Diário de Viagem Grupo Trier
21/09 - Chegando na Alemanha
O dia começou. Uma hora da manhã e aqui estou no avião, vendo um filme atrás do outro, pois não consegui dormir. Estou morto, mas o sono não vem.
As três da manhã, estava tentando dormir, quando de repente uma turbulência violenta começou. O avião tremia muito, a água da minha mesinha entornou e o avião começou á descer. Meu coração veio na boca na primeira descida, e comecei a gritar, junto com meu amigo Gabriel e Antônio Pedro ao lado. Achei que era o fim. Mas não podia ser. Tinha muito pela frente ainda(pensamento positivo) Alguns minutos depois, a turbulência parou por completo e me tranquilizei novamente.
Mais algumas horas de voô, e chegamos em Frankfurt, com uma tranquila aterrissagem. A comemoração e os aplausos não faltaram.
Chegamos às 2:30, caminhamos muito, banheiro, malas, despedida, chororô e etc. Os grupos então separaram-se, e o meu grupo (Trier) com a Bárbara Barbosa e a Alessandra, dirigiu -se com as bagagens até o ônibus. Tudo pronto... pena que o Pedro perdeu o celular... Então, ficamos todos 40 minutos presos no ônibus esperando por ele. Quando voltou, nada do celular. Ele e Barbara foram até os achados e perdidos do aeroporto, os dois preocupadíssimos, caçando o telefone perdido, enquanto o resto do pessoal estava no ônibus curtindo, brincando e ouvindo música, esperando os dois regressarem. Eles chegaram e disseram: perdeu-se.
A viagem seguiu normalmente, e o ônibus partiu às 3:20. Ouvimos música, aproveitamos a bela paisagem de florestas, campos, plantações, rios e vilarejos. Resolvi trocar de lugar, para sentar ao lado do Henrique. Ele abriu espaço, e me acomodei ali ao lado dele, e fui mexer no meu celular. Quando eu abri a mesa dobrável do ônibus, tive uma grande surpresa:
Era o celular do Pedro. Muita comemoração e mais som na caixa. Música de parabéns. Festança boa.
Mais duas horas de viagem animada e lá estávamos... Passando por Trier. A cada grupo de pessoas que víamos nas ruas pensávamos: Será que é o meu alemão?
Estávamos com certeza um pouco nervosos, anciosos. Por fim, o tão aguardado momento chegou. Chegamos ao local de encontro às 7:30 e todos se juntaram à suas famílias.
Minha família me recebeu carinhosamente e extremamente bem. Jakob, meu alemão do intercâmbio, já é meu amigo. São todos na família pessoas muito legais, de bom coração. Eles conseguiram ganhar o desafio, de me fazer sentir em casa. Está tudo ótimo aqui com eles. Comemos pizza no jantar e depois Jakob e sua irmã me levaram para explorar os arredores. Arrumei minhas coisas depois do passeio pelas ruazinhas, jogamos um pouco de Videogame e fomos dormir. Mal posso esperar pelo dia de amanhã...
Leonardo F.
22/09 - Burg Rammstein
Hoje acordei 09:30 para o Churrasco, tomamos café e saímos às 10:10, chegamos às 10:50. Subimos todos a montanha onde fica a Burg Rammstein e descansamos e descemos. Acabamos 12:30. Chegamos no estacionamento, cada um foi para seu carro. Helena acabou indo comigo no carro do meu alemão junto do alemão dela e a irmã. Andamos um pouco e chegamos no churrasco. Lá jogamos futebol, brincamos nos brinquedos e comemos. Chegamos em casa, descansamos, tomamos banho, comemos e vi um filme com meu alemão e irmão dele. Depois fui para cama.
Théo M.
23/09 - Passeando pelo Trier
Acordei 6:50 para ir para a escola, me arrumei e saímos às 7:10 de carro e chegamos às 7:20. Tivemos uma breve introdução sobre o intercâmbio e também vimos os horários dos passeios.
Logo em seguida visitamos o Anfiteatro de Trier e depois a catedral de Trier (TrierDom) e a prefeitura (Rathaus). Após conhecermos esses pontos turísticos tivemos tempo livre, primeiro almoçamos e depois vistamos uma sinagoga de Trier que é muito bonita. As 14:00, eu(rafael), Henrique Krepel, Anna Clara Daiha, Joana Fischer e nossos irmãos de intercâmbio, pegamos um trem para Luxemburgo. Demorou aproximadamente 50 minutos, quando chegamos fomos comer em uma pizzaria, chamada Vapiano. Quando fui pagar eu esqueci meu celular no balcão, e saímos do restaurante. Quando pegamos o ônibus eu lembrei e tivemos que pegar outro ônibus para voltar. Nós achamos o celular. Depois fomos
para um shopping chamado Auchan, comprei apenas material escolar. Saímos do shopping as 17:30. Pegamos um VLT, um tempo se passou e percebemos que estávamos indo para a direção incorreta, então pegamos um ônibus para a estação, demoramos 20 minutos, já eram 18:25 e o trem para Trier partia as 18:30 então corremos muito, mas não conseguimos entrar. Esperamos mais 20 minutos e finalmente entramos no trem. Demoramos 1 hora, mais que a ida, pois teve mais paradas. Cheguei em casa 20:00, tomei banho e fui dormir. Meu dia foi ótimo, até agora uns dos mais divertidos.
Rafael K.
24/09 - Ping Pong e UNO
Hoje, 24 de setembro, acordei 6:00, me arrumei, tomei café e fui para escola de ônibus. A aula começa às 7:50 e termina 13:05. O meu alemão (parceiro de intercâmbio) é da turma 9c. A ordem das aulas de terça-feira foi: Latim, Inglês, Alemão, Música, Biologia e Matemática. Depois voltei para a casa dele e almocei carnes e queijos lá. Mais tarde eu e Pedro fizemos um campeonato de Ping Pong com nossos alemães. Nós jogamos um jogo chamado UNO e depois eles foram para casa. De noite eu jantei um suflê de batata e depois dormi.
João Pedro M.
25/09 - Conhecendo lugares novos
Hoje, dia 25 de setembro, acordei às 5:50 com o som do meu alarme. Levantei da cama e me vesti. Deixei a mochila e o tênis separados na porta do quarto e subi para tomar café da manhã. No café da manhã comi uma tigela de cereal e alguns pedaços de abacaxi. Acabei de me arrumar então para ir para escola. Logo que sai de casa senti um frio na barriga. Estava muito frio. Caminhamos um pouco até a estação do ônibus. O trajeto até a escola demorou por volta de 30 minutos. Esperamos um pouco até a aula começar e quando o sino tocou, todos nós entramos no prédio. A primeira aula do dia foi biologia. Depois tivemos uma aula de química com as turma 9 pois meu colega de intercâmbio estava fazendo uma prova de inglês. Tivemos recreio após a aula de química em alemão. Voltamos para as salas e tivemos matemática. Descobrimos também que o professor de matemática também falava português. Logo depois tivemos uma aula de latim e por fim uma de alemão onde vimos um filme. Todos os alunos brasileiros e seus colegas de intercâmbio alemães foram então para a cantina. Após o almoço nós fomos caminhando pela cidade e conhecendo novos lugares. Conhecemos por exemplo a Porta Nigra e a Konstantinbasilika. Durante o tour pela cidade alguns alunos alemães do intercâmbio apresentaram alguns outros pontos turísticos de Trier para todos. Depois fomos em um grupo de quatro tomar sorvete. Pegamos um ônibus e voltamos para casa. Descansei um pouco, mexi no celular e logo fui para o mercado comprar algumas comidas pequenas para o lanche do dia seguinte. Fomos também á casa da avó do meu colega de intercâmbio. Ela me tratou super bem, mas infelizmente não pudemos ficar muito tempo pois o jantar já estava quase pronto. Jantamos batatas e cenouras doces fritas, um frango temperado e uma salada. Ainda tive o privilégio de poder comer um sorvete como sobremesa. Após o jantar fui tomar banho. Levei minha toalha para o banheiro, escovei meus dentes e fui dar boa noite para a família.
Pedro A.
26/09 - Cochem
Hoje nosso grupo fez um passeio para Cochem, uma cidadezinha perto de Trier com 5000 habitantes. De manhã cedo, nos encontramos na estação de trem. O trem tinha dois andares e nós ficamos todos juntos no de cima. Cantamos até parabéns para o aniversário de um dos alemães que nos recebeu e brincamos de alguns jogos. Em Cochem, nós subimos uma ladeira gigante que dava para o Castelo Reichsburg, o símbolo da cidade. A guia que nos deu um tour pelo castelo foi muito simpática e a construção era muito bonita. Achei interessante a história e como o lugar continuava bem preservado. A construção dele se iniciou no ano 1000. O castelo também era realmente grande. Depois do tour tivemos tempo livre e eu almocei em um restaurante com minha alemã e algumas amigas. Nós conversamos com os garçons sobre o intercâmbio e eles até nos deram sobremesa de graça. Cochem é uma cidade bonita, numa região vinícola com muitas casas benchamel, uma gracinha. A volta de trem para Trier não demorou muito. Como despedida, a família que me recebeu me levou para jantar em um restaurante muito bom no centro. Assim acabou a primeira etapa da viagem.
Carolina A.
27/09 - Koblenz & Burg Ehrenbreitstein
Hoje acordei as 7:00 da manhã. Quando fui tomar café da manhã o irmão mais novo da minha alemã ja tinha ido embora e eu e Duda não conseguimos se despedir dele.
Fomos para o lugar de encontro e quando chegamos todo mundo já estava no ônibus esperando a gente. Falamos tchau para os alemães e subimos no ônibus. Para a viagem nós juntamos todas comidas que recebemos.
Quando chegamos em Koblenz fomos para o “Deutsches Eck” que é quando o rio reno e o mosela se encontram. Subimos de bondinho em cima dele para chegar à Burg Ehrenbreitstein. Ela era muito grande e tinha uma vista linda que dava para ver o “Deutsches Eck” e a cidade de Koblenz.
Nós depois fomos para o centro da cidade e tivemos o nosso tempo livre que durou umas duas a três horas. Durante esse tempo compramos presentes, coisas que a gente precisava e comemos. Voltamos para o onibos e paramos na loja da “Haribo”. Todo mundo comprou bastante bala e enquando eu e algumas pessoas esperavamos os outros a chagar no onibos eu e alguns meninos começamos a jogar futebol.
Chegamos em colônia (Köln) umas cinco e meia da tarde e dividimos os grupos dos quartos. Quando a gente (meninas) estava esperando os meninos, eu e Helena começamos a jogar um pouco de bola. Nos fomos para os quartos e fomos nôs preparar para o jantar. A comida foi macarrão, que poderia estar melhor, e salada para quem quis.
Subimos para tomar banho e depois fomos todos para a sala de jogos. Jogamos bola, ping pong, totó e conversamos. As 9:45 a gente subiu para os quartos e nos preparamos para dormir as dez horas.
Olivia M.
28/09 - Tour cultural pela cidade de Colônia
Hoje acordamos entre 6 e 6:30 horas e fomos tomar café da manhã. Em seguida fomos primeiro de metro fazer um tour com uma guia brasileira ex aluna da Corcovado sobre a história de Köln. Ela falou sobre o porquê da construção da catedral e falou sobre a reconstrução e os detalhes da catedral. Como por exemplo a catedral ser construida em homenagem aos três reis magos. A sua construção se iniciou em 1248. Depois vimos o mosaico de Dionisio no Römisch Germanisches Museum, passamos no Wallraff Richards Museum, fomos na Hohenzollernbrücke com os muitos cadeados e que foi totalmente destruida na guera, fomos no Fischmarkt, vimos os comediantes Tünnes e Schehl (Tuninho e Vesguinho), onde seguramos o nariz de um e na mãodo outro para dar sorte, vimos a praça da prefeitura e varios casamentos no civil ali na praça, vimos a loja do perfume Farina, primeira eau de colgne de Köln e voltamos para catedral.
Depois disso nós subimos 533 degraus para chegar no topo da catedral. A vista é bonita mas tem muita escada para subir. Fomos no museu Ludwig de artes modernas, vimos obras de Gerhard Richter, famoso artista alemão e principalmente variasse obras de Pablo Picasso, que estudamos na escola neste ano. Após o tour pelo museu fizemos uma atividade inspirada em obras de Picasso. Desenhamos três rostos , recortamos e colamos e fizemos uma montagem como no cubismo. Depois tivemos horário livre em que todos puderam comprar em lojas e almoçar. Depois disso fomos a pé ao lonho do rio reno para o museu do chocolate, onde vimos a origem, fabricação, uso e o processo de embalagem dis chocolates. Também tivemos como provar chocolates. No final todos foram na loja da Lindt. Depois fomos de volta pra o albergue, nós jantamos e tivemos tempo livre onde pudemos jogar bola, Ping Pong, totó.
Voltamos pros quartos e dormimos.
Lucas J.
29/09 - Marksburg & Bubble Fussball
No nosso último dia em Colônia, tomamos café da manhã ás 8:15, depois de um tempo no ônibus, chegamos em Braubach, uma cidadezinha no rio Reno e fomos na Marksburg onde fizemos um tour. Descobrimos várias informações interessantes sobre os costumes da época da Idade Media e sobre os cavaleiros. Após conhecermos os ambientes do burgo, como cozinha, sala de armas e armaduras, quarto, sala de tortura, serralheria entre outros. Lá mesmo paramos para um pequeno lanche e depois seguimos viagem novamente para Colônia. Visitamos o museu do esporte, que é interativo, então pudemos jogar futebol, pedalar, correr, medir força, saltar entre outras atividades. Depois de uma pequena caminhada, entramos na catedral de Köln e apreciamos cada detalhe dessa imensa construção gótica. Almoçamos no centro da cidade e fomos para o Bubble Fussball, onde jogamos futebol dentro de uma grande bolha. Muito divertido, porém , cansativo. Todos suaram bastante. Voltamos para o Albergue, jantamos e arrumamos nossas malas.
Anna Clara Y. D.
30/09 - Autostadt Wolfsburg
Acordamos bem cedo hoje para podermos partir para Berlim. A viagem hoje é bem longa, no total são 9 horas. Mas na Alemanha é proibido dirigir direto em um número limitado de horas, por isso paramos em um posto de gasolina para almoço e para descanso do motorista. Fomos também para o "Cidade dos Carros", a AUTOSTADT da VW em Wolfsburg, onde vimos e entramos em carros luxuosos, como Bugatti, Lamborghini, Audi e Volkswagen.. A "cidade" apresenta exposições de carros de diversas marcas. De novo, alguém perdeu o celular, mas como da outra vez, encontramos no achados e perdidos de novo. Agora, seguimos viagem direto para Berlim, só mais 3 horas e meia. O albergue é excelente, tem tudo, de lazer a conforto.
Iann S.
01/10 - Fazendo compras na Capital
Hoje acordamos 7:30 da manhã e fomos tomar café da manhã no albergue. Estava muito bom. Depois nós pegamos o ônibus e fizemos um tour pela cidade explicado pela Barbara. Foi muito interessante e ela explicou tudo muito bem. Nós paramos no memorial em homenagem aos judeus mortos na Segundo Guerra Mundial e numa loja de chocolate chamada Ritter Sport. Vimos também a famosa East Side Gallery uma parte do muro com varios desenhos. Passamos por toda parte governamental em Berlin, na coluna da Vitória e no Potsdamer Platz. Depois disso a gente foi para o Museu do Muro de Berlim e vimos as fugas bem sucedidas da Alemanha oriental para a ocidental. Quando saímos do museu fomos para o Alexa, um shopping bem grande, onde almoçamos, compramos algumas coisas e jogamos boliche. Saímos do boliche e fomos para o Kurfürstendamm onde tinham várias lojas e a KaDeWe, um prédio de 7 andares muito grande com várias lojas. Vimos também a Gedächniskirche. Depois pegamos o ônibus e fomos para o albergue. Jantamos, brincamos e depois fomos dormir.
Rafael M.
02/10 - Um tour por Berlim
Hoje tomamos café às 8:00 da manhã e tínhamos que estar no ônibus para irmos para o Mountmitte às 8:45. O Mountmitte eh um lugar de arvorismo que tem 3 andares, com níveis diferentes de dificuldade. Achávamos que o tempo ia atrapalhar, pois estava chovendo e muito frio, mas felizmente a chuva parou. Quando chegamos lá, a monitora deu todas as instruções e começamos as atividades. No total ficamos 2 horas lá, foi uma atividade muito legal e todos nós amamos. Quando saímos de lá fomos pro zoológico, primeiro fomos pro aquário com o grupo todo e depois tivemos tempo livre para almoçar e passear pelo zoológico e ver os animais, esse zoológico é o único da Alemanha que tem pandas. Ficamos lá até mais ou menos 15:00. Depois de lá, fomos pro museu das ilusões, onde existiam várias atrações interativas que deixaram todos de queixo caído. Seguimos nosso tour por Berlim e fomos para o parlamento alemão, primeiro fizemos um tour com uma guia, que nos levou ao plenário, nos mostrou as inscrições/grafitis dos soldados russos nas paredes, nos levou na sala do partido verde e muito mais. Em seguida subimos até o topo da cúpula, utilizando um tour de áudio. Por sorte, estávamos lá na hora certa, pois pegamos uma vista linda de Berlim com o por do sol. Já tínhamos feito muitos passeios, então fizemos uma breve visita ao portão de Brandemburgo e a avenida Unter den Linden. Voltamos para o albergue, jantamos e fomos direto arrumar as malas, pois amanhã iremos para Dresden.
Maria Eduarda B.
03/10 - Schloss Sanssouci
Hoje tomamos café as 7:00 e tínhamos que estar no ônibus as 8:00. Saímos de Berlin e fomos para Dresden mas no caminho paramos em Potsdam para ir ao Schloss Sanssouci. Schloss Sanssouci é um castelo que costumava ser a casa de verão de Friedrich der Große, rei da Prussia. O castelo é de estilo rococó, lá encontramos um enorme jardim, o túmulo do rei e de seus 11 cachorros e visitamos os cômodos do castelo entre outras coisas. Quando o tour acabou nós lanchamos alguma coisa lá mesmo pois íamos pegar o ônibus novamente e iria demorar. Depois de mais ou menos mais 3 horas nós chegamos na Sächsische Schweiz em Dresden. Sächsische Schweiz é um conjunto de rochas que possuem em torno de 200 metros de altura, é um lugar bem bonito, que forma um cânion e ao fundo o rio Elba. Depois viemos direto para o albergue, no caminho passamos pela ponte Blaues Wunder, uma ponte existente desde 1893 e por 3 castelos bem visitados pelos turistas de Dresden. Assim que chegamos no albergue fomos direto jantar, a comida estava boa. Agora temos tempo livre nos quartos até 22 horas.
Luisa B.
04/10 - Gincana em Dresden
Hoje tomamos café as 8:30 e saimos do albergue as 9:30. Nosso dia hoje foi todo a pé, pois não podíamos usar o ônibus.
Saimos do albergue direto para o centro de Dresden, onde fomos em um museu Neues Grünes Gewölbe. Nesse museu vimos muitas obras de arte Incluindo quadros, esculturas inteiramente feitas de marfim, um caroço de cereja com 185 cabeças esculpidas nele e o maior diamante verde do mundo, além de muitas jóias em ouro com pedras preciosas. Algumas das coisas que vimos no museu foram utilizadas nas perguntas na nossa gincana. Apos o museu fomos ate o ponto de encontro para o começo da gincana. A gincana foi muito divertida e tinha como objetivo conhecer a cidade de Dresden. Durante a gincana conhecemos lugares como Zwinger, Augustusbrücke, Goldener Reiter, Stallhof e Brülerterasse. Dresden é uma cidade muito bonita que foi praticamente inteiramente reconstruída após a 2ª Guerra Mundial. O grupo ganhador da gincana foi o grupo verde (Ana Clara, Carolina, Caroline , Rafael Joachim e Theo). Apos a gincana tivemos tempo livre onde pudemos almoçar e ir na Altmarkt Galerie. Tivemos cerca de 2 horas e meia de tempo livre e as 15:45 voltamos ao ponto de encontro inicial (uma estátua na frente da Semperoper).As 16:00 horas começou nosso tour na Semperoper, que foi destruída durante a 2ª Guerra Mundial e reinaugurada em 1985. O interior da opera é praticamente inteiro feito de gesso e decorado com ouro. Apesar de algumas paredes parecerem de mármore e madeira elas na verdade são de gesso pintadas de forma que pareça madeira e mármore. O interior da opera é muito bonito. Dentro da opera cabem cerca de 1327 pessoas. Nosso tour na opera foi curto mais muito informativo e interessante. Depois do nosso tour voltamos ao albergue e jantamos. Nos arrumamos e as 6:20 saímos direto para a piscina de Dresden, assim que chegamos na piscina ficamos 2 horas. A piscina tinha uma parte interna e uma parte externa bem interessante, tem toboagua, canal de correnteza e muito mais. Voltamos da piscina tivemos tempo livre.
Caroline H.
05/10 - Carros do Futuro
Hoje o nosso dia começou cedo, acordamos por volta das 6:50 ou 7:00 horas pois tínhamos que ir para o café da manhã as 7:30. Após o café todos terminaram de se arrumar e fomos a pé para a nossa primeira atividade do dia, a “Conference Bike”, nessa atividade foram formados três grupos com 7 pessoas cada, em cada grupo um dos participantes dirigia e o resto ajudava pedalando, foi cansativo mas ao mesmo tempo muito divertido, apesar da chuva. Mais ou menos as 10 horas nós saímos da “conference Bike” e por conta da chuva dividimos o grupo em dois, uma parte ia direto para o tempo livre na Altmarkt Galerie e a outra voltaria para o albergue e trocaria de roupa pois, como havia chovido muito na primeira atividade muitas pessoas acharam melhor se trocar e ir seco para o tempo livre. Só puderam ir direto pro tempo livre quem trouxe roupa seca para trocar. Foram mais ou menos duas horas de tempo livre a Altmarkt Galerie é repleta de variedade de marcas ou restaurantes e até agora foi um dos melhores lugares de compra da viagem. Depois do tempo livre partimos para a próxima atividade, fomos a visita da fábrica da Volkswagen, lá foi possível ver varias partes da etapa de construção de um carro , principalmente dos carros elétricos, uma parte muito interessante da visita foi quando vimos os “carros do futuro” eles realmente impressionam. O “casamento” também é interessante quando a carroceria se junta ao motor. Muito legal são os robôs que fazem parte do trabalho. E por fim partimos para a última atividade do dia , que foi a visita ao museu da higiene, conhecido como “Deutsches Hygiene-Museum Dresden” lá vimos e aprendemos variadas coisas sobre o corpo humano, como por exemplo pudemos ver o feto humano em desenvolvimento, a alimentação do futuro, o primeiro raio-x, um pulmão artificial, escolha de parceiros, distúrbios alimentares e um ponto muito legal desse museu era que podíamos interagir e fazer experimentos como por exemplo podemos desafiar nossas mentes e ver se conseguíamos ficar sem pensar em nada, testamos nosso olfato, vimos a simetria do rosto, pudemos vivenciar como as pessoas mais idosas se sentem e muito mais. As 18:00 voltamos a pé para o albergue e então fomos direto jantar, após o jantar todos subimos e arrumamos nossas malas pois amanhã iremos pra Munique muito cedo, então depois de ter terminado de arrumar a mala tivemos mais um tempo livre e então fomos dormir cedo pois amanhã temos mais um dia pela frente.
Mila S.
06/10 - Schnitzel mit Pommes
O dia começou. Hoje, dia 6 de outubro, eu e Joana acordamos umas 7:00, nos arrumamos e 7:30 descemos para tomar café. E por fim partimos as 9:00 para München (com um pouco de atraso). Primeiro, a Bárbara, uma das nossas professoras que estão nos acompanhando, falou no microfone o que iriamos fazer hoje. Não fomos direto a München, mas sim a uma cidade pequena, que possui por volta de 115.000 habitantes. O nome é Regensburg. Tivemos tempo livre lá. Eu, e meus amigos Rafael, Mila, Henrique, Caroline e Luisa fomos almoçar em um restaurante, estava boa a comida. Então fomos embora as 15:00, entramos no ônibus e partimos para München. Demorou bastante mas finalmente chegamos em uma cidade perto de München, Sauerlach, ficamos hospedados lá, pois em München é muito dificíl de conseguir albergue e os albergues não são muito bons. Chegamos por volta de 17:50, ficamos arrumando as coisas e as 19 jantamos. Comemos Schnitzel mit Pommes. Então depois do jantar tomamos banho, ficamos conversando e as 22:30, nossas professoras nos falaram para dormir. Nos dias de trocas de cidades não fazemos tantas
coisas comparado com um dia normal, mas hoje foi bem divertido.
Gabriela S.
07/10 - BMW Welt
Hoje acordamos com o dia nublado, chuvoso e muito frio, assim que acordamos descemos para o café da manhã, a comida estava muito boa e tinha uma grande variedade de comidas.
Por volta de 7:30 saimos do albergue para nossa primeira atividade do dia, um tour pela Allianz Arena, mais conhecida como o estádio de futebol do time Bayern de Munique. Lá visitamos o campo, os lugares de torcida, os vestiários, vimos as camisas originais, demos uma breve passada pelo museu e por fim, fomos á lojinha, onde comprei um presente para meu pai e uma garrafa para mim.
Nossa segunda atividade foi o tour pela cidade feita pelos alunos, onde todos fizeram apresentações sobre os 10 pontos turísticos mais “conhecidos” aqui de Munique. Nós estávamos todos bem preparados e foi bem interessante ouvir os colegas como “guias”.
Quando acabamos o tour, Frau Barbosa nos levou ao ponto de encontro e marcou que horas deveriamos voltar para que seguíssemos com nossas outras atividades ao longo do dia. Tivemos 1 hora e meia
de tempo livre, onde eu e algumas meninas fomos almoçar juntas e depois eu, Olivia, Carol e Anna Clara fomos para uma loja de futebol, onde eu e Olivia compramos blusas, a minha do time Borussia Dortmund, e a dela, do Manchester United.
Nos encontramos depois do tempo livre, seguimos caminho para o museu da BMW que estava fechado pois estava em reforma, mas isso não nos prejudicou tanto, porque mesmo assim conseguimos ver os carros na BMW WELT.
Depois da BMW fomos para o Parque Olímpico, onde completamos mais uma etapa do nosso „Tagebuch“ (o diário de viagem) com um quiz sobre algumas informações do Parque Olímpico. Subimos a torre do parque e lá de cima dava para ver a cidade de Munique em uma vista panorâmica, muito bonita! Também vimos os diferentes estádios do parque olímpico de 1972, que é plenamente utilizado até hoje.
Por volta das 5/5:30 pegamos o ônibus para fazer nossa ultima atividade do dia, ir para a piscina, que era aquecida e cheia de atrações como um tobogã, correntezas, cachoeiras diversas, hidromassagens e muito mais. Foi bem divertido.
Voltamos pra o albergue e todo estávamos exaustos, embora todos quiséssemos ir para o quarto dormir, fomos direto jantar, pois senão o restaurante fecharia e ficaríamos todos sem comer. A comida estava uma delícia.
Depois do jantar, tivemos um pouco de tempo livre e fomos nos arrumar para dormir. Foi o dia mais longo e mais intenso da viagem, mas que aproveitamos muito bem.
Helena R.
08/10 - Zugspitze und Partnachklamm
Hoje igual a ontem tivemos que acordar cedo, pois as 7:30 tínhamos que deixar o nosso Hotel. Todos estavam muito animados para a programação de hoje, era um dos dias mais esperados, o dia da Zugspitze. A Zugspitze é a maior montanha dos Alpes alemães, tendo sua altura de exatamente 2.962m, sendo que ela se encontra na Áustria e Alemanha. Nossa viagem de ônibus durou em torno de 2h. Quando chegamos, de bondinho, visitamos o ponto mais alto da montanha para turistas. A vista não estava das melhores por causa da neblina, mas com o passar do tempo conseguimos ter uma visão um pouco melhor. Pegamos outro bondinho e fomos para uma geleira em que tivemos nosso tempo livre. Lá podíamos almoçar, tirar fotos e ,o mais legal, descer de trenó na neve. Aproveitamos muito essas horas de tempo livre, mas tivemos que continuar a programação. Em seguida pegamos uma espécie de trem e descemos a montanha. Dirigimos com o nosso ônibus novamente. Dessa vez até Partnachklamm, que é um desfiladeiro de aproximadamente 700m. Para chegarmos lá subimos com um bondinho, que passou sibre a floresta, e na descida fizemos uma caminhada de uns 4km até chegarmos ao tal desfiladeiro, que realmente era muito bonito. Por fim fomos a um trenó, porém não qualquer trenó, e sim um que fica preso em trilhos, foi muito divertido. Todos tiveram direito a duas descidas. Após esse dia intenso voltamos ao nosso Hotel, jantamos e logo em seguida tivemos s premiação da gincana de Dresden e já tivemos que preparar nossas malas, pois amanhã nós iremos deixar Munique e continuaremos nossa viagem.
Joana F.
09/10 - Meersburg
Hoje acordei por volta das 8 da manhã, me arrumei, tomei café, botei o que faltava na mala e fui para o ônibus. Na maior parte do trajeto descansei e conversei. Até chegarmos em Meersburg demorou mais ou menos 4 horas. Meersburg é uma cidade bem pequenininha, mas muito bonita. Infelizmente estava chovendo muito e não conseguimos ter uma vista muito boa, mas mesmo assim foi bom ter conhecido outra cidade. Lá foi nosso almoço. Às 3 da tarde mais ou menos voltamos para o ônibus e ainda faltavam 2 horas para chegar em Freiburg. Nesse tempo, jogamos um jogo muito legal e interativo com todo mundo, incluindo as professoras. Quando chegamos, subimos nos quartos, deixamos as malas e descemos para a porta do albergue para irmos jantar. Nesse albergue não tem jantar então fomos comer em um restaurante aqui perto, que tinha comidas típicas alemães. A comida estava muito boa. As donas são de Santa Catarina. Quando voltamos tivemos um pouco de tempo livre e depois fomos cada um para seu quarto dormir, pois estávamos muito cansados.
Maria Eduarda B.
10/10 - Europa Park
Acordamos aqui em Freiburg, uma cidade que tem por volta de 227.000 habitantes. Levantamos as 7:30, tomamos café da manhã e partimos para o tão esperado Europa Park. No ônibus ainda cantamos parabéns para o motorista e entregamos os presentes de aniversário que trouxemos para ele. Chegamos lá no parque por volta das 9:40 e então tivemos tempo livre dentro do parque. Nos dividimos em grupos e fomos aproveitar o parque. Primeiro eu e meu amigo Rafael fomos em duas montanhas russas muito legais, blue fire, uma de madeira (esqueci o nome), e a silver star. Depois encontramos um grupo e fomos almoçar com eles. Comemos bem rápido pois não queriamos perder tempo no parque. Então todos nós fomos nas montanhas russas de água, que molhavam. Eu não me molhei tanto. Depois repetimos duas montanhas russas que nos gostamos muito, foi muito legal, porém nos chegamos um pouco atrasados no ponto de encontro, pois ja estavamos na fila e queriamos muito ir no brinquedo mais uma vez. Depois fomos ao ônibus e voltamos ao albergue. No nosso albergue não tinha jantar, então tomamos banho e depois fomos a um restaurante italiano que tinha perto do albergue. Chegamos no albergue e dormimos. Hoje foi um dos dias mais legais da viagem, mas, infelizmente está acabando.
Gabriela S.
11/10 - Floresta Negra
A viagem, infelizmente, está chegando ao fim. Hoje tivemos que acordar mais cedo, pois iríamos sair às 8:00h. Após nosso café da manhã fomos de ônibus até o centro da cidade de Freiburg, uma cidade localizada no estado de Baden-Württemberg na floresta negra. A cidade é cheia de história por causa de sua existência desde o século XII. Lá no centro começamos a fazer um jogo pela cidade, em que respondemos perguntas e charadas que estavam no nosso diário. Primeiro visitamos a Catedral (Münster), em seguida a antiga prefeitura, as duas portas da cidade que ainda estão de pé do antigo plano da cidade, Schwabentor e Martinstor, entre outros pontos legais da cidade de Freiburg. Depois tivemos o nosso tempo livre, nesse período fizemos compras, almoçamos e passeamos. Então continuamos o passeio com o nosso ônibus e fomos para o Schauinslandbahn, que é o maior bondinho da Alemanha, o trajeto passava por cima da floresta negra e durava em torno de 16min. Quando chegamos lá em cima visitamos uma mina da idade média que era usada para retirar chumbo e prata, e mais tarde zinco. Hoje em dia é apenas um museu, lá vimos como diferentes modos de extração dos minérios funcionavam ao longo dos séculos. Depois subimos uma torre em que tivemos uma ótima vista da florestar e por sorte o tempo estava ótimo, em torno de 18°C e bem ensolarado. Voltamos para o nosso hotel, nos arrumamos e saímos para comer em um restaurante italiano, que por sinal a comida era muito boa, porém demorou para ficar pronta. Quando chegamos novamente no Hotel terminamos de arrumar nossa malas, por que afinal amanhã já é o dia do aeroporto.
Joana F.
12/10 - O último dia da viagem
Hoje, dia 12 de outubro de 2019, o grupo de Trier começa a se despedir da viagem, passou muito rápido, parece que foi ontem que eu me despedi dos meus pais, eu acordei 7:40 da manhã, tomei um banho e desci para o café da manhã, comi um bolo de chocolate e bebi um suco de laranja, depois disso, fomos para o Ônibus com nossas malas e nos preparamos para Heidelberg, no ônibus nós brincamos de um jogo em que tem dois times e tem que descrever as palavras e fazer mímicas, meu time foi o vencedor, foi muito divertido, nós ouvimos música, cantamos, conversamos e comemos um pouco e enfim chegamos em Heidelberg, Frau Barbosa nos mostrou dois lugares, uma ponte, que foi restaurada no ano passado, e desde então, é um dos locais mais interessantes e visitados de Heidelberg, de lá vimos o castelo de Heidelberg, onde fica o maior barril de vinho do mundo nós vimos também o Trinktor, que era onde os animais bebiam água na idade média, depois disso tudo, nós fomos para o tempo livre, onde eu e os meninos do grupo almoçamos no Pizza Hut, eu comi uma pizza mozzarella e bebi uma Coca Cola, depois disso nós fomos em algumas lojas, onde eu comprei um presente para meu pai e um para minha empregada, depois disso, nós entramos no ônibus onde pelas últimas horas nós nos despedimos da viagem, que foi com certeza uma das melhores da minha vida, eu e gabriela fizemos um discurso onde agradecemos a todos, e enfim chegamos no aeroporto.
Henrique K.