos hospedamos e jantamos.

Bernardo H. e João Pedro Correa de R.

10/10 - Dia de Museus

Hoje visitamos a cidade de Colônia. Fizemos um tour com a Silvia, que é ex aluna da escola. Visitamos o museu Ludwig e fizemos um workshop de Picasso. No final do dia fomos ao Museu do Chocolate.

11/10 - Marksburg + Bubblefussball

Hoje visitamos o castelo de Marksburg, um castelo medieval, depois almoçamos em colônia e no final do dia jogamos Bubblefussball!

museus ludwig.jpg
bubblefussball 2.jpg

12/10 - Tristes e felizes ao mesmo tempo

Hoje é o dia de voltarmos para o Brasil. O grupo está com sentimentos mistos de felicidade e tristeza. Nesses últimos dias conversamos um pouquinho sobre os desafios que a volta ao Brasil nos traz, com as responsabilidades sobre a escola e o retorno às aulas. Conversamos também sobre as conquistas durante a viagem e principalmente o grupo que se constituiu ao longo dela. Foram novas amizades, novas experiências e muitos compartilhamentos de ideias. Acordamos hoje um pouquinho mais tarde e partimos para Frankfurt onde almoçamos brevemente e seguimos para o aeroporto. Lá reencontramos todas as turmas e foi uma festa só!