Diário de Viagem Darmstadt 2023

Gruppe Darmstadt.jpg
Gruppe Darmstadt2.jpg

15/09 - Primeiro Dia

Nosso primeiro dia de viagem foi cansativo, mas animado. Depois de 11 horas de voo,  chegamos em München às 13:42 carregando na bagagem muitas expectativas.
Pegamos o ônibus, que já  aguardava a nossa chegada, e lá ficamos jogando mimica e conversando, o que foi muito divertido.
Ficamos no onibus aproximadamente duas horas até chegarmos no local onde iriamos comer. Estávamos famintas. Comi o meu primeiro Frikadelle, um bolinho de carne típico alemão, com Batatas e molho barbecue. Enfim, a espera foi recompensada por um almoço gostoso.
Depois disso, seguimos viagem por mais duas horas e meia até Darmstadt.
Estávamos muito nervosos para encontrar as nossas famílias anfitriãs, mas no final deu tudo certo. A minha família é muito legal, jantamos em um restaurante indiano e estava muito gostoso. Depois fomos para casa, tomei banho e fui dormir.

Maria Fernanda V. (8R1)

Dar_1509 Maria.jpg

16/09 - Frankfurt

hoje o meu dia foi muito bom, de manhã eu acordei e tomei um cafe muito bom!! Depois a a gente foi para Frankfurt e lá eu fiz várias compras comprei um moletom lindo e algumas maquiagens também, a gente almoçou em um restaurante muito gostoso mas eu comi hambúrguer mesmo kkkk, depois de ter andando muito em Frankfurt chegamos em casa e ficamos lá um pouco, mas depois já saímos e fomos para um restaurante de comidas típicas alemã e tava muito gostoso eu comi Wurst mit Pommes, eu encontrei a Letícia e a Maria Clara!! Depois voltamos para casa já tarde eu tomei um banho e dormi.

Maria Eduarda B. (8R1)

Dar_1609 02.jpg
Dar_1609 01.jpg

17/09 - Holidaypark

Quando nós acordamos tomamos um café da manhã cedo porque a gente foi para o Holidaypark ( parque de diversões ). No parque foi muito divertido e tinha muitas atrações para irmos. Nós fomos seis vezes em uma montanha russa. Na última vez que a gente foi nessa montanha russa, o parque já tinha começado fechar e as atrações já tinham fechado a fila, mas a gente já estava lá dentro e éramos as últimas da fila. Quando chegou a nossa vez foi muito divertido, ainda mais porque no final nós gritamos "Noch eine Runde ( BIS )!" e a moça que estava controlando o brinquedo deixou a gente ir a última vez. No parque a gente comeu Brezel 🥨, que estava uma delícia, e algumas frutas que a mãe da Hannah ( minha Austauschschulerin ) levou, mas o melhor de tudo foi um palito de morangos com chocolate em volta que nós compramos no parque. Esse estava muito bom!!! Nesse dia eu conheci a melhor amiga da Hannah, que se chama Lea. Adorei ela!! Quando voltamos do parque estávamos bem cansadas, pois tinha sido um dia longo. Após comermos uma  pizza gostosa, tomei banho e fui dormir 💤 .

Maria Luiza

Dar_1709 01.jpg
Dar_1709 03.jpg
Dar_1709 06.jpg

18/09 - Primeiro dia de aula

Me chamo Leticia, sou da 8C1 e vou falar como foi meu dia no intercâmbio! Bom, hoje foi meu primeiro dia de aula. Nós fomos de ônibus para a escola e tive aula de alemão e biologia. Depois da aula, fomos em um passeio com a escola para conhecer Darmstadt e depois fomos comer com as nossas anfitriãs alemães e fazer comprar para comemorar meu aniversário que foi hoje! Muitos alunos e os nossos professores cantaram parabéns pra mim em várias línguas diferentes!! 🥳  Isso foi um pouquinho da nossa rotina aqui! Foi diferente do que costumamos viver no brasil, porém muito legal e muito interessante.

Leticia K.

Dar_1809 03.jpg
Dar_1809 02.jpg
Dar_1809 01.jpg

19/09 - Uma volta em Darmstadt

Hoje eu acordei cedo e fui para a escola. Chegando na escola eu já encontrei com as minhas amigas e depois cada uma foi para sua sala. Depois da aula eu fui para a minha casa e almocei. As 15:00 eu e a Olívia (a alemã) fomos para um super mercado fazer algumas compras. Depois voltamos para casa, e as 17:30 saímos de novo, mas desta vez com a família inteira, para um restaurante japonês. Demos uma volta na cidade e depois voltamos para casa. Quando cheguei em casa, tomei banho e fui dormir.

Valentina R. (8C2)

Dar_1909 01.jpg
Dar_1909 02.jpg

20/09 - Passeio de trem

Como a minha alemã está doente e não poderia ir ao passeio, então me arrumei e seu irmão me levou de trem para o ponto de encontro. Cheguei lá e alguns de meus amigos já haviam chegado e ficamos esperando até a hora de embarcar.
Pegamos dois trens até chegar em uma cidadezinha com várias plantações de vinho e lá pegamos um barco para dar uma volta no rio Rhein, nesse barco conseguimos comer um pouco mas logo precisamos descer pois iríamos ir em um teleférico, que nos levou para o outro lado da cidadezinha em que havia uma floresta que caminhamos e vários lugares cuja vista era linda. Mais para o fim do passeio pegamos o teleférico de volta e depois os dois trens. E foi nessa última estação onde todos foram com seus alemães para suas casas e eu fiz o mesmo mas sem a minha alemã. Após chegar em casa comi, tomei banho e como eu estava muito cansada dormi e acabei não fazendo nada com a Laura (alemã), que está doente.

Isabel T. (8C2)

Dar_2009 01.jpg
Dar_2009 04.jpg
Dar_2009 02.jpg

21/09 - Castelo Frankenstein

Hoje eu acordei as 06:00 e comi duas torradas com burela de café da manhã, estavam bons. As 06:55 sai de casa com a minha irmã alemã para pegar o ônibus, as 07:00 o ônibus saiu em direção a escola, cheguei as 07:40. As 07:55 as aulas começaram, primeiro teve duas aulas de física, no recreio eu comi alguns biscoitos que eu tinha comprado, depois teve duas aulas de inglês. No segundo recreio não comi, mas fiquei conversando com meus amigos, depois teve aula de política e por último aula de alemão.

Sai da escola, peguei um ônibus até um centro de Darmstadt, onde havia um shopping. O nome do shopping era Luisen Center, entrei no shopping com a minha irmã alemã para almoçar. Comi uma pizza de pepperoni numa loja chamada Ditsch. Depois disso eu e minha irmã alemã fomos a um parque e ficamos aguardando o pai dela.

Ele chegou e fomos ao Frankestein, é um espaço que conta um pouco da história do Frankestein, tem um castelo, mas infelizmente estava fechado. Depois disso fomos a uma montanha, onde perto de seu topo haviam várias rochas, onde podia escalar para subir até o topo da montanha. Voltamos para a casa, eu tomei um banho e fui para o karaokê. Foi bem divertido, não cantei, mas foi engraçado ver alguns dos meus amigos cantando.

Voltei para casa e fui para cama, meu dia foi assim.

Ricardo C. (8C1)

Dar_2109 02.jpg
Dar_2109 01.jpg
Dar_2109 03.jpg

22/09 - Phaeno e Potsdam

Dar_2209 02.jpg
Dar_2209 04.jpg
Dar_2209 06.jpg

Esse foi o dia que uma nova parte da viagem começou, uma parte que será intensa e cansativa, mas com certeza a mais legal! saímos de Darmstadt 7:50 da manhã, e ficamos 3 horas no ônibus antes de nossa primeira parada, lá a gente pode ir no banheiro e comer um lanche. ela durou 30 minutos. depois ficamos mais 1 hora do ônibus antes de chegarmos no centro científico Phaeno. ele tinha várias atividades interativas que ativavam todos os nossos sextos sentidos, ou também que necessitavam raciocínio, como os de matemática. por volta de 13:40 almoçamos no restaurante do museu, porque precisávamos estar no ônibus 14:15. infelizmente, não conseguimos cumprir com o horário combinado, atrasando 20 minutos. tiveram mais 2 horas de ônibus antes de pararmos no Schloss Sanssouci em Postdam, passamos 15 minutos tirando fotos e olhando a brilhante estrutura do castelo e seu jardim. chegamos no albergue as 19:15, jantamos, fomos para o quarto e dormimos, porque no dia seguinte sabíamos que seria um longo dia.

23/09 - Berlin

Hoje fomos visitar o muro de Berlim, onde nós tiramos fotos com uma famosa pintura pintada no muro. Nesse dia todo mundo adorou visitar o muro de berlin pq era um atraçao histórica para a Alemanha e para o Mundo. Logo depois fomos a pé para o Checkpoint Charlie onde visitamos um museu contando sobre berlin. Dentro no museu havia varios objetos históricos. Depois desse incrível museu fomos a loja de chocolate Rittersport, onde o chocolate era muito bom. Depois passamos 2h no Alexa que era um shopping e fomos tbm no kadewe. Esse dia foi bom.

Nickolas M. (8C2)

Dar_2309 02.jpg
Dar_2309 09.jpg
Dar_2309 10.jpg

24/09 - Brandenburger Tor

Hoje nós saímos do albergue por volta de 9 da manhã, fomos para um arvorismo muito legal.

Depois nós fomos almoçar em um restaurante mexicano. Saindo de lá, a gente foi para um museu de tecnologia e ficamos lá por uma hora. E seguimos nosso dia indo para o parlamento alemão, foi muito interessante conhecer aquele lugar, e lá também tinha uma vista muito bonita!

Por último, fomos até o Brandenburger Tor e fomos andando por ali até o metrô, voltamos para o albergue, jantamos, arrumamos nossas malas e dormimos.

Cecilia H. (8R2)

Dar_2409 01.jpg
Dar_2409 03.jpg
Dar_2409 05.jpg

25/09 - Currywurst

Hoje eu acordei um pouquinho atrasado 8:00 então arrumei tudo rapido e fui pro onibus porque era o dia que o grupo ia para Dresden mas primeiro iriamos para um mirante. Um tempo depois chegamos no mirante Sächisische Schweiz para ver a bastei e eu almoçei um Currywurst ( salsicha com curry ) e de sobremesa tomei um sorvete de baunilha. E la tiramos muitas fotos  Depois rodamos o mirante e voltamos pro onibus um tempo depois chegamos em um mercado para comprar comida. E antes de chegarmos no albergue fomos para o Semperoper um lugar onde fazem opera que é muito bonito. E depois fomos para o albergue.

Bernardo N. (8R2)

Dar_2509 01.jpg
Dar_2509 02.jpg
Dar_2509 03.jpg

26/09 - Dresden

Hoje nós acordamos às 7:00 para poder estar pronto até a hora do café da manhã, que começava às 7:15 e terminava as 8:00. Quando nós acabamos os nosso café da manhã em Dresden nós fomos para um local a onde a gente iria andar em uma bicicleta bem diferente, onde podia ter no máximo 8 pessoas.

Depois do passei de bicicleta nós fomos para a Frauenkirche onde nós vimos o local onde acontecem a ópera, foi bem curto essa parte do Frauenkirche mas logo depois que acabou a gente foi andando até o Vapiano, lá muita gente comeu comidas que também tem no Brasil como Cheesburger.

Depois do almoço a gente foi em um museu que era bem divertido que era o Deutsches Hygiene Museum. Lá a gente viu como funcionava várias coisas que tinham a ver com a higiene do corpo humano e do mundo também. Quando acabou esse museu a gente foi direto pro albergue para jantar, tomar banho, se arrumar, escovar os dentes e dormir para poder acordar com muita energia pro dia seguinte.

Dar_2609 02.jpg
Dar_2609 01.jpg
Dar_2609 03.jpg

27/09 - Neues Grünes Gewölbe

De manhã, fomos para um museu antigo, o Neues Grünes Gewölbe, que tinha várias coisas antigas e um diamante enorme. Depois fomos para próximo da Frauenkirche fazer uma gincana com perguntas sobre o local, as 4 equipes tinham que responder 10 perguntas o mais rápido possível, meu grupo acabou ficando em 2o. Depois da gincana foi o tempo livre que durou 2 horas, eu fui com meus amigos em várias lojas esportivas no shopping mas não compramos nada.

Após isso fomos para o museu e fabricada Volkswagen e para o zoológico. Depois fomos para uma praça cantar o parabéns pro aniversário da Maria Clara, fomos para o albergue, jantamos e fomos para os quartos dormir.

Arthur N. (8C2)

Dar_2709 02.jpg
Dar_2709 03.jpg
Dar_2709 04.jpg

28/09 - Regensburg

Hoje acordamos já na correria, arrumamos nosso quarto e descemos para o café da manhã. Às 8:00 entramos no ônibus a caminho de Munique, ficamos em torno de 3 horas no ônibus até que paramos em Regensburg (uma cidade pequena e muito antiga na Alemanha) para almoçar. Eu e minhas amigas comemos em um restaurante italiano e depois passeamos um pouco, todos os integrantes do grupo se encontraram em frente à catedral de Regensburg para entrarmos nela todos juntos. A catedral era muito bonita e grande.

Seguimos então a caminho de Munique, em menos de duas horas chegamos no albergue. Lá, fomos direto para os quartos, arrumamos as camas e botamos as malas. Depois nós jantamos, mas o jantar não me agradou. Era frango vegano. Então foi necessário que eu comprasse um cup noodles. Algum tempo depois fomos em um supermercado próximo para comprar alguns biscoitos e chocolates. Eu fui para o quarto, tomei banho, botei o pijama e fui dormir.

Maria Clara C. (8C1)

Dar_2809 03.jpg
Dar_2809 02.jpg
Dar_2809 01.jpg

29/09 - Munique

Hoje eu e o grupo fomos para o Allianz arena ( o estádio do time Bayer de Munique e foi muito legal nós nos divertimos muito lá. Depois fizemos um tour pela cidade apresentando os pontos turísticos que aprendemos em GL na escola, não gostei muito mas foi preciso fazer. Logo depois fomos para a fábrica da BMW não foi tão legal quanto da  volkswagen mas até que foi legal. Depois fomos para olimpiaturm ( é uma torre imensa de quase 300 metros fiquei até com um pouco de medo. Depois de lá nós fomos para o albergue e jogamos fifa na sala de jogos mas antes jantamos e depois do fifa fomos para cama dormir.

Antonio N. (8C1)

Dar_2809 01.jpg
Dar_2909 02.jpg
Dar_2909 04.jpg

30/09 - Zugspitze

Hoje eu acordei as 6:30 porque era o dia de ir ao Zugspitze, entao eu me arrumei depois de acordar e fui tomar café. Depois do café escovei os dentes e fui para o onibus, saimos do albegue umas 7 e pouca porque o Zugspitze é bem longe. Ficamos cerca de 2 horas no onibus e chagando lá pegamos um bondinho para chegar no topo da montanha, tivemos 30 minutos livre para ver a vista, mas tava nublado e não dava para ver muita coisa, depois descemos um pouco a montanha, para um lugar onde podiamos ficar livres, comer e ver neve. Depois do tempo livre descemos a montanha e pegamos um onibus para uma trilha no Partnachklamm, após a trilha fomos em um carrinho, tipo uma montanha russa que a pessoa ajusta a velocidade, cada pessoa pôde dar uma volta, depois pegamos no onibus e seguimos ao albergue, chegando lá jantamos e tivemos um tempo livre que eu passei na sala de jogos. Depois do tempo livre fui tomar banho e dormir.

Luca T. (8C2)

Dar_3009 01.jpg
Dar_3009 06.jpg
Dar_3009 04.jpg

01/10 - Freiburg

Hoje acordamos bem cedo e saímos do Albergue de Munique e fomos ao Albergue de Freiburg. No meio do caminho paramos num museu sobre Zeppeline (dirigíveis), que era muito perto da fronteira com a Suíça, em Friedrichshafen. Tivemos um tempo livre para almoçarmos e depois fomos ao Albergue de Freiburg. Teve um engano no número de camas no quarto mas tirando isso foi tudo bem legal.

Raphael P. (8C2)

Dar_0110 01.jpg
Dar_0110 03.jpg
Dar_0110 04.jpg

02/10 - Mina de Prata Medival

Hoje nós acordamos e fomos tomar café as 7:45. Às 8:15 nós saímos do albergue e fomos em direção da Freiburger Münster. Chegando lá nós fizemos um quiz com muitas perguntas e desafios com relação à cidade de Freiburg. Depois de acabarmos o quiz nós tivemos o tempo livre que durou das 10:30 até 12:30. Durante o tempo livre eu e Ricardo almoçamos hambúrguer no restaurante Five Guys. Após o tempo livre nós pegamos um teleférico e subimos em uma montanha. Em cima da montanha nós fomos em uma mina de prata onde está um museu sobre a própria mina. Essa mina tem mais de 800 anos e foi criada na idade média! Depois que saímos da mina pegamos uma trilha até um mirante onde podíamos ver uma bela vista. Após vermos a vista continuamos a trilha e descemos de volta ao ônibus e voltamos para o albergue.

João Gonçalves R. (8R1)

Dar_0210 02.jpg
Dar_0210 03.jpg
Dar_0210 04.jpg

03/10 - Europapark

No dia 3 de outubro eu estava muito animado. Nesse dia nós fomos no Europa Park. E no início eu tava com medo de algumas montanhas russas. Depois de ir na primeira, eu não fiquei mais com medo. A primeira montanha russa foi a da Mercedes que chega a 130km/h e eu fiquei meio angustiado na primeira decida. Logo depois nós fomos em diversas montanhas russa, porém elas eram mais sem graças. Teve a na Grécia que era de água e tinha uma boa queda livre e a da Rússia que você descia de costas e fica girando.
Depois desse brinquedo nós estávamos com fome, porém a chave do locker no qual tinha nossa comida e dinheiro estava com um colega nosso que não estava conosco. Quando achamos ele, comemos imediatamente. Depois fomos na montanha russa fire blue. Essa era o brinquedo mais brabo do parque. Eu já tinha ido nele com meu pai em 2018. Esse ano foi mais tranquilo que da última vez, mas fiquei achando que ia cair em um looping. Depois de zerarmos o parque, repetimos outros brinquedos.

Logo depois começou a chover e parecia que o dia ia acabar. No final parou de chover. E antes de nos encontrarmos com o grupo, consegui ir três vezes numa montanha russa, pois achei uma porta que sai já quase no início da fila. E no fim comi um sorvete e estava delicioso.

Joaquim B. (8R1)

Dar_0310 01.jpg
Dar_0310 02.jpg
Dar_0310 03.jpg

04/10 - Heidelberg & Haribo

Hoje nós acordamos cedo para pegar nosso ônibus de Freiburg até Colônia e então ficamos 2:30 no ônibus até chegar em Heidelberg, que era uma cidade muito bonita e tinha um rio em que as pessoas tiravam fotos. Tivemos tempo livre lá por 2 horas e nesse tempo eu fui em uma rua que tinha muitas lojas e lugares para comer e fiquei vendo tudo o que podia nela. Então seguimos viagem até um lugar muito perto de Colônia, Bonn, e paramos na loja oficial da Haribo para comprarmos bala. Então seguimos viagem para o nosso albergue e quando chegamos tivemos tempo livre nele. Eu e meus amigos fomos jogar bobinho na parte de fora do albergue e jantamos às 18:30. E esse foi nosso dia 19 da viagem.

João Guilherme M. (8C1)

Dar_0410 03.jpg
Dar_0410 01.jpg
Dar_0410 02.jpg

05/10 - Ludwig Museum

Hoje foi um dia muito legal. Acordamos 6:45 para sair as 7:30 para fazer um tour na cidade de Colônia com uma guia brasileira. Conhecemos vários lugares bonitos e fantásticos, mas o que eu mais gostei foi a Kölner Dom, que é a catedral de Colônia. Depois eu fui ao Ludwig Museum, um museu muito famoso com atividades interativas, como o workshop de desenho que fizemos.

David G. (8R2)

Dar_0510 01.jpg
Dar_0510 02.jpg
Dar_0510 03.jpg

06/10 - Um dia maravilhoso em Köln

Oi gente, manuzinha na área e hoje vou contar para vocês um pouco do nosso maravilhoso e último dia em Köln! Acordamos bem cedinho e tomamos um café da manhã nutritivo. Saímos do albergue as 8:05h, à caminho do castelo de Marksburg, mas era muito longe, então demoramos 1:50h para chegar lá. Ao chegar lá, conhecemos e aprendemos um pouco sobre como era a vida da realeza que lá morava naquela época. O tour acabou 11:05h e voltamos para o ônibus a caminho de Köln, onde tivemos o nosso tempo livre para almoçar e fazer compras. 15:15h nos encontramos de novo no ponto de encontro e fomos para um museu. Nós podíamos ir ou para o museu de chocolate ou para o museu de esportes (eu escolhi o de esportes). Lá tinha um ventilador que funcionava a partir de uma bicicleta, um campo de futebol, um ring de box, um simulador de surf etc. Para completar esse dia super esportivo, fomos para um campo onde podíamos jogar bubble fussball, que é um futebol onde você fica dentro de uma bola inflável (segue foto). Nós amamos essa nova experiência de vivenciar um esporte que a gente nunca jogou antes. depois um dia mega cansativo voltamos para o albergue e repomos nossas energias com um jantar delicioso (para a maioria) e fomos dormir porque depois desse dia tão intenso precisávamos de uma soneca.

Manuela H. (8R2)

Dar_0610 01.jpg
Dar_0610 04.jpg
Dar_0610 02.jpg

07/10 - De Köln para Ulm para Worms

Oii, aqui é a Helena e eu vou contar o que fizemos hoje! O dia começou um pouco mais tarde, já que nós saímos do albergue apenas 8:45. O café da manhã foi entre 8:00 - 8:25 (quando as chaves dos quartos foram entregues às professoras). Hoje fomos de Köln (Colônia) para Ulm, e fizemos uma parada no meio do caminho em Worms, uma cidadezinha onde vimos uma catedral e almoçamos. Nós chegamos em Worms 12:20hr e após 2 horas voltamos para o ônibus e continuamos o caminho até Ulm. Chegamos no albergue 17:30 e fomos direto para os nossos quartos. Nós jantamos macarrão à  bolonhesa às 18:00, e estava muito bom!! Alguns alunos foram ao Müller acompanhados da Frau Lima depois do jantar para comprar algumas coisas que estavam faltando. Tivemos uma reunião com todo o grupo para falarmos sobre as regras do albergue as 21:00 e após isso cada um foi para o seu quarto.

Helena V. (8R2)

Dar_0710 01.jpg
Dar_0710 02.jpg
Dar_0710 03.jpg

08/10 - A caminho do tesouro

Oi, galerinha, sou Manuzinha aqui de novo , dessa vez para contar um pouco do nosso primeiro dia em Ulm. Na verdade nós acordamos não tão cedo e 8:55 fomos para o ônibus a caminho de um barco que atravessava para a cidade de Konstanz. Era uma cidade muito bonitinha, mas nós conhecemos pouco dela, porque fomos em direção a ilha Mainau. 12:40 almoçamos na ilha, estava bem gostoso. ao final do almoço, encontramos todo mundo e as professoras nos deram um mapa da ilha e explicaram que a gente tinha que fazer um caça ao tesouro. E lá fomos nós, a caminho do tesouro! no início estávamos bem desmotivadas, mas depois percebemos que estávamos numa ilha tão linda e nos animamos para conhecer cada cantinho dela e assim completar o nosso caça ao tesouro. era um trabalho muito difícil a se fazer, pois tínhamos que ficar andando de um lado para o outro para achar as respostas. Nós trabalhamos em equipe e juntas fomos as primeiras a acabar o enigma. Fomos até o lugar do tesouro e recolhemos o nosso minúsculo prêmio kkkkk. Assim que todos acabaram fizemos todo o percurso de volta (igual o da ida) e chegamos no albergue.

Manuela H. (8R2)

Dar_0810 01.jpg
Dar_0810 04.jpg
Dar_0810 06.jpg

09/10 - Castelo da Cinderela

Nesse dia nós acordamos muito cedo para ir ao castelo da Cinderela ( castelo Neuschwanstein) nós tivemos que subir bem rápido pois se chegássemos atrasadas não poderíamos entrar já que éramos tantas pessoas. O castelo era muito lindo e com uma vista incrível. depois indo para Ulm paramos em uma cidadezinha chamada Memmingen onde tivemos tempo livre para almoçar. Come junto com a Duda em um lugar super famoso que a comida estava deliciosa. Voltamos novamente para Ulm E tivemos tempo livre para passear por Ulm. mais tarde voltamos para o Albergue todos bem chateados pois no dia seguinte iríamos embora.

Maria Luiza V. (8R1)

Dar_0910 01.jpg
Dar_0910 02.jpg
Dar_0910 03.jpg

10/10 - 12 horas no avião

Acordamos 4:30  para sairmos do nosso albergue de Ulm as 5:30. Ficamos 2 horas e meia no ônibus até chegarmos ao aeroporto de munique onde encontramos com os outros grupos para pegamos o voo de 12:00. Ficamos 12 horas no avião até chegamos 18:30 no aeroporto galeão. Ficamos 1 hora e meia na alfandega para depois rever as famílias. Eu tava com muita saudades da minha família então foi muito bom revê-los!