Diário de Viagem Grupo Wuppertal

Grupo Wuppertal.jpg

21/09 - Chegando em Wuppertal

Hoje, dia 21/9, foi o nosso primeiro dia na Alemanha. Nós chegamos no aeroporto de Frankfurt entre 15:00 e 16:00 local, e chegamos em Wuppertal, aproximadamente, às 18:40. Todos os alemães estavam nos esperando com bandeiras do Brasil e muita espectativa. A maioria das pessoas recebeu algum mimo de suas famílias alemãs.

Quando eu cheguei na “minha” casa, a minha alemã, a irmã dela e eu fomos ver o pôr do sol no condomínio delas.
Juliana F.

22/09 - Passeando com a família alemã

Nós acordamos nas nossas famílias alemãs e tomamos um café da manhã tipicamente alemão. Depois passamos o dia com elas, indo para lugares como parques de diversão, o zoológico ou um castelo.

A minha família é maravilhosa e super gentil. Ela também paga as nossas despesas, como os tickets dos brinquedos e a comida. A comida é muito gostosa. À noite, nós conversamos e vemos TV. Depois vamos dormir. O quarto é maravilhoso e a cama super confortável. De noite fica um pouco mais frio do que de manhã, mas eles têm aquecedores e cobertores.
Barbara M.

23/09 - Primeiro dia na escola

Hoje foi o primeiro dia de escola em Wuppertal para nós brasileiros. Alguns pegaram ônibus e  outros foram de carro para a escola. Tivemos duas aulas de manhã e depois foi o primeiro recreio, onde todos nós nos encontramos, inclusive, com os professores brasileiros Ivan e Clarissa. Logo depois, começaram as duas aulas seguintes. Essas duas aulas eram de espanhol ou de francês, dependendo de qual o seu alemão ou sua alemã tivesse escolhido. Quando as aulas terminaram, tivemos de novo recreio e depois aula dupla. Depois das duas últimas aulas, fomos para casa. Mas não todos; muitos brasileiros foram fazer 'shopping' no centro de Wuppertal com sua irmã ou irmão alemã(ão). Compraram entre eles roupa, tênis, acessórios, comida (é claro), etc. Alguns também  andaram no famoso "Schwäbebahn" - um tremzinho pendurado que anda sobre o rio Wupper. Ele funciona como um metrôzinho.
Mas infelizmente não dava para ficar muito tempo no centro; então, fomos para casa onde comemos e fomos dormir, para amanhã  fazermos um passeio para "Oberhausen".

Aina A.

24/09 - Obernhausen

Hoje nosso destino era Oberhausen. Depois  de chegar até a estação de trem de Wuppertal com nossas famílias, pegamos um trem até Dusseldorf e, de lá, outro trem até a estação Oberhausen Hbf e, ainda, mais um ônibus até o centro de Oberhausen. Todo esse percurso durou algo em torno de 1 hora e 30 minutos. Após tudo isso, chegamos no local de arvorismo, onde deixamos nossas mochilas e colocamos os equipamentos para fazer a 'escalada'. O instrutor nos mostrou como montar o equipamento de segurança lá em cima e depois fizemos um  treinanento. Até que,  finalmente, começamos a fazer a atividade de verdade. Depois de duas horas fazendo arvorismo, nos reencontramos e fomos para um museu com uma exposição.  Lá, tinham varias fotografias de montanhas no mundo. Além disso, tinha uma grande réplica de uma montanha no teto de cabeça para baixo, para podermos vê-la de um espelho no chão. Depois de subirmos bastante, tivemos uma vista linda de toda Oberhausen. Após tudo isso, fomos para um grande shopping center, onde ficamos por volta de uma hora. Então, tudo de novo: um  ônibus e dois trens. Porém, deu um problema com o bilhete no ônibus e acabamos perdendo o trem que iria nos levar de volta, demorando muito mais do que esperávamos. Mesmo assim, o dia foi bem legal!

Clara H.

25/09 - Último dia de aula em St. Anna-Schule

Hoje foi o segundo dia escolar do intercâmbio para o nosso grupo Wuppertal. Quando chegamos na escola, fomos para as nossas salas ter as primeiras aulas do dia. Em todos os recreios nós nos encontramos no pátio para conversas. Depois das aulas, cada aluno foi fazer uma atividade com a sua família, por exemplo, eu e o "meu alemão", parceiro de troca, fomos jogar mini golfe 3D. Nesse jogo de mini golfe, também foram o Bruno, a Lara, a Ana Beatriz e os "seus alemães". No final, fomos todos tomar sorvete. Foi tudo muito divertido. Eu tenho quase certeza de que todos os alunos que estão fazendo o intercâmbio em Wuppertal estão se divertindo muito!

João M.

26/09 - Despedida de Wuppertal

Hoje,  acordamos cedo e nos encontramos  às 9:00 para pegar o ônibus e visitar um espaço super interessante em  Witten, chamado 'Blue Beach'. Lá dentro, encontravam-se quadras de areia, enquanto outras  ficavam do lado de fora. Os campos tinham redes e gols para que pudéssemos nos divertir bastante e aproveitar a variedade de esporte que mais apreciássemos, como futebol, vôlei e jogos com raquete.  Além disso, também tivemos juntos um churrasco com várias saladas. As famílias trouxeram seus pratos de casa, onde comemos a deliciosa comida. Após este almoço coletivo, continuamos nos divertindo até o momento no qual nós e nossas famílias de intercâmbio retornamos para casa.

Vittorio P.

27/09 - Uma nova etapa

Oi, gente. Eu sou a Marcella. Hoje foi o último dia em Wuppertal com as nossas famílias. Nos acordamos bem cedo e fomos para um estacionamento para seguir para Freiburg! A despedida com as famílias foi um pouco difícil porque fizemos boas relações. Indo para Freiburg, íamos fazer uma parada em Stassburg, na França, porém, por causa da chuva, não conseguimos chegar até lá e fizemos um lanche em um Mc Donald's na estrada. Chegando em Freiburg, conhecemos o hotel, que por sinal é muito bom! Depois de nos acomodarmos, fomos jantar em um restaurante de comida típica alemã. Eu comi Schnitzel e batata. Até que voltamos para o hotel e fomos dormir.

Marcella M.

28/09 - Freiburg

Hoje foi o oitavo dia da nossa incrível viajem para a Alemanha 🇩🇪 e uns dos mais animados também. Nesse sábado o dia foi extenso e fizemos muitas coisas. Começamos acordando cedinho para o café da manhã e depois descemos para começar a nossa programação. Depois de comer, subimos pros quartos e nos arrumamos bem rápido. Depois disso, fomos pro ônibus e fizemos uma gincana bem legal sobre o Münster de Freiburg. Tínhamos que passear pela cidade procurando pistas e referências para completar o nosso diário e no fim conseguimos preencher todas as lacunas. Depois de um tempo, tivemos tempo livre, e então, nos dividimos em vários grupos pela cidade. Alguns passearam, outros fizeram compras, outros comeram e outros fizeram tudo isso! Partimos de volta para o ônibus em outra aventura!!! Agora nosso destino era a Mina de Prata de Freiburg. Para subir até lá, sim subir, tinhamos que andar em um bondinho 🚠 para chegar até o topo. No total eram 1200 m de altitude! Depois disso, seguimos uma trilha que nos guiava até a famosa mina. Lá dentro era molhado, frio, escuro e deveríamos usar capacetes para não batermos nas rochas. Aprendemos bastante sobre como os mineiradores viviam naquela época e como faziam para extrair a prata. Lá, todos sujaram seus sapatos de barro e foi bem estressante para alguns (eu em particular). Depois voltamos pra baixo, descendo de bondinho de novo. Pegamos o ônibus novamente e fomos para o hotel. Tivemos mais tempo livre, mas era só no hotel para nos arrumarmos para o jantar. Era pizza!

Bruno D.

29/09 - Europa Park

Hoje foi o nono dia da viajem pela Alemanha. Nós fomos ao Europa Park, um parque de diversão perto de Freiburg.

Acordamos por volta das 7:00 e em seguida descemos para tomar o café da manhã. As 8:30 saímos do hotel em direção ao Europa Park. Assim que chegamos (10:00 h) compramos os ingressos e obviamente tiramos algumas fotos em grupo. Logo em seguida nos dividimos em grupos para nos divertirmos no parque. Fui a algumas montanhas-russas, como por exemplo, a "Woden-Timburcoaster". Algumas horas depois, fomos almoçar na parte alemã do parque. O parque era dividido em áreas, cada uma de um país diferente. Após o almoço, meu grupo se juntou com outro e fomos a uma montanha-russa d’água. Após a montanha-russa, fizemos algumas compras e voltamos para o ponto de encontro (16:45). Assim que alguns membros do grupo que estavam atrasados chegaram, pegamos o ônibus de volta para o hotel.

Agora chegamos felizes com o dia no parque e vamos jantar em um restaurante italiano.

Alexandre L.

30/09 - Duas outras Cidades

Hoje acordamos bem cedo, pois tivemos que trocar de cidade! Viemos para Köln. Foi uma longa viagem, por isso paramos em uma cidade na França chamada Strassburg. A cidade era muito bonita e charmosa. Fomos em vários pontos turísticos, como por exemplo, na Catedral e depois tivemos tempo livre. Fizemos compras e almoçamos comidas típicas francesas. Depois de 2 horas, continuamos nossa longa jornada até o albergue de Köln. Quando finalmente chegamos na cidade, fomos direto para uma loja da Haribo. Chegamos 20 minutos antes da loja fechar, então tivemos que escolher e comprar as coisas muito rápido. Saímos da loja da Haribo e após 15 minutos já tínhamos chegado no albergue. Durante o caminho, houve a divisão de quartos então fomos direto para eles deixar as malas para jantar na sequência. Como estávamos todos cansados, jantamos e alguns tomaram banho. Depois ficamos conversando e fomos dormir!

Giulia H.

01/10 - O dia em Colônia

Hoje foi o décimo primeiro dia da nossa viagem.

Nós começamos o dia acordando às 6:45, porque o passeio para o centro de Colônia estava marcado cedo. Tomamos um café da manhã que estava muito bom, voltamos para nossos quartos e nos arrumamos para o passeio. Fomos para o centro de trem porque o ônibus estava indisponível nesse dia. Assim que chegamos na maravilhosa Catedral de Colônia, a nossa guia nos  encontrou e começou o tour. Ela explicou a história da catedral, da cidade e também de museus. Depois do tour maravilhoso, tivemos tempo livre de aproximadamente duas horas e meia. Nele, almoçamos e algumas pessoas fizeram compras. Assim que acabou o tempo livre, fomos para o "Ludwig Museum" de "pop art" e também outros tipos de arte,  onde conhecemos pinturas de Pablo Picasso e de outros pintores. Fizemos também nossa própria arte baseada em Picasso numa oficina. Tivemos mais uma hora de tempo livre e, às 17:00 horas, pegamos o trem de volta para o albergue para jantarmos lá. No final da noite, às 22:00 horas, voltamos para nossos quartos e fomos dormir.

Lucas R.

02/10 - As aventuras nas estradas

Hoje é o 12º dia da viagem. Acordamos às 6:30, tomamos café da manhã e fomos direto para o ônibus! Ficamos lá uma hora e meia, quando finalmente chegamos em nosso primeira passeio do dia que foi uma visita ao Marksburg - um castelo medieval. Fizemos um tour bem interessante. Logo depois, ficamos várias horas no transito e por isso não conseguimos visitar o tão esperado  Museu do Chocolate. Com isso, fizemos uma parada na estrada para almoçar. Após o almoço, demoramos mais três horas para chegar no futebol de bolha. Entramos nas bolhas e jogamos três partidas emocionantes. Logo após as partidas, fomos direto para o ônibus porque tínhamos que ir correndo para o jantar. Amanhã vamos para Berlim.

Francisco L.

03/10 - Phaeno Wolfsburg

Acordamos às 6:00, tomamos café da manha e, como tínhamos que viajar para Berlim, fomos direto para o ônibus. Depois de 4 horas viajando, paramos para visitar o museu de ciências em Wolfsburg - Phaeno. Depois de explorarmos o museu durante aproximadamente 2 horas, voltamos para o ônibus para finalmente chegar em Berlim. Após longas 3 horas, chegamos na esperada cidade. Como chegamos tarde, só deu tempo de chegar, arrumar as coisas e descer para jantar. Depois do jantar, subimos todos para os quartos para tomar banho e nos arrumar para dormir.

Bernardo F.

04/10 - Primeiro dia em Berlim

Oi, meu nome é Ana Beatriz e sou da turma 8R2. Hoje o blog do grupo de Wuppertal vai ser por minha conta! Às 7 da manhã fomos acordados pelos professores e tomamos café da manhã no próprio albergue. Depois, em torno de 8 e meia, saímos para iniciar a nossa programação do dia. Primeiro, passamos no East Side Gallery, onde todos tiraram várias fotos! Dando continuidade, tivemos um tour pela cidade de ônibus feito pelos professores e paramos no Brandenburger Tor (um dos pontos turísticos mais conhecidos de Berlim). Tivemos tempo livre no shopping Alexa, onde tinham lojas, restaurantes... Mais ou menos 3 da tarde, jogamos boliche lá e todos aproveitaram muito! Mais tarde, fomos passear em uma rua chamada Kurfurstenstrasse, onde tivemos novamente tempo livre (em torno de 1h e meia). As lojas eram bem grandes e  várias, como a

Adidas, Nike, Zara e inclusive a KaDeWe - uma de departamento. Saímos 7 da noite e partimos de volta para o albergue, assim finalizando mais um dia cheio e super produtivo da nossa viagem. Espero que tenham gostado. Muito obrigada pela anteção!

Com carinho,

Ana Beatriz, S.

05/10 - Mais um dia inesquecível em Berlim

Oi, meu nome é Lara. Eu sou da 8R2 e hoje vou contar um pouco do nosso segundo dia em Berlim.

Hoje acordamos às 7:15 e logo  descemos pra tomar café da manhã. Depois do café, pegamos nosso ônibus e fomos para o Mount Mitte, um arvorismo que se localiza em um dos principais bairros de Berlim: Mitte. Eu, particularmente, tenho uma conexão muito especial com essa cidade, pois morei nela por 1 ano, em 2017. Então, até o passeio de ônibus já me trazia memórias únicas e incríveis daquela cidade que tem um lugar especial no meu coração. Ficamos por volta de 1hora e meia no MountMitte, e logo depois fomos ao zoológico de Berlim, o "Berliner Zoo". Esse zoológico é internacionalmente conhecido por ter muitas espécies diversificadas de animais, portanto, não tinha como ser entendiante.

Logo depois, fomos ao Checkpoint Charlie, um ponto histórico muito conhecido na capital, que tem um museu com a história de diversas tentativas de fuga de moradores de um lado do muro para o outro, algumas que funcionaram e outras não. Ficamos cerca de 40 minutos lá e depois fomos para o Reichstag. Quando chegamos, ainda faltava um pouco para começar o tour, então, enquanto esperávamos, tiramos algumas fotos e visitamos um acampamento que estaria acontecendo do primeiro dia de outubro até o dia 6 para trazer a atenção das pessoas ao aquecimento global e a outras questões sobre o meio ambiente. Assim que chegou nossa vez, entramos no Reichstag. Lá, vimos a cúpula e o lugar no parlamento no qual os parlamentares se encontram para discutir assuntos políticos importantes. Além disso, o guia fez uma brincadeira com nosso grupo, falando que íamos conhecer a Angela Merkel e que eu seria responsável por falar 'Guten Tag' para ela. Admito que fiquei bem nervosa e até acreditei, mas assim que descobri que era uma brincadeira me senti mais calma. Quando terminamos nossa visita,  pegamos o ônibus e fomos para o hotel, onde logo jantamos e dormimos. Foi um dia bem cansativo, mas incrivel!!

Lara S.

06/10 - Jornada nas estradas

Chegamos em Dresden, a quarta cidade que visitamos aqui na Alemanha. Dia 16 da viagem, saímos de Berlim às 9:20 e passamos 6 horas no ônibus, com  destino a Dresden. No meio da estrada, paramos em um restaurante onde almoçamos e descansamos um pouco. Depois de mais tempo na estrada, tivemos uma experiência incrível. Fizemos um tour no castelo Sanssouci, em Postdam. Em geral, foi legal mas grande parte do passeio foi cansativo e com informações confusas. Depois de mais algumas horas de viagem, chegamos no hotel onde jantamos e nos divertimos jogando jogos e conversando na sala de convivência do hotel. Já está quase na hora de dormir...

Gabriela B.

07/10 - Primeiro dia em Dresden

Hoje, dia 7 de outubro, acordamos às 7:00 para tomar café e nos apressamos para sair pontualmente às 8:45, a pé, como previsto no programa. Visitamos o Neues Grünes Gewölbe, no qual começamos  nossa gincana de perguntas sobre Dresden. Depois, tivemos que passear pela cidade para descobrir as outras respostas e aprender curiosidades sobre o lugar. Tivemos um pouco de tempo livre, e retornamos ao nosso ponto de encontro na frente da Semperoper. Dentro da ópera, tivemos um passeio interativo com uma guia que nos explicava e questionava algumas curiosidades sobre o tempo, a história e a construção do teatro. Após isso, tivemos mais um pouco de tempo livre e voltamos para o hotel, onde jantamos e fomos a um lugar com várias piscinas aquecidas e não-aquecidas, toboáguas e muito mais. Foi um dia muito bom! Pudemos aproveitar muito as maravilhas deste novo mundo!

João P.

08/10 - Tschüss Dresden

O ultimo dia da penultima cidade começou com o café.  Depois disso, às 8:25 da manhã, saímos para uma conference bike. A ideia era legal, porém, o condutor às vezes falava algo sobre política que não tinha nada a ver com o passeio. O tour de bicicleta durou 2 horas e, depois disso, tivemos 3 horas de tempo livre para comer e passear. Às 15:30, nos encontramos na frente do Starbucks, nosso ponto cativo, e voltamos ao hotel para deixarmos nossas mochilas e continuar as atividades do dia. Logo após, fomos caminhando até o Deutsches Hygiene Museum, o museu de corpo humano interativo  de Dresden. Esse passeio foi um tour guiado, mas depois tivemos 20 minutos para voltar às partes do museu que mais nos interessaram. Às 17:15, voltamos para o hotel, onde jantamos. Depois do jantar, fomos receber os prêmios da gincana de ontem. Os dois grupos vencedores receberam cookies do Starbucks (nosso favorito) e bombons Ferrero Rocher. Já os outros só Ferrero Rocher. Por fim, voltamos para nossos quartos e  arrumamos a mala para irmos para nossa última cidade da viagem - München.

Clara H.

09/10 - Rumo ao último destino

Hoje foi nosso 19º dia da viagem. Fomos acordados pelo Ivan e pela Clarissa às 6:45 para tomar café às 7:00. Tivemos uma ida muito legal até a fábrica/museu da Volkswagen, onde nosso guia nos mostrou todo o processo de criação dos carros mais vendidos na Alemanha e no mundo, além de vermos belos carros ainda a serem lançandos pela empresa. Após isso, passamos algumas horas no ônibus indo em direção a nossa parada em Nürnberg, uma bela cidade histórica com muros medievais. Após mais algumas horas indo em direção ao nosso hotel no interior de München, fomos aos nossos quartos e tivemos um belo jantar típico da Baviera (estava uma delícia). Posteriormente, fomos aos nossos quartos para dormir, esperando nossa ida amanhã ao centro de München.

Arthur C.

10/10 - Um dia movimentado em München

Oi gente, Barbara aqui. Como vocês sabem,  vou contar um pouco do nosso dia pra vocês. O dia começou às 6:15, com muita preguica e cansaço. Porém, a gente fez um super tour pela Allianz Arena que animou a galera. Logo depois, o grupo foi para o centro de Munique para apresentar os trabalhos preparados nas aulas. Eram 10 duplas e cada uma teria que apresentar um monumento importante de Munique. As apresentações estavam ótimas e muito informativas. Depois do tempo livre, fomos para o Olympiapark e lá fizemos muitas coisas, como um 'quiz' do diário e as visitas ao BMW Welt e à Olympiaturm.  Depois disso tudo, já estávamos cansados, mas, mesmo assim, decidimos ir no Westbad, um lugar com piscinas, palmeiras e um tobogã. Foi muito divertido e um ótimo jeito de ficarmos mais próximos ainda do grupo. Quando a gente se cansava e ficava entediado,  inventava um outro jeito ainda mais legal de se divertir. Chegamos tarde no hotel e fomos direto comer. Depois de jantar, todos foram para seus quartos para descansar e se prepara para um novo dia.

Barbara M.

11/10 - Chegando ao fim da viagem

Hoje foi o nosso último dia na Alemanha junto com esse grupo incrível! Acordamos âs 7:00 para nos prepararmos para ir para a tão aguardada Zugspitze. Depois de colocarmos roupas bem agasalhadas, subimos por um bondinho com uma vista maravilhosa do Eibsee. Com de muita pressão no ouvido, chegamos e vimos uma vista incrível! Tiramos várias fotos, brincamos na neve e até fomos em um esquibunda. O almoço foi em um restaurante local da Zugspitze. Após muita diversão na montanha, descemos em direção à mais uma nova aventura na natureza: uma trilha! Pegamos um bondinho chamado Eckbauerbahn e partimos para a trilha. No meio do caminho, ela era meio desafiadora e cansativa, mas, no final, vimos uma vista maravilhosa nas montanhas com água correndo. No fim do dia, tivemos a sorte de ir no Sommerrodelbahn, uma pequena montanha russa bem divertida! Fechamos com chave de ouro nesse parquinho. Fomos para o hotel jantarmos, e depois, infelizmente, fizemos as malas para partimos de manhã cedo para Frankfurt e pegar um avião de volta ao Rio. Realmente essa experiência foi inesquecível e única. Antes de ir para Alemanha, eu estava com medo e não sabia se queria ir, pois o nosso grupo era o único em que as pessoas não eram tão amigas. Mas hoje criamos um laço tão especial com todos que não queremos ir embora! Foi um ensinamento para a vida, e eu posso dizer que hoje somos mais maduros e experientes. Além de aprendermos a ser responsáveis pelas nossas coisas e com nós mesmos, aprendemos que a vida pode nos surpreender! Somos pessoas melhores agora e mais preparadas para a vida. Agora fechamos uma aventura da nossa vida para começar outras!
Marcella M.

12/10 - O fim da viagem

Acordamos já preparados -quase prontos para o retorno ao Brasil. Estamos muito ansiosos para a volta, positiva e negativamente, pois amamos essa experiência inesquecível, mas também sentimos saudades dos que ficaram. Tomamos o café da manhã do hotel que estava maravilhoso e partimos cedo, a caminho de uma pequena cidade chamada Würzburg, onde tivemos longas duas horas para fazermos compras e aproveitarmos a brisa quente daquele lugar. Estamos agora no ônibus descansando, relaxando e ouvindo música enquanto aguardamos a chegada no aeroporto.

Também estamos pensando no reencontro que haverá com os colegas dos outros grupos. Como terá sido a viagem deles? Esperamos que possamos conversar bastante no voo. Até a próxima, Deutschland!