top of page

Diário de Viagem Grupo Saarlouis

21/09 - Dia 01 

Texto do Pedro Gabriel:

Hoje o dia começou no avião, onde tivemos ovo de café da manhã, porém acabei nem experimentando-o, pois estava dormindo ainda. Ao chegar em Frankfurt, nós desembarcamos e fomos ao encontro do ônibus que nos levaria a Saarlouis. Quando saímos do aeroporto e caminhávamos para o ônibus tivemos um contratempo, pois um membro do grupo ficou para trás no aeroporto junto dos outros grupos. Então, André voltou para buscá-lo e depois fomos para o ônibus. Chegando no ônibus, todos cumprimentamos o motorista, guardamos nossas malas, e fomos nos sentar. Não fizemos muita coisa dentro do ônibus, apenas jogamos Trunfo, comemos uns lanches e ouvimos música. Enfim, depois de cerca de 2 horas e meia no ônibus, finalmente chegamos a Saarlouis, onde todos encontramos nossas famílias alemães, e eu fui junto com os meus anfitriões jantar. Nós comemos em um restaurante Grego, lá eu experimentei uma variedade de comidas e bebidas diferentes, como o Appfelschorle (suco de maçã com gás), e o guardanapo também era bem legal, porque tinha umas traduções de palavras em grego para alemão. Depois disso nós fomos para casa.

22/09 - Dia 02 

Texto da Lis:

Hoje foi um dia bem agradável, o tempo ajudou muito nosso programa. Todos se encontraram as 10 da manhã na estação de trem de Saarlouis e fomos para a cidade de Merzig que é muito bonita.

Nossa caminhada começou, subimos uma trilha imensa pela floresta com árvores muito verdes, muitos ficaram cansados, mas valeu a pena quando chegamos no castelo Mont Clair da idade média. Uma senhora fantasiada de dama nos apresentou. Primeiro nos separamos em 2 grupos, um foi visitar como os cavaleiros e trabalhadores viviam lá, que foi muito interessante, pois vimos muitas coisas da idade medieval, coisa que não temos muito no Brasil, também subimos para o topo, onde tivemos acesso a uma vista linda. O outro grupo fazia um lanche (depois trocaram de atividade).

Quando todos terminaram a caminhada continuou, andamos muito (pelo menos era descida) e chegamos às margens do rio Saar, e através de uma balsa chegamos ao outro lado para continuar nossa trilha.

Subimos, então, um segundo morro, e bem no topo tinha uma torre, na qual subimos e pudemos ver a vista do rio Saar dando uma volta de 180 graus. 12 kilometros de caminhada que valeram muito a pena. 

Depois encontramos todos os pais por volta das 6 horas eles fizeram um churrasco típico alemão, com salsichas, frango bem temperado, bife, etc. E também as crianças fizeram um quiz sobre a Alemanha e o Brasil.

Com o sumiço do sol ficou bastante frio, uns 8 graus e sem nenhuma luz. E então fomos para casa.

Esse foi nosso incrível primeiro dia completo !!

23/09 - Dia 03 

Texto da Ana Victoria:

Hoje, sábado, fui de manhã jogar tênis com toda a família. Nos divertimos bastante. Depois fomos ao supermercado e compramos alguns doces. O almoço foi as 14:00 e uma hora depois pegamos o carro e fomos para Trier. Essa cidade é a mais antiga da Alemanha e tem muitos monumentos históricos. Visitamos as igrejas e instalações do rei. A cidade também tem uma vida noturna muita ativa. Chegamos em casa por volta das 21 horas e logo depois me deitei, pois o dia foi muito cansativo!

24/09 - Dia 04 

Texto da Drika:

Hoje, não me encontrei com minhas amigas e amigos e sim passeei com minha família alemã! Foi muito legal, pois fomos para um zoológico na França onde vi diversas espécies de animais e shows diferentes. Até vi a arara do Brasil e lembrei de casa! Demos risadas e tiramos varias fotos (porém estão na câmera do pai alemão, essas são do meu telefone). Enfim, meu dia foi ótimo, divertido e animado! Estou cheia de histórias para contar!

25/09 - Dia 05 

Texto da Clarice:

Hoje no dia 25/09 foi o nosso primeiro dia na Max-Plank Gymnasium, a escola em Saarlouis. Primeiro todo mundo foi para a aula com o seu alemão/alemã para começar o dia, onde passamos toda a manhã. O oitavo ano tem a cada duas semanas nove aulas na segunda-feira (de 7:45 até 15:20), o que aconteceu hoje. A escola é bem grande, eles têm dois prédios de salas de aula, uma cantina e duas quadras de esporte. A escola também é bem aberta e ampla, um pouco parecida com a nossa! No meio do dia, tem uma pausa de 45 minutos para os alunos almoçarem e fazerem dever de casa. Depois que as aulas acabaram, cada um foi fazer uma coisa diferente com sua família. Eu fui junto com a minha amiga e nossas alemãs passear na cidade, onde a gente comprou sorvete e fomos em algumas lojinhas. Então esse foi o nosso primeiro dia de aula na Max-Planck Gymnasium!

26/09 - Dia 06

Texto da Maria Paula:

Hoje, terça-feira, todos os alunos do nosso grupo foram para a escola normalmente e se juntaram depois com seus anfitriões alemães em suas respectivas turmas. Depois da primeira aula, todos nos encontramos com os professores Alba e André e andamos até a estação de trem. De lá pegamos o trem e fomos até uma fábrica de aço e ferro em Saarlouis, onde um instrutor nos mostrou a fábrica toda e nos contou um pouco sobre sua história. Conhecemos todos os pontos da fábrica, inclusive subimos até o topo dela, onde tem uma vista muito bonita. O instrutor também falou de várias coisas importantes sobre a história do lugar. Por exemplo, o dono da fábrica era amigo de Hitler e muitos judeus trabalharam a força lá e muitos também morreram e a fábrica foi importantíssima para a Segunda Guerra Mundial, pelo fato de que nela foram produzidos os capacetes dos soldados alemães. De certa maneira, ela tem grande importância para a história, sendo uma das fábricas de aço mais antigas da Europa. Por fim, voltamos a estação de trem e seguimos de volta para a escola, porém chegamos um pouco antes do final de aula e esperamos do lado de fora da escola a aula acabar para não entrarmos e atrapalharmos os outros. Depois todos seguimos adiante com os alemães.

27/09 - Dia 07

Texto do Felipe:

Hoje foi muito interessante, em primeiro lugar nós fomos à escola normalmente e assistimos todas as aulas e depois pegamos o ônibus para casa onde almoçamos. Depois disso, enquanto meu anfitrião alemão fazia o dever eu fui ver alguns vídeos, e quando ele terminou fomos para o kart, mas eu não pude dirigir pois estava com a mão quebrada...

Depois fomos para casa e pouco tempo depois nossos amigos (Antonio e Niclas) chegaram para comermos todos uma pizza juntos. Jogamos juntos até a hora da comida, que foi muito especial, pois a pizza que comemos foi feita por nós mesmos, e depois voltamos a jogar, até que chegou a hora de dormir, e então Antonio foi para sua casa com Niclas e eu e Simon fomos dormir.

28/09 - Dia 08

Texto do João Vítor e do Gabriel:

Hoje é o oitavo dia que estamos na Alemanha, acordamos cedo para poder pegar o ônibus que estava nos esperando na escola Max-Planck Gymnasium (para virmos para Munique). Ficamos um pouco triste, pois deixar nossos alemães e os amigos feitos na escola não foi muito fácil. Saímos de lá bem cedo para conseguirmos chegar o mais rápido possível, pois a viagem é longa. Durante a viagem fizemos uma parada em uma cidade de mais ou menos 100.000 habitantes chamada Ulm, essa parada foi feita para nós comermos, passarmos, fazer algumas compras e vermos alguns pontos turísticos. Lá existe uma linda catedral gótica que tem como característica mais interessante possuir a maior torre de uma igreja no mundo! Nesta parada tivemos um surpreendente encontro com nossa ex professora Frau Flaig, que encontramos em uma incrível coincidência! Depois da parada em Ulm seguimos nossa viagem para Munique e chegamos em cerca de 1h e 30min. A partir daí arrumamos as coisas no albergue, jantamos e ficamos por lá até o final do dia. Este foi nosso oitavo dia na Alemanha.

29/09 - Dia 09

Texto do Eduardo Rajo:
Hoje, dia 29/09, acordamos as 6:00 da manhã, e após nos arrumarmos fomos tomar café da manhã. Saímos do albergue às 8:00 para irmos ao Zugspitze (a montanha mais alta da Alemanha). Lá, nós andamos de trenó, comemos e apreciamos a vista. Depois do Zugspitze pegamos um pequeno trem que nos levou para o Partnacklamm onde fizemos uma pequena trilha muito bonita. Depois fomos a um lugar andamos em um carrinho com marcha que era como uma pequena montanha.

30/09 - Dia 10

Texto do Henrique:
Hoje acordamos, as 6:40, pois o café da manhã começava as 7:00. Tomamos o café e terminamos às 7:30. Entramos no ônibus às 8:00 em direção ao Allianz Arena. Quando chegamos lá foi um verdadeiro espanto. Eu, como amante e fã de futebol fiquei emocionado. Não acreditei que eu estava ali. Onde um dois maiores times do mundo joga e eu pude visitar cada detalhe. Ali fizemos um tour pelo estádio. Fomos no vestiário deles, era incrível. Depois fomos ao museu da BMW. Tinha uns carros muito bonitos. O Mini Cooper era incrível. Entramos em todos, e jogamos um joguinho de XBOX que tinha lá. Após disso fomos à uma torre enorme. Tinham exatos 186,2 metros de altura. Fiquei com um certo medo, mas deu tudo certo. Após disso voltamos para o albergue, jantamos e agora estou escrevendo isso. Daqui a uns 20 minutos iremos dormir.

01/10 - Dia 11

Texto do Leonardo:

Hoje nosso dia não foi muito produtivo, apenas acordamos mais tarde do que o horário normal, tomamos café da manhã, e fomos ao ônibus que nos levou a Freiburg. A viagem foi tranquila, paramos em uma linda cidade medieval chamada Meersburg, tivemos nosso tempo livre e fomos para o ônibus de volta ao hotel. No caminho, vimos muitas plantações de diversas frutas. Chegamos em Freiburg mais ou menos umas 17:30, jantamos, e ficamos andando pelo albergue até que chegasse a hora de nos deitarmos.

02/10 - Dia 12

Texto da Isabela:

Hoje acordamos cedo, por volta das 8:00 e tomamos café. Logo depois fomos para o centro de Freiburg, e fizemos uma gincana! Fomos divididos em grupos de 4 pessoas, e tivemos que responder um folheto! Foi bem legal, pois podemos conhecer mais sobre Freiburg e a história dessa cidade. Depois, tivemos 1:30hr, para comer, rodar a cidade, fazer comprinhas e tudo mais... Direto de lá fomos para um bondinho que levava a gente até uma mina de prata de cerca de 900 anos. Estava muito frio, mas todos nós estávamos agasalhados! Logo depois, fomos ao mercado perto do albergue onde compramos várias coisinhas. Depois voltamos para o albergue, e ficamos por lá mesmo. Jogamos Ping-Pong, totó, jantamos, e depois fomos dormir! O dia de hoje foi bem intenso, mas muito divertido! Adorei

03/10 - Dia 13

Texto da Maria Pimenta:

Hoje nós acordamos 7:45 e fomos direto para o café da manhã. Saímos do albergue às 8:15  e fomos direto para o Europa park ❤❤.Lá nós fomos em diversas montanhas russas como : Silver star ⭐, Blue fire🔥, Poseidon, etc. Fizemos uma pausa de 30 minutos para comer e tomar alguma coisa, mas nada muito pesado para não passarmos mal. Logo após isso, voltamos a nos divertir muito! Para mim e para o meu grupo a melhor montanha russa foi a Silver star, pois era muito rápida e tinha uma queda muito radical. Em todas as montanhas russas nós decidimos ir na primeira fila, o que foi muito mais divertido.Esse foi o MELHOR dia da viagem!

04/10 - Dia 14

Texto do Antônio:

Hoje saímos de Freiburg e fomos para a próxima parada em uma bela cidade universitária chamada Heidelberg. Depois fomos para Bonn. Bonn já foi a capital da Alemanha e só depois de vários anos do fim da divisão entre Alemanha ocidental e oriental é que Berlim voltou a ser capital. Em Bonn visitamos a loja da Haribo, nessa loja os doces tem desconto pois vem direto da fábrica que fica na região da mesma. Lá você encontra qualquer tipo de bala que você quiser. Depois seguimos para colônia e fomos direto para o albergue.

05/10 - Dia 15

Texto do Rafael:

Hoje nos tivemos que acordar às 8:00, pra ir tomar café às 9:00. Nós fizemos um tour em um castelo medieval com uma guia, um dos únicos castelos medievais da Alemanha que não foram destruídos pelas diversas guerras. Depois nós tivemos tempo livre na cidade de Koblenz, para almoçarmos, passearmos e fazer compras. Em seguida fomos para um futebol de bolha (Bublle-Fußball), que durou 1 hora e meia e foi bem divertido. E, por fim, viemos para o albergue, jantar e ficarmos juntos até a hora de dormir

06/10 - Dia 16

Texto do Stefano:

Hoje em Colônia nós tomamos café da manhã e pegamos um trem para conhecer a catedral. Lá fizemos um tour de 2 horas com uma guia que também é ex-aluna da nossa escola. Nessa visita nós vimos não apenas a catedral como também a ponte de cadeados e muitas outras coisas. Depois do tour entramos na catedral e depois tivemos tempo livre para passear e almoçar. Em seguida conhecemos o Ludwig museu, especializado em arte pop, e depois fomos ao de chocolate. Depois voltamos de trem para o albergue.

07/10 - Dia 17

Texto do do Eduardo Minoga:

Após uma frustrada tentativa de não dormir para passar a viagem de ônibus até Berlim dormindo, eu e meus amigos acordamos atrasados às 7 para as 8 da manhã. Arrumei minha mala em 5 minutos e rapidamente sai correndo para a recepção pra encontrar meu grupo. Tomamos uma bronca :(

Seguimos para o ônibus, lá eu apaguei feito uma luz, em seguida paramos em uma "lanchonete" para ir no banheiro: 0,75 CENTS PARA IR NO BANHEIRO! Que audácia me cobrar isso para ir ao banheiro! Bem, eu não tive opção... Após longas 4 horas de viagem chegamos no museu de ciências Phæno, um museu interativo, muito interessante e cheio de experimentos. Depois seguimos fomos em direção a Berlim e depois de outras 3 horas chegamos, jantamos e fomos dormir.

08/10 - Dia 18

Texto do Yann:
Às 9:00 da amanhã saímos do nosso albergue em Berlim e fomos com o ônibus para MountMitte (Um parque para fazer arvorismo). Lá, antes de começarmos a brincar, visitamos o memorial do muro: um trecho em que o muro ainda está de pé e que contam a história de pessoas que morreram tentando cruzá-lo. Depois de nosso tempo no MountMitte, fomos para o Berliner Zoo, e no caminho almoçamos. Depois do Zoo fomos para o Museum do Checkpoint Charlie: nesse museum aprendemos o que as pessoas faziam para sair do lado comunista. Mais tarde fizemos uma incrível visita ao Parlamento alemão, onde fomos recebido por um verdadeiro estudioso de política alemã. Ele nos contou muito da história do prédio e também nos explicou muito sobre o funcionamento da política alemã. Para terminar o dia, fomos comer Pizza com 3 ex-alunos do André e da Alba que nos contaram como é estudar e viver em Berlim.

09/10 - Dia 19

Texto de Axel:

Hoje acordei com o alarme do Cancella, enquanto me arrumava os outros ainda estavam acordando. Nós fizemos um tour por Berlim, visitamos o memorial do holocausto, vimos um vídeo sobre segunda guerra e outras coisas. Depois do tour nos deram mais de uma hora para nós almoçarmos e fazermos compra no shopping Alexa. Depois fomos juntos para o último andar do shopping para jogar boliche. Comecei bem e até fiz 2 strikes seguidos, mas acabou com o Pedro Gabriel em primeiro e eu em segundo. Por último fomos em um shopping de rico, bem chique, o KDW. Em seguida, jantamos em um restaurante italiano antes de ir pra o hostel.

10/10 - Dia 20

Texto do Gustavo:
Hoje nós saímos de Berlim em direção à Dresden. No caminho, paramos em Potsdam para conhecer essa cidade tão bela e almoçar. Lá nós visitamos o famoso palácio  de Frederico "o grande", conhecido como “sans souci”: sem preocupações em francês, pois este era o seu refúgio das guerras e dificuldades que este rei tinha que enfrentar. Lá nós vimos diversos estilos de arquitetura, mas o mais marcante foi o rococó. Nós vimos também a triste vida de Frederico através de quadros. Quando jovem, seu pai o abusava e o maltratava ao ponto de matar um dos seus amigos na sua frente.
Depois fomos para o lindo jardim onde ele  costumava passear e receber seus hóspedes. Era nesse jardim também (assim como em certos aposentos de seu palácio) que Frederico gostava de se dedicar a discutir filosofia, artes, astronomia, etc. Depois do Palácio nós seguimos viagem até Dresden e fomos para o albergue descansar.

11/10 - Dia 21

Texto da Letícia:

O início de nosso primeiro dia em Dresden amanheceu confuso. Talvez pelo hotel ser o melhor que visitamos, houve um geral atraso na questão de acordar. Felizmente, pudemos resolver tudo e depois de uma curta caminhada, chegamos a uma praça, onde as bicicletas em grupo nos aguardavam.

Dresden nos presenteou com um clima agradável e uma paisagem pitoresca. Nos organizamos em grupos e partimos para uma espécie de tour por esta cidade história muito danificada pela segunda guerra mundial. Devemos admitir, entretanto, que a diversão da atividade nova nos distraiu um tanto das informações. Depois de muitos gritos e risos em cima das bicicletas, foi hora de descer para três horas autônomas, onde os alunos saíram em grupos para comprar, caminhar e almoçar. Certamente, este foi um dos momentos mais proveitosos do dia, mas também, houve de chegar ao fim.

Partimos a pé até o museu da higiene de Dresden, que embora tenha este nome trata de muito mais. É um museu que expõe informações de forma interativa, falando sobre o humano em geral: o corpo, os estágios da vida, alimentação e etc. Neste museu, fomos guiados por uma moça, que elaborou as informações ali apresentadas, ajudando-nos a aproveitá-las.

Finalmente, retornamos ao hotel, onde, com poucas exceções (incluindo eu), fomos a piscina. Existe um clima esquisito pairando entre nós, por conta do término da viagem que se aproxima, e a estranheza que será abandonar está dinâmica, entretanto, não poderíamos estar aproveitando mais esta cidade, que neste pouco tempo de estadia tem sido extremamente boa conosco. :)

12/10 - Dia 22

Texto do Guilherme:

Hoje eu acordei às 07:30 para tomar café às 8:00. Fomos direto para a gincana do dia em que teríamos que descobrir informações sobre Dresden e alguns de seus marcos e que foi realizada no centro histórico da cidade. Lá nós nos dividimos em grupos que tinham que responder nove perguntas antes dos outros para ganhar. O meu grupo terminou em primeiro e vamos receber nossa recompensa amanhã, no fim de nossa viagem.
Depois disso tivemos tempo livre em grupos para comprar algumas coisas e almoçar. Em seguida visitamos um teatro que existe há muitos anos em Dresden chamado Semper Oper. Nosso guia Thomas nos ensinou um pouco da história desse teatro e de sua importância. Depois disso fomos para o albergue, arrumamos nossa mala para nossa viagem de volta pra casa, e, depois de tudo, fomos dormir.

13/10 - Dia 23

Texto da Juliana:

Ontem foi o nosso último dia de viagem e hoje estamos chegando no Rio. Depois de três semanas viajando pela Alemanha a maioria de nós já havia se acostumado com a rotina e acho que falo por todos quando digo que ficamos tristes de ir embora. Para tentar fazer do nosso último dia o mais proveitoso possível, apesar da relutância coletiva de partir, a escola realizou um último passeio. Paramos na fábrica de carros elétricos da Volkswagen e apesar da visita ter sido muito interessante estávamos, a maioria, muito cansados para realmente aproveitar. Depois disso enfrentamos quatro horas de ônibus até chegar a Frankfurt. Impressionantemente, o sentimento que dominava o nosso grupo era nervosismo, tínhamos medo de perder os amigos novos que fizemos e estávamos com saudades dos amigos antigos que haviam ficado em outros grupos. O reencontro dos grupos foi de longe a minha parte favorita do dia. Vários jovens se abraçando finalmente, depois de três longas semanas, reencontrando os amigos. O vermelho se misturando com o laranja que por sua vez se misturava com o amarelo e por ultimo com o verde, que foi o último grupo a chegar no aeroporto. Eu fiquei extremamente feliz de ver meus amigos de novo e devo admitir que senti muitas saudades. No voo de volta poucas pessoas realmente conseguiram dormir, estávamos muito animados. Conversas paralelas se faziam ouvir por todo o avião até altas horas da noite. Agora todos só queremos chegar logo no Rio. Assim que saímos da alfândega um mar de pessoas nos esperava do outro lado. Para qualquer lado que olhasse viam-se famílias se abraçando e comemorando a chegada dos filhos, ou então pais preocupados procurando os mesmos na multidão. Depois disso sinceramente não consegui prestar atenção em mais nada, porque logo avistei a minha própria família esperando por mim. Fiquei muito feliz em reve-los e admito que até chorei um pouco. Depois de nos despedirmos uma última vez dos amigos, cada família foi para sua casa esvaziando o aeroporto; cada pai louco para saber sobre a viagem do filho. Falo por todos os alunos do grupo de Saarlouis quando digo que essa viagem não poderia ter sido melhor.

FIM

bottom of page