Diário de Viagem Grupo Düsseldorf

WhatsApp Image 2018-09-21 at 14.09.20 (1

20/09 - Dia da chegada

Chegamos no aeroporto as 18:00 horas, para fazer check- in e passar na polícia, com tranquilidade. Embarcamos as 21:30 no avião da companhia Lufthansa, pois nosso vôo era as 22:00. Após 11 horas de vôo chegamos em Frankfurt, todos os grupos se despediram e partiram para suas cidades de ônibus para o encontro com suas famílias alemãs. Na minha família quando eu cheguei na casa, eles me mostraram tudo, jantamos e depois todos foram dormir. (Antonio P.)

21/09 - O Coliseu de Düsseldorf

Hoje acordamos na nossa primeira noite dormindo na casa dos alemães. Acordei meio nervosa para ver o que ia ser o café da manhã. Me serviram vários tipos de pães e eram todos muito bons. Nosso grupo combinou de nos encontrarmos às 8:00 da manhã no ponto de encontro para irmos ao nosso primeiro passeio em Düsseldorf. Fomos todos, alemães e brasileiros. Pegamos o S-Bahn para ir para Xanten.

O passeio foi super legal mas também um pouco frio, estava chovendo e com muito vento. Primeiramente deram um tempo livre para tomarmos um café quente ou comprar coisinhas pela cidade. Depois de todos chegarem fomos ver ruínas romanas nessa cidade. Eram todas muito antigas e com muito história. O que mais me chamou atenção foi a réplica do “Coliseu” em  que pessoas iam lá para verem disputas até que o adversário morresse. Já que não tinham redes socias naquela época, aquilo era a diversão deles.

Depois do passeio voltamos para o Düsseldorf e os alemães combinaram de todos irmos à centro da cidade comer e fazer compras. Pegamos o metrô e fomos na König Saale, uma rua muito famosa em Düsseldorf. É uma rua onde só pedestres podem andar e tem muita loja de grife. A rua era muito bonita.

Depois de fazer nossas compras em fomos comer em um restaurante Asiático. A comida era diferente e muito boa. Por volta das 18:00 todos nós voltamos para casa. Tomei banho e fui jantar com a minha família. Jantamos pizza e de sobremesa sorvete. Umas 20:00 horas jogamos um jogo chamado Dixit escutando músicas brasileiras (samba e bossa nova). Depois desse dia cansativo fui dormir. (Maria Fernanda M.)

WhatsApp Image 2018-09-21 at 17.05.45.jp
WhatsApp Image 2018-09-21 at 17.05.45 (1

22/09 - Concerto em Kaiserswerth

Hoje eu acordei às 9:00, me arrumei e tomei café da manhã com a minha família alemã. Depois eu, Clara (minha alemã) e Anna (sua irmã mais nova) jogamos Monopoly. Quando acabamos de jogar eu, Anna e Verena (mãe da Clara) fomos para o centro de Düsseldorf (Clara teve que ficar em casa estudando Mathe com o pai). Lá nós fomos em uma feira e depois passeamos. Em seguida fomos para casa e almoçamos todos juntos. Depois do almoço fomos para Kaiserswerth. Então fomos para um concerto. Quando o concerto acabou voltamos para casa, jantamos e fomos dormir.
(Maria Eduarda P.)

WhatsApp Image 2018-09-22 at 17.54.48.jp

23/09 - Culinária alemã

Hoje eu acordei 12:00 e fui tomar café da manhã com minha alemã e seu irmão. Nós comemos cereal e pão com Nutella e bebemos suco de laranja. Às 13 horas chegaram seus amigos e os brasileiros na casa dela (do pai). Nós conversamos e jogamos cartas. Depois fomos almoçar em um restaurante chamado Vapiano e aproveitamos para levar o cachorro dela. Comemos uma pizza marguerita e voltamos para casa. Em casa jogamos “eu nunca” e eu perdi. Às 17 horas todos foram embora e eu tive que arrumar minhas coisas, pois íamos para a casa de sua mãe. A casa é bem grande e a mãe dela é bem legal. Jantei super bem e agora irei tomar banho e depois dormir.

(Gabriela B.)

WhatsApp Image 2018-09-23 at 18.53.13.jp

24/09 - Tudo muito organizado

Hoje foi o nosso primeiro dia de aula. Foi muito legal conhecer um pouco da cultura alemã. Tudo muito organizado, diferente do Brasil hahahahha. A aula passou bem rápido e eu voltei de bicicleta pra casa (assim como eu fui para a escola). Chegando em casa eu e minha alemã fomos até a casa de uma amiga dela para entregar os deveres, já que ela estava doente.
Voltamos para casa e com isso minha mãe alemã levou nós duas para um supermercado onde elas compraram chocolates para mim hahahaha. Fiquei muito feliz e agredeci bastante...
Depois de chegarmos em casa do mercado fomos para um Rio chamado “Rhein". É bem perto daqui então conseguimos ir andando! Lá encontramos o Pedro e os seu alemão Lukas. Foi bem divertido!! Conversamos sobre coisas típicas do Brasil, músicas, comidas...
Quando voltamos para casa, comemos, tomei banho e depois fui dormir! :)
(Maria Eduarda S.)

WhatsApp Image 2018-09-24 at 16.53.44.jp
WhatsApp Image 2018-09-24 at 16.53.45.jp
WhatsApp Image 2018-09-24 at 16.53.45 (1

25/09 - Zoológico

Hoje acordei às 7 horas da manhā e fui direto para a escola. Lá os alunos se encontraram com os professores e fomos ao zoológico de Duisburg. Tiramos fotos de animais, foi muito divertido! Um tempo depois nós nos encontramos e fizemos um jogo de futebol entre brasileiros e alemães. (João Pedro C.)

WhatsApp Image 2018-09-26 at 14.07.44.jp
WhatsApp Image 2018-09-26 at 14.07.44 (1
WhatsApp Image 2018-09-26 at 14.07.44 (2

26/09 - Fortuna Düsseldorf vs Bayer Leverkusen

Hoje fomos todos para a escola. Algumas turmas começaram só no segundo tempo de aula. A turma 8B teve Alemão, Chemie e Artes. Todos acabaram na sétima aula. Depois a maioria foi para casa, mas alguns foram para o Fernsehturm e comer alguma coisa lá. O resto do pessoal foi para casa porque tinha jogo de futebol às 6:30 do Fortuna Düsseldorf, que era o time da cidade, contra o Bayer Leverkusen. O jogo foi muito legal, mas Düsseldorf acabou perdendo.

WhatsApp Image 2018-09-27 at 04.19.05.jp
WhatsApp Image 2018-09-27 at 06.24.15.jp
WhatsApp Image 2018-09-27 at 03.55.21.jp

27/09 - Um grande dia

Hoje nos despedimos de todos nossos anfitriões alemães. Alguns se emocionaram muito, outros só se despediram tranquilamente. Mas no fundo todos ficamos muito felizes porque agora vamos apenas ficar um com os outros e passear, mas claro com aprendizado.
Assim que chegamos em Colônia fomos ver um ensaio aberto da filarmônica e depois fizemos um tour para saber como os artistas se preparavam para um show.
Depois fomos a um museu esportivo onde alguns jogaram futebol, além de olhar o museu, e outros apenas apreciaram o museu, que tinha recordes e alguns objetos, como chuteiras. Depois disso almoçamos e alguns fizeram compras.
Após as compras finalmente chegamos ao albergue, onde descansamos e jantamos.
Hoje foi um grande dia.
(Joāo Francisco P.)

WhatsApp Image 2018-09-27 at 15.36.18.jp
WhatsApp Image 2018-09-27 at 15.36.17.jp
WhatsApp Image 2018-09-27 at 15.37.34.jp

28/09 - Meu Aniversário

Hoje acordei às 6:50 e fui tomar café da manhã. Hoje foi o dia do meu aniversário, cheguei no café e cantaram parabéns pra mim. Após o café fomos para a catedral de Colônia. Fizemos um tour pelos arredores conhecendo um pouco sobre a história da cidade e da catedral. Fizemos uma breve visita à catedral após o nosso tour.

Depois de todas essas visitas nós fomos para um museu de arte em que tinham quadros de grandes pintores como picasso, e fizemos um trabalho de pintar quadros e depois recortar e fazer uma colagem. Depois do museu fomos dar uma volta na cidade e fazer compras. Voltamos ao albergue mais tarde e jantamos, cantaram novamente parabéns e comemos uma torta muito boa de chocolate com avelã. Esse foi o dia de hoje. (Pedro G.)

WhatsApp Image 2018-09-28 at 18.00.32.jp
WhatsApp Image 2018-09-28 at 18.00.31.jp
WhatsApp Image 2018-09-28 at 18.00.33.jp

29/09 - Marksburg & Bubble Fußball

Hoje tomamos o nosso segundo café da manhã no nosso albergue em Colônia para ir direto para um castelo medieval chamado Marksburg. Ele é gigante e muito bem armado para aquela época. Além de tudo isso, ele é famoso por ser um dos únicos castelos que nunca foi invadido.
Depois voltamos a Köln para jogarmos Bubble Fußball (futebol que jogamos em bolhas infláveis). Foi muito engraçado e divertido.
(Bruno T.)

WhatsApp Image 2018-09-29 at 18.46.33.jp
WhatsApp Image 2018-09-29 at 18.46.32 (1
WhatsApp Image 2018-09-29 at 18.46.32.jp

30/09 - Phæno

Hoje acordamos às 7:00, tomamos café, arrumamos cada um o seu quarto, fechamos as malas e às 8:30 partimos para Berlim. No ônibus estávamos todos cansados e alguns dormiram. Durante a viagem nós paramos por cinco minutos no estádio do Borússia Dortmund, depois por meia hora em um mini mercado para nós irmos ao banheiro e para o motorista do ônibus descansar. Fomos depois para Wolfsburg, onde fica o museu “Phæno”, que visitamos até 16:15. O museu era muito legal pois as exposições são interativas. Nós almoçamos lá. Depois do museu nós seguimos a viagem. Às 20:00 chegamos no nosso albergue em Berlim, jantamos e logo depois fomos para o quarto. O albergue é grande, a comida é boa e o quarto é bom e grande.
(Andre K.)

WhatsApp Image 2018-09-30 at 17.37.38 (3
WhatsApp Image 2018-09-30 at 17.37.38 (2
WhatsApp Image 2018-09-30 at 17.37.39 (1

01/10 - Um tour por Berlim

Hoje, dia primeiro de outubro, acordamos cedo. Tomamos café às sete da manhã. Pegamos o ônibus e fomos fazer um tour por Berlim. No ônibus nossos professores começaram a contar um pouco da história de Berlim. O primeiro ponto em que paramos foi o “East Side Gallery”, pessoalmente achei o ponto mais bonito de todos. E esse ponto tem muita história para contar. O segundo foi o memorial aos judeus mortos na Europa, achei o mais “triste”. Em caminho ao terceiro e quarto ponto vimos várias embaixadas, como a da França, Áustria e Inglaterra. O terceiro ponto foi o portão de Brandemburgo, pessoalmente não achei nada demais. O quarto ponto era bem do lado, dois minutos andando. Achei bem interessante a topografia de terror. No caminho do próximo vimos a casa de concerto de Berlim, o Checkpoint Charlie e também uma igreja. A torre de televisão foi muito legal, mas fiquei com um pouco de medo, pois subimos 203,78 metros. Lá de cima conseguimos ver a cidade inteira, foi muito lindo. Logo depois tivemos nosso tempo livre no Alexa Shopping. Lá almocei no MC’ Donalds e fiz umas compras. Quando o tempo livre acabou o grupo se separou em dois: um queria ir para o boliche e o outro para o museu de ilusão. Fui para o museu, porque no Rio temos também boliche. Andamos uns quinze minutos até o museu. Foi muito bom, porque era interativo, podia tirar fotos e não foi cansativo, nem chato. O “experimento” mais legal foi um quadro, que com a ilusão de ótica parecia que estava se mexendo. Depois os alunos que foram no museu comeram um crepe doce. Na volta para o nosso albergue vimos o Bahnhof Potsdamer Platz, o zoológico, o Kaufhaus des Westens ( KaDeWe ) e também uma rua cheia de lojas de grife. Chegamos no albergue por volta das 18:40. Fomos nos arrumar, para estar às 19:15 no jantar. O jantar não foi tão bom, em comparação ao de ontem. Logo depois fomos para o quarto dormir. Hoje o dia foi muito bom, mas bem cansativo. (Jonas L;)

WhatsApp Image 2018-10-01 at 17.44.30.jp
WhatsApp Image 2018-10-01 at 17.44.30 (1
WhatsApp Image 2018-10-01 at 17.44.29.jp

02/10 - Checkpoint Charlie

Hoje acordamos e fomos tomar café às 8:00. Logo depois voltamos para os nossos quartos, pegamos nossas mochilas e partimos para Mountmitte, que era um parque de escalada. Admito que o parque de escalada foi muito divertido e todo mundo gostou. Após isso o grupo tinha duas opções de visita: ou visitar o zoológico ou ir ao museu de espionagem. Um pedaço menor do grupo preferiu ir ao museu de espionagem e o outro pedaço foi ao zoológico. Eu fui ao zoológico e gostei muito, pois tinha bichos que eu nāo havia visto entāo foi uma experiencia muito boa e lá no zoológico mesmo tinha um restaurante onde comemos e enchemos nossas barrigas. Depois fomos buscar a outra parte do grupo para ir ao Checkpoint Charlie. No Checkpoint Charlie vimos as estratégias que as pessoas tentavam usar para atravessar o muro de Berlim. Depois fomos para a loja de chocolate Ritter Sport, onde cada um fez a sua compra de chocolate. Após isso tudo nos dirigimos ao parlamento, onde vimos onde sāo os debates políticos e etc....
Depois do parlamento Voltamos para o albergue, comemos e arrumamos nossas malas para ir à próxima cidade da Alemanha. (Gabriel R.)

WhatsApp Image 2018-10-02 at 18.01.13.jp
WhatsApp Image 2018-10-02 at 18.02.05.jp
WhatsApp Image 2018-10-02 at 18.11.41.jp

03/10 - Glinicker Brücke

Hoje acordamos, terminamos de arrumar a mala e fomos tomar café lá pelas 8:00.
Saímos do albergue às 8:50. Logo depois fomos para “Glinicker Brücke”, uma ponte onde se trocava espiões. Foi uma parada muito rápida, menos de 5 minutos. Estava muito frio. Depois fomos para um passeio no castelo “Sans Souci”. Lá era muito bonito. A parte de fora do castelo tinha várias estátuas lindas e flores maravilhosas.
O que ninguém gostou foi o tour que fizemos dentro do castelo, que foi um pouco chato, pois o guia enrolava muito. Andamos um pouco mais de ônibus, fizemos uma parada para comer e em duas horas chegamos em Dresden. O albergue é muito bonito e os quartos sāo enormes! Todos adoraram. Às 19:00 fomos comer e ficamos em um quarto conversando até às 22:00 e logo depois fomos dormir. Foi um dia bem legal!
(Isabella T.)

WhatsApp Image 2018-10-03 at 15.10.36.jp
WhatsApp Image 2018-10-03 at 15.10.35.jp
WhatsApp Image 2018-10-03 at 15.10.35 (1

04/10 - Passeando em Dresden

Hoje, saimos do albergue por volta das 9h da manhã. Fomos a pé até o centro de Dresden, onde nos dividimos em quatro grupos para fazer uma gincana. Eu achei a gincana um método legal para conhecer a cidade e seus pontos turísticos, porém foi bem cansativo, pois tinhamos que correr. Depois da atividade, tivemos três horas de tempo livre para comer, fazer compras, e passear pelo shopping. Após o tempo livre, nós visitamos a Semperoper, um teatro enorme e muito bonito, localizado no centro. No teatro, fizemos um tour guiado de 45min, onde aprendemos bastante sobre a arquitetura e história do lugar. Por volta das 17h, voltamos para o albergue. Às 18:30h jantamos, e às 19:30h fomos para uma piscina pública de Dresden, onde ficamos até às 21:30h. Havia várias piscinas do lado de fora e de dentro do edifício. Eu achei muito bom! Chegamos no albergue e já fomos direto para nosso quarto dormir. Hoje o dia foi muito animado, porém bastante cansativo.
(Luanna T.)

WhatsApp Image 2018-10-04 at 18.47.14.jp
WhatsApp Image 2018-10-04 at 18.47.13.jp
WhatsApp Image 2018-10-04 at 18.47.13 (1

05/10 - Bicicleta de 7 pessoas

Hoje nós acordamos às 7h00 da manhã. Com sono e com preguiça fomos tomar nosso café da manhã às 8h00 (como sempre). Logo em seguida saímos mais ou menos às 9h00 para andar em uma bicicleta, porém não era uma bicicleta normal! Nessa bicicleta cabiam até 7 pessoas! Uma ficava dirigindo, enquanto as outras só ficavam pedalando. Foi muito divertido. Nós pedalamos pela cidade e fizemos um tour com a bicicleta também. Teve até uma hora que nós fizemos uma corrida :)  Enfim, eu adorei esse programa!

Após o passeio de bicicleta, nós tivemos em torno de quatro horas de tempo livre. Geralmente no tempo livre nós comemos e compramos coisas, ou simplesmente ficamos relaxando sentados em um banco. Para mim o tempo livre é uma das melhores partes da viagem, pois lá “podemos fazer o que quisermos”.

Depois disso, nós fomos para o museu de higiene. Para mim esse museu foi meio desnecessário, mas foi bem interessante até! Só que na minha opinião, o tour guiado meio que faz tudo ficar mais chato / entediante, mas como dizem: “dias de luta, dias de glória”.

Depois do Museu nós voltamos pro albergue, jantamos e fizemos nossa resenha diária :)

Esse dia foi muito legal, obrigada por tudo! (Filippa B.)

WhatsApp Image 2018-10-11 at 12.03.13.jp
WhatsApp Image 2018-10-11 at 12.03.12.jp
WhatsApp Image 2018-10-11 at 12.03.14.jp

06/10 - Indústria da Volkswagen e chegada a Munique

Hoje nós fomos embora de Dresden e fomos para Munique. No caminho, nós paramos na indústria da Volkswagen, foi bem interessante, porque vimos como é feita a produção dos carros elétricos da Volkswagen. Depois nós fomos para Nürnberg, onde fizemos uma parada para comer e também conhecer a cidade. Vimos a BURG, a casa de Albrecht Dürer, a praça principal coma igreja das mulheres e o chafariz e a prefeitura com as prisões subterrâneas. Depois fomos direto para o albergue em Munique, comemos e fomos dormir. (José Gabriel D.)

WhatsApp Image 2018-10-08 at 03.15.19 (1
WhatsApp Image 2018-10-08 at 03.15.55.jp
WhatsApp Image 2018-10-08 at 03.15.19.jp

07/10 - Atividade em Zugspitze

Oi pessoal do blogue, aqui é a Nina! Bom, no dia de hoje... posso dizer que foi o melhor da viagem até agora! Tomamos café da manhã por volta das 7:30, e saimos às 8:10. Estávamos todos muito ansiosos para ir à Zugspitze. Hoje também é o aniversário da Nanda! Fizemos na hora do café uma surpresinha para ela. Cada um de nós doou 5/10 euros para podermos comprar um presentinho para ela. Bom... sem enrolação, vamos direto ao dia de hoje! Amanheceu e estava meio chuvoso o tempo, mas isso não tirou nossas esperanças de ser um dia maravilhoso! Chegando na Zugspitze, pegamos o bondinho e subimos até uma parte da montanha na qual poderíamos brincar com a neve e nos divertir um pouquinho. Então almoçamos lá e Ficamos até por volta das 13:00! Estava friozinho lá, 1 grau. Logo depois, pegamos novamente uma espécie de bondinho e subimos até o topo de uma montanha. Lá fizemos uma trilha ao ar livre, na floresta, onde tivemos muito contato com a natureza e nos divertimos bastante. Foi um pouco cansativo, pois a trilha durou bastante tempo. Durante a trilha, tivemos dois amigos que saíram na frente e acabaram errando o caminho certo. Então acabou que demoramos um pouquinho até juntar o grupo novamente. E com um pouco do tempo perdido que tivemos, não conseguimos chegar a tempo para andarmos de trenó, que seria no mesmo lugar da trilha. Mas assim que terminou a trilha, chegamos ao Partnachklamm (um Canion perto da fronteira com a Áustria) que foi lindo demais! Bom, o dia foi esse! Pegamos o ônibus de volta umas 18:00, e chegamos no albergue às 19:00 para podermos jantar. O dia foi ótimo, e estou amando a viagem! Bjss pessoal. 😁😁

(Nina B.)

WhatsApp Image 2018-10-08 at 03.37.17 (1
WhatsApp Image 2018-10-08 at 03.37.17.jp
WhatsApp Image 2018-10-08 at 03.37.17 (2

08/10 - Visita a Allianz Arena e BMW Welt

Olá pessoal do blog, hoje foi mais um dia aqui em Munique. Fomos à Allianz Arena, o estádio do Bayern München um pouco afastado de Munique. Fizemos um tour pelo estádio e fomos ao museu do time. Após o estádio fomos fazer um tour pela cidade, só que nesse caso os alunos é que fizeram o tour. O tour durou mais ou menos uma hora, visitamos diferentes pontos turísticos de Munique. Depois do tour teve o tempo livre no centro da cidade, que durou umas duas horas, em que almoçamos. Fomos depois na BMW Welt, uma loja de carros gigantesca da BMW. A BMW Welt fica ao lado do Olimpia Park, que foi construído para os jogos olímpicos de 1972. No parque visitamos o Fernsehturm, que tem uma linda vista para o parque e Munique. Lá em cima tomamos sorvete. Depois perto dali fomos ao Pizza Hut jantar, diferente dos outros dias em que jantamos no albergue. Mas esse jantar foi especial porque fomos comemorar o aniversário da Maria Fernanda, que tinha feito aniversário no dia anterior. Após o jantar voltamos ao albergue e fizemos a mala, para viajarmos no dia seguinte com destino Freiburg.

(Clara N.)

WhatsApp Image 2018-10-09 at 04.31.03.jp
WhatsApp Image 2018-10-09 at 04.31.03 (2
WhatsApp Image 2018-10-09 at 04.31.03 (1

09/10 - A caminho de Freiburg

Hoje acordamos cedo e partimos em direção a Freiburg... A viagem foi muito cansativa então todos foram dormindo e escutando música. No caminho paramos em dois lugares diferentes: quando deu 12:00 fomos almoçar em uma cidadezinha muito bonitinha no caminho. A maioria almoçou em um restaurande onde tinha pizza, massa, lasanha... Depois fomos todos comer sorvete. Quando deu 14:00 continuamos a nossa ida para Freiburg. Depois de um tempinho paramos em um "ponto turístico" onde conseguíamos ver o Bodensee com uma vista linda. Nem todos saltaram, só alguns alunos. Chegamos em Freiburg por volta das 17:00, dividimos os quartos e fomos tomar banho, arrumar a cama, jantar... O dia foi cansativo então todos fomos dormir cedo.

(Maria Fernanda P.)

WhatsApp Image 2018-10-09 at 18.01.53 (1
WhatsApp Image 2018-10-09 at 18.01.53.jp
WhatsApp Image 2018-10-09 at 18.01.54.jp

10/10 - Europa Park

Olá, meu nome é Julia, hoje vou contar um pouco sobre o dia 10/10!
Acordei febril e com dor de garganta, mas isso já fazia um dia. Medicada, meus professores deixaram eu ir no Europa Park, que é um parque de diversões onde várias pessoas europeias e também do exterior se encontram para se divertir nas montanhas russas!
No ônibus, foi normal. Como sempre, todos estávamos com sono, mas ao mesmo tempo, animados!
Chegamos lá, estava muita neblina, mas ao longo do tempo ela ia embora.
O parque é dividido em países, como por exemplo, Alemanha, Inglaterra, e também Espanha!
Lá havia muitas atrações e comidas diferentes (dependendo do país), isso também foi bem legal!
Eu fui na Silver Star e também na Blue Fire, que são duas montanhas russas incríveis, mas quando eu fui na Blue Fire, eu comecei a me sentir fraca e sem fome. Procurei os professores em um ponto de encontro e eu descansei um pouco, ajudou.
Às 16:45 tivemos que ir embora, de ônibus. Fomos para o nosso albergue, todos capotando de sono. Jantamos, tomamos banho, tomei meus remédios e dormi.
Esse foi o meu dia de hoje. (Julia D.)

WhatsApp Image 2018-10-11 at 08.28.20.jp
WhatsApp Image 2018-10-11 at 08.28.19.jp
WhatsApp Image 2018-10-11 at 08.28.19 (1

11/10 - Schwarzwald

Bom, o dia de hoje foi muito legal! Como de costume, acordamos às 7:00 ( por aí ) e às 7:30 fomos tomar café da manhã. Às 8:30 saímos do albergue e fomos fazer um tipo de brincadeira ( no centro de Freiburg ), na qual precisávamos usar o Diário para cumpri-la. Depois da brincadeira, tivemos nosso último tempo livre de mais ou menos 2 horas. Nós almoçamos e fizemos nossas compras finais. Após o tempo livre, o Markus ( motorista do ônibus ) levou a gente para a floresta mais conhecida da Alemanha: Schwarzwald (Floresta Negra). Lá, nós subimos com o bondinho mais longo da Alemanha, que demorou uns 20 minutos até nós chegarmos lá. Quando chegamos, nós visitamos uma mina de prata e tivemos um tour guiado. Depois da mina, fizemos uma leve caminhada até uma torre, onde tinha uma bela vista da Floresta Negra. Logo depois nós voltamos para o albergue para fazer as malas :)

(Marcela J. e Filippa B.)

WhatsApp Image 2018-10-12 at 16.23.30 (1
WhatsApp Image 2018-10-12 at 16.23.30.jp
WhatsApp Image 2018-10-12 at 16.23.30 (2

12/10 - Trenó de verão e despedida

Hoje, no último dia, eu acordei às 7:20 em Freiburg, atrasado, e me arrumei para tomar café. No café eu comi um pão com nutella. Depois do café entramos no ônibus e fomos buscar a carteira da Isabel e o casaco da Luanna que elas esqueceram no bondinho do Schwarzwald. Depois que passamos lá para buscar as coisas, fomos andar em um trenó de verão que foi muito legal. Fomos depois do trenó comer em um lugar na estrada. A comida estava muito boa, comi um schnitzel com batata. Depois de todos almoçarem, entramos novamente no ônibus e finalmente fomos para o aeroporto de Frankfurt para esperar o nosso voo. Esse foi nosso dia de hoje.