Diário de Viagem Grupo Saarlouis

WhatsApp Image 2018-09-19 at 21.08.45.jp

20/09 - Viagem com poucas turbulências

Depois de um voo tranquilo, com poucas turbulências, chegamos em Frankfurt. Felizmente todas as malas chegaram e pudemos ir para os nossos ônibus que já nis esperavam. As despedidas foram rápidas e logo seguimos viagem.
No caminho tivemos uma pequena parada e pouco antes das 19 horas chegamos no patio da escola onde todos os pais e alunos nos aguardavam. A recepção foi calorosa e carinhosa. Todos seguiram para suas novas casas e após o jantar firam dormir. Todos estavam bem animados. (Barbara B.)

WhatsApp Image 2018-09-21 at 18.07.52 (1
WhatsApp Image 2018-09-21 at 18.07.52.jp
WhatsApp Image 2018-09-21 at 18.07.51.jp

21/09 - Recepção pelo prefeito e churrasco na escola

Hoje fomos para a escola alemã pela primeira vez. Todos brasileiros se encontraram as 8 horas na lanchonete da escola, e lá ficamos conversando por 45 minutos e fomos recebidos pela direção escolar, ou seja até a primeira aula acabar. Depois da primeira aula nós nos separamos por turma do alemão para ter 3 tempos de aula com seu alemão. Alguns tiveram aula de latim, espanhol, religião, física, matemática e outras matérias.

Depois das aulas, fomos recebidos na prefeitura pelo prefeito de Saarlouis. Depois do prefeito falar nos podíamos beber Coca-Cola, água com gás e refrigerante de maçã, além de poder comer balas e biscoitos.

Ganhamos pequenas lembrancinhas. Então voltamos para escola e os alemães foram para uma última aula, enquanto os brasileiros os esperavam na escola. Depois cada família comeu seu almoço e ficou um pouco com os brasileiros.

A tarde cada um fez um programa na cidade. As 6 da tarde todas famílias que receberam um brasileiro e os brasileiros foram comer um churrasco na escola, depois do churrasco, os brasileiros jogaram futebol contra os alemães. Por fim cada família voltou para sua casa. (Antonio M.)

WhatsApp Image 2018-09-22 at 12.16.25.jp
WhatsApp Image 2018-09-22 at 12.16.25 (2
WhatsApp Image 2018-09-22 at 12.16.25 (1

22/09 - Vila Borg

Hoje o dia foi muito bom! Eu acordei tarde, comi 2 pães e bebi 2 copos de Nescau. Depois do café da manhã eu e a minha família alemã fomos para Luxemburgo e lá fizemos um tour pela cidade alta e baixa, que foi muito legal.
Depois do tour comemos uma pizza de almoço. Logo após o almoço fomos para a Vila Borg, que é uma reconstrução de uma antiga vila romana. A vila era linda e eu comprei um busto do Júlio Cesar.
Quando chegamos em casa eu joguei plantas versus zumbis com o meu alemão,e foi muito legal! Depois disso fomos jantar em um restaurante e a comida estava ótima! (Antonio P.)

WhatsApp Image 2018-09-23 at 16.03.20.jp
WhatsApp Image 2018-09-23 at 16.03.21.jp
WhatsApp Image 2018-09-23 at 16.03.21 (1

23/09 - Champs-Élyzées

Hoje eu acordei às 6:30 tomei banho e fui com a Frida (minha alemã) e a mãe dela (Doris) pra Paris, nós fomos de carro até uma estação de trem que já era na França e lá pegamos um trem para Paris, durou mais ou menos 2 horas e eu dormi o trem todo.
Quando chegamos lá comemos um croissant com chocolate quente e um suco de laranja, depois pegamos o metro e fomos para a Torre Eiffel, quando estávamos na fila tava muito quente, então subimos até o último andar e quando chegamos lá estava chovendo e também muito frio, depois disso andamos até um restaurante e lá eu comi uma lasanha e de sobremesa um crepe de banana com Nutella, depois andamos até a Champs-Élyzées e passamos por algumas lojas.
Umas 17:30, pegamos o metro e fomos até a Operá, e depois até a Madelaine, quando já era umas 18:30 fomos no Ladurée e comemos macarrão, depois pegamos um metro e viemos para a estação de trem: Gare de l'Est, e agora estamos no trem e vamos chegar em casa lá pelar 23:00 23:30.
Adorei ir para Paris com elas, foi muito legal! (Gabriela K.)

WhatsApp Image 2018-09-24 at 02.53.49 (1
WhatsApp Image 2018-09-24 at 02.53.49.jp
WhatsApp Image 2018-09-24 at 02.53.48.jp

24/09 - A cidade mais antiga da Alemanha

Hoje eu fui a Trier, a cidade mais antiga da Alemanha. Lá eu e o meu grupo tivemos um tour pela cidade, o senhor do tour também nos explicou os monumentos mais importantes da cidade. Visitamos a Porta Nigra, a catedral, a Basílica, os seus jardins e o centro da cidade com sua praça principal, casas antigas e chafariz. Depois do tour de 2 horas o grupo se dividiu para ir comer e fazer o que nós queríamos pela cidade. Eu comi um Subway e um soverte e depois fui comprar 2 calças moletom.
Depois do nosso tempo livre voltamos para Saarlouis, de trem. Em Saarlouis ficamos mais uma hora na escola para ouvirmos uma palestra homenageando os intercâmbios da Hungria e do Brasil. Depois eu e minha Gastfamilie fomos à uma sorveteria e depois fomos para casa jantar. (Felipe P.)

WhatsApp Image 2018-09-25 at 17.16.34 (1
WhatsApp Image 2018-09-25 at 17.16.35.jp
WhatsApp Image 2018-09-25 at 17.16.34.jp

25/09 - Caminhando de Merzig a Mettlach

Hoje de manha nos encontramos no Hauptbahnhof de Saarlouis as 8:25. De la partimos primeiro de trem e depois de ônibus para Merzig num parque fazer uma trilha. Foi lindo! Tivemos uma vista maravilhosa da SAARSCHLEIFE.
Depois de caminhar no parque pegamos um barco ate o outro lado do rio e depois fomos caminhando até um burgo da idade média, Burg Montclair. Lá passeamos e comemos. Depois disso descemos a montanha em que estávamos e andamos até Mettlach onde fomos de trem de volta para Saarlouis.

(Tomás C.)

WhatsApp Image 2018-09-25 at 17.23.23 (1
WhatsApp Image 2018-09-25 at 17.23.24.jp
WhatsApp Image 2018-09-25 at 17.23.23.jp

26/09 - Unidos pelo futebol

Hoje a escola se dividiu em grupos por turma para locais diferentes pela Alemanha. Um grupo foi para Trier, Saarburg, Frankfurt, Saarbrücken. O meu grupo foi para Saarburg, foi muito legal. Lá nós andamos de teleféricos e um derivado de Kart só que teleguiado.
Depois fui almoçar em uma pizzaria. Assim que cheguei em Saarlouis eu e um amigo brasileiro fomos com nossos alemães para um campo de futebol, jogar bola, onde eu dei uma caneta no meu alemão.
Por último fomos assistir um jogo da quarta divisão alemã, onde um time ganhou de 6x0 do outro. Assim que cheguei em casa fui dormir. (Matteo C.)

WhatsApp Image 2018-09-28 at 03.44.17.jp
WhatsApp Image 2018-09-28 at 03.44.17 (1
WhatsApp Image 2018-09-28 at 03.44.18.jp

27/09 - Cathédrale Notre Dame de Strasbourg

Hoje eu acordei bem cedo. Nós fomos embora as 8 da manhã. Foi muito difícil a despedida, pois muitos pais alemães estavam chorando. Logo depois de sair de Saarlouis paramos em uma cidade francesa, Strasburgo, a cidade era bem bonita.
Nós fizemos um tour bem legal pela Catedral de Notre Dame, conhecemos La Petite France, a ponte coberta, a eclusa e outros. Nós passamos umas 4 horas lá. Em Freiburg nós fomos em um restaurante muito bom, as atendentes eram brasileiras. Depois voltamos para o albergue e fomos dormir. O albergue é bom. (Gabriel A.)

WhatsApp Image 2018-09-28 at 03.49.10 (1
WhatsApp Image 2018-09-28 at 03.49.10.jp
WhatsApp Image 2018-09-28 at 03.49.11.jp

28/09 - Europa Park

Hoje, foi o nosso primeiro dia completo em Freiburg. Acordamos e tomamos café. Por volta das 09:00 estávamos todos juntos, prontos para ir ao Europa Park. No ônibus ficamos conversando e quando chegamos no parque todos ficaram muito animados. Pegamos os ingressos, entramos e combinamos o nosso ponto de encontro. Ficamos em pequenos grupos pelo parque das 10:00 às 18:00.
O Europa Park é dividido em países onde têm varias atrações e brinquedos super legais. A gente se divertiu muito, comeu e riu demais. Por volta das 18:30 já estavam todos no ônibus prontos para ir embora. Depois de um dia incrível no parque, fomos todos comer pizza e massas num restaurante perto do albergue. O lugar era bem legal e chique. Comemos, conversamos e voltamos para o albergue. Lá tivemos tempo livre até umas 22h. Foi um dia super legal, divertido e com certeza inesquecível! (Kaila A.)

WhatsApp Image 2018-09-28 at 18.05.39.jp
WhatsApp Image 2018-09-28 at 18.05.34.jp
WhatsApp Image 2018-09-28 at 18.05.40.jp

29/09 - Um aniversário inesquecível

Hoje foi sábado, dia 29/09 (meu aniversário). Eu fui acordada pelas minhas companheiras de quarto que cantaram parabéns. Depois disso, descemos para tomar café. No café teve mais um parabéns e ganhei presentinhos e um cartão. Assim que acabamos, a Barbara nos avisou que devíamos pegar agasalhos, pois hoje estaria frio. Primeiramente fomos ao centro de Freiburg jogar uma gincana sobre alguns pontos importantes. Conhecemos a cidade de Freiburg assim. Em seguida marcamos nosso ponto de encontro e o grupo se separou para passar o tempo livre.
Quando era 12:45, já estávamos todos juntos e fomos para o ônibus. Seguimos em direção à mina de prata, chumbo e zinco. Tivemos que pegar um ônibus, um trem e um bondinho para subir os 1.284 metros de altura.
Ao entrarmos na mina, um guia nos contou um pouco sobre como que era lá dentro, como as pessoas trabalhavam antigamente, entre outros fatos.
Quando saímos, andamos um pouco mais e chegamos a um lugar onde tivemos uma vista maravilhosa! Tivemos que ir embora mas fomos jantar no restaurante que eu escolhi. Estava muito boa a comida, eu dividi uma pizza com a Manu e depois nós duas dividimos um bife delicioso. O resto do tempo que tínhamos era tempo livre no hotel. Dia inesquecível! (Clara F.)

WhatsApp Image 2018-09-29 at 18.12.48.jp
WhatsApp Image 2018-09-29 at 18.13.18.jp
WhatsApp Image 2018-09-29 at 18.13.18 (1

30/09 - O Museu de Esporte e o Museu de Chocolate

Hoje nós acordamos cedo no albergue de Freiburg. Nós tomamos café da manhã, subimos pegamos as malas e descemos para partir para a próxima cidade que no caso é Colônia. No caminho o grupo conversou e escutou música. Os alunos e professores fizeram uma parada de 2 horas em uma cidade chamada Heidelberg. Aprendemos um pouco sobre o lugar, vimos a ponte antiga, o castelo e a praça principal. Depois tivemos tempo livre. Quando o tempo livre acabou o grupo voltou ao ônibus. Ao chegar em Colônia fomos primeiro para o museu do esporte, que é bem interativo. Jogamos bastante futebol no telhado. Depois fomos ao museu do chocolate, onde vimos como fazem o chocolate e como embalam. Todos terminaram na loja comprando chocolates. No albergue todos colocaram a mala no quarto e desceram para jantar. O jantar do albergue não agradou a todos, mas deu para aguentar. Nos subimos, tomamos banho e nos direcionamos para a cama para dormir. (Nina C.)

WhatsApp Image 2018-10-01 at 17.06.36 (2
WhatsApp Image 2018-10-01 at 17.06.36 (1
WhatsApp Image 2018-10-01 at 17.06.36.jp

01/10 - Marksburg

Hoje foi a primeira manhã no albergue de Köln. Estava meio preocupada com a comida, mas era bem gostosa. Mais ou menos as 09:00, pegamos o ônibus e fomos até Marksburg, um castelo na margem do rio Rhein. Esse burgo na verdade não se localiza em Köln, e sim na cidadezinha vizinha de Braubach. Ele é o único burgo da região que nunca foi destruído. Lá, fizemos um tour de mais ou menos 50 minutos. O Marksburg é muito bonito e "diversificado", pois cada família que já teve posse sobre o burgo, o utilizou para uma finalidade pessoal. Há construções romanas, góticas e também há uma parte do castelo que foi utilizada como prisão. As 12:40, saímos do castelo e fomos até uma loja da Haribo. A loja era bem grande e com muitas balas variadas. Ficamos bastante tempo lá. Depois voltamos para Köln, onde almoçamos e tivemos tempo livre. Às 17:30, nos encontramos na frente da catedral. Então fomos jogar Bubble Fussball, um futebol onde todos estão envoltos por uma bolha de plástico. Foi muito divertido e cansativo. E por fim, às 19:00 fomos para o albergue, onde jantamos e pudemos fazer o que queríamos até as 22:00, horário de dormir. (Laura G.)

WhatsApp Image 2018-10-01 at 17.09.11.jp
WhatsApp Image 2018-10-01 at 17.09.12.jp
WhatsApp Image 2018-10-01 at 17.09.11 (1

02/10 - O relicário dos três reis magos

Hoje acordamos um pouco cedo e fomos de metrô para um tour em Colônia. O tour pela cidade foi bem legal, foi ao livre e o melhor de tudo foi que a moça falava português. Ela nos contou toda história romana de Köln. Depois entramos na catedral para ver o relicário dos três reis magos. Subimos a torre da catedral de 530 degraus mas a vista era linda.
Em seguida tivemos tempo livre de 2 horas. Deu para almoçar com calma e comprar muitas coisas. Visitamos um museu de arte o Ludwigmuseum e lá fizemos primeiro um tour para ver alguns quadros de Pablo Picasso e fizemos de 1 a dois desenhos da técnica cubismo. Foi um pouco difícil mas no final deu tudo certo. Trocamos um pouco a nossa programação e conseguimos ter outro tempo livre, dessa vez mais rápido. Nos encontramos as 18:30, pegamos o trem, fomos para o albergue, jantamos e tivemos tempo livre até as 22h. (Julia B.)

WhatsApp Image 2018-10-02 at 15.24.17.jp
WhatsApp Image 2018-10-02 at 15.24.16.jp
WhatsApp Image 2018-10-02 at 15.24.17 (1

03/10 - Mean Girls no Phaeno

Hoje acordamos cedo para ir à Berlim e para o museu Phaeno em Wolfsburg. Praticamente todas as meninas se vestiram de rosa, pois hoje é dia 3/10, dia do filme Mean Girls, em que se vestiam de rosa toda quarta (hoje é uma quarta). Paramos no museu Phaeno para almoçar e ver as atrações. Foi muito legal, tinha uma atração que você colocava a mão em uma bola e seu cabelo levantava. Outra era uma casa que você entrava e a casa girava (dava a sensação que você girava junto com a casa).

Depois de todas essas atrações, fomos para o ônibus para continuar a rota. Chegando no albergue nos impressionamos com o lugar, os quartos e banheiros eram muito bons e a comida era boa. Enfim fomos para os quartos. (Isabel P.

WhatsApp Image 2018-10-04 at 18.39.07.jp
WhatsApp Image 2018-10-04 at 18.37.53.jp
WhatsApp Image 2018-10-04 at 18.39.40.jp

04/10 - Berlim

Aguardando Hoje foi nossa primeira manhã no albergue de Berlim, no quarto comigo estavam: Laura, Mariana e Kaila. As 7:00 acordamos, nos arrumamos e fomos tomar café da manhã. Quando foi 8:15 o nosso grupo saiu de ônibus para fazer um tour por Berlin e para visitar o muro de Berlim e a East Side Gallery e aprender um pouco mais sobre o monumento. Logo depois fomos para a loja da Ritter Sport, lá comprei algumas barras de chocolate de diferentes sabores para levar para o Brasil. Em seguida terminamos o tour. Quem conduziu o tour foram os professores. Depois disso fomos para o Fernsehturm, não ficamos muito tempo no local. Tivemos uma linda vista do alto. Quando acabou fomos em um museu muito interessante de ilusionismo. Depois almoçamos no Alexa, um grande shopping em Berlim. Após o almoço fomos direto para o Boliche no mesmo shopping, ficamos em torno de uma hora jogando. Por volta das 16:45 fomos para o KaDeWe, um centro de compras onde tínhamos tempo livre para fazer o que quiséssemos. As 19:00 voltamos para o albergue, comemos e dormimos. (Fernanda L.)

WhatsApp Image 2018-10-04 at 18.49.33.jp
WhatsApp Image 2018-10-04 at 18.49.32.jp
WhatsApp Image 2018-10-04 at 18.49.33 (1

05/10 - Check Point Charlie

Hoje eu e minhas companheiras de quarto acordamos as 8:00 e fomos tomar café. Descemos para o restaurante e encontramos o resto do grupo. Comemos, depois voltamos para o quarto e nos arrumamos e por fim, pegamos o ônibus e partimos para o “Mount Mitte” um “arvorismo sem arvore”. Todos se divertiram muito e foram surpreendidos por desafios do tal arvorismo.

Logo depois voltamos para o ônibus e fomos para o Zoológico de Berlim. Primeiro fomos no aquário com os nossos professores e depois tivemos 1 hora e 30 min de tempo livre no resto do Zoológico. Eu almocei com algumas amigas e depois fomos juntas ver alguns dos muitos animais do parque. Depois todos foram para o ponto de encontro estabelecido pelos professores e, dali, fomos direto para o “Check point Charlie”. O “check point charlie” é um museu que mostra algumas fugas que obtiveram sucesso do lado oriental do famoso muro de Berlin. O museu foi muito interessante e vimos o quanto as pessoas se arriscavam para sair daquele vida.

Depois fomos para o Parlamento. Lá fizemos um tour e soubemos detalhes sobre a enorme construção. O grupo fez muitas perguntas ao nosso guia. Inclusive entramos no plenário. Depois a gente subiu até o ponto mais alto do Parlamento na cúpula onde ouvimos um guia eletrônico e podemos tirar fotos incríveis da paisagem.

Por final, fomos até o “Brandenburger Tor”, onde aconteceu um show de luzes. Foi muito bonito mas infelizmente não podíamos ficar muito. Então andamos até o ônibus e voltamos para o albergue, jantamos, voltamos para nossos quartos e depois dormir. (Maria Eduarda T.)

WhatsApp Image 2018-10-05 at 16.07.52.jp
WhatsApp Image 2018-10-05 at 16.07.52 (1
WhatsApp Image 2018-10-05 at 16.07.53.jp

06/10 - Aniversário em Berlim, partida para Dresden e parada em Postdam

Hoje, sábado 6/10, foi o meu aniversário. Eu e minhas companheiras de quarto, acordamos depois da nossa última noite em Berlin às 7:00. Nós cantamos parabéns e algumas me derem presentes, que gostei muito. Fomos para o café e subimos de novo para terminar de guardar as coisas, tirar a roupa de cama e descer com as malas. Às 9:00 já estávamos no ônibus partindo para Dresden. No ônibus, cantamos parabéns, ganhei mais presentes, ouvimos músicas, brincamos e conversamos. Nós paramos em Postdam para conhecer o Parque San Souci. O nosso guia era muito simpático e sabia falar português, ou seja, o tour foi na nossa língua materna. Conhecemos o interior e exterior do castelo no parque e tiramos fotos lindas. Depois tivemos mais ou menos 40 minutos para almoçar. Eu comi Bratwurst com pão, uma comida típica alemã. Depois do almoço, seguimos até o Sächsische Schweiz, uma espécie de Canyon. A paisagem era maravilhosa. Respiramos o ar puro e fizemos cada foto mais linda que a outra. Por volta das 19:15 chegamos em Dresden. Lá fomos jantar e decidimos os quartos. Depois, ficamos conversando em um sala com sofás. Às 22:00 todos foram para os seus quartos descansar. (Mariana R.)

WhatsApp Image 2018-10-08 at 16.17.53.jp
WhatsApp Image 2018-10-08 at 16.17.53 (1
WhatsApp Image 2018-10-08 at 16.17.55.jp

07/10 - Aniversário e Atividades em Dresden

Hoje, dia 7 de Outubro, fui acordada por um Sol lindo e por uma canção de parabéns feita pelas minhas melhores amigas. Começamos o dia indo à pé para fazer a Conference Bike, que é uma bicicleta para 6 pessoas onde o objetivo é pedalar enquanto faz um tour pela cidade, assim vimos muitas coisas interessantes. O Tour durou mais ou menos duas horas e eu adorei !! Depois fomos almoçar no Vapiano, um restaurante excelente, onde tem comidas bastante variadas como sopas, saladas, massas e pizza. Esperamos um pouco e fomos de ônibus até um burgo chamado Moritzburg, parando no caminho em uma loja de queijos construída em mais ou menos 1800 e poucos, feita completamente de ladrilhos. Em Moritzburg não fizemos muita coisa, tivemos tempo livre para dar uma volta mas o burgo é lindo demais! Às 15 horas, saímos e fomos direto para o ônibus onde cantaram parabéns pra mim, comemos bolo e ganhei vários presentes. Estávamos a caminho do Hygiene Museum, que na verdade não tem nada a ver com higiene. O museu diz muito sobre o corpo humano e tivemos 1 hora de tour com um guia. Eu não estava esperando muito desse museu, mas ele me surpreendeu muito tanto pela parte de informação quanto pela parte interativa. Lá tinha vários jogos, inclusive mentais e foi incrível, me surpreendeu muito. Mais tarde, fomos direto para o albergue e jantamos. A comida estava ótima, era Wiener Schnitzel com batata frita e tomei um suco muito bom. Depois fomos para a piscina e foi absurdamente legal. O dia não podia ter sido melhor !! (Manuela R.)

WhatsApp Image 2018-10-08 at 16.17.56.jp
WhatsApp Image 2018-10-08 at 16.17.56 (1
WhatsApp Image 2018-10-08 at 16.17.57.jp

08/10 - Gincana sobre Dresden

Hoje acordei as 8:00 ao toque do despertador. Logo desci para o café. Depois de tomar café partimos a pé em direção ao museu Grünes Gewölbe para começar a gincana sobre Dresden. Nos dividimos em três grupos de 5 e um grupo de 6. A gincana tinha nove tarefas bem variadas e divertidas. Após a gincana tivemos quase 2 horas de tempo livre para almoçar. Depois fomos a Semperoper e lá fizemos um tour guiado por uma guia muito bacana. A opera é muito bonita. Depois tivemos tempo livre na Altmarktgalerie. E por último voltamos para o albergue para jantar e dormir. (Gustavo G.)

WhatsApp Image 2018-10-09 at 10.49.29.jp
WhatsApp Image 2018-10-09 at 10.49.25.jp
WhatsApp Image 2018-10-09 at 10.49.27.jp

09/10 - Visita à Volkswagen e chegada a Munique

Hoje nós fomos embora de Dresden e fomos para Munique. No caminho, nós paramos na indústria da Volkswagen, foi bem interessante, porque vimos como é feita a produção dos carros elétricos da Volkswagen. Depois nós fomos para Nürnberg, onde fizemos uma parada para comer e também conhecer a cidade. Vimos a BURG, a casa de Albrecht Dürer, a praça principal coma igreja das mulheres e i chafariz e a prefeitura com as prisões subterrâneas. Depois fomos direto para o albergue em Munique, comemos e fomos dormir. (José Gabriel D.)

WhatsApp Image 2018-10-09 at 18.00.21.jp
WhatsApp Image 2018-10-09 at 17.59.52.jp
WhatsApp Image 2018-10-09 at 18.00.20.jp

10/10 - Zugspitze

Hoje dia 10.10, acordamos e tomamos café da manha  bem cedo, porque tínhamos que estar na estrada o mais rápido possível para não pegar transito. Primeiro cantamos parabéns para o motorista. Quando chegamos na zugspitze ficamos primeiro no plateau no topo, depois descemos para a geleira onde tivemos tempo livre e onde pudemos almoçar e descer de “esqui bunda”. Esse tempo foi muito legal. Descemos a montanha em um trenzinho parecido com o do Corcovado. Quando descemos fomos até um canyon primeiro a pé depois de bondinho e por fim a pé. Passamos perto de um rio e voltamos por dentro das pedras a pé, foi bem legal mas nis molhamos um pouco. Após o canyon fomos em um brinquedo que parecia um carrinho de corrida que era muito rápido!Foi bem legal. Após o  brinquedo fomos a piscina de Munique Westbad, foi bem legal, fomos no tobogã e na hidromassagem. A noite fomos em uma pizzaria muito legal e a pizza era muito boa.

(Bernardo H.)

WhatsApp Image 2018-10-11 at 12.59.27.jp
WhatsApp Image 2018-10-11 at 12.59.26.jp
WhatsApp Image 2018-10-11 at 12.59.27 (1

11/10 - Dia em Munique

Hoje tivemos novamente que acordar cedo. Às 8:15 fomos para a Allianz Arena (Estádio do FC Bayern München), lá tivemos a oportunidade de conhecer o museu do clube, entrar nos vestiários, até mesmo pudemos fingir que éramos jogadores. Depois, ainda passamos na loja oficial do Bayern. Pegamos o ônibus e fomos direto para o centro de Munique, onde cada dupla, trio, solo, teve que apresentar sobre cada ponto que havia sido pré-estabelecido pelos professores. Foram 10 pontos turísticos. As apresentações dos alunos foram muito boas. Após o horário livre para almoçar fomos para a BMW-Welt, o museu da BMW e loja da famosa marca alema. Por fim, ainda fomos ao Olympia-Park, onde subimos em uma torre de tv bem elevada e tivemos uma bela vista da cidade de Munique. Esse foi a programação de hoje e agora fazemos as malas pois infelizmente amanhã vamos para o aeroporto. (Felipe P.)

WhatsApp Image 2018-10-11 at 16.12.33.jp
WhatsApp Image 2018-10-11 at 16.12.34 (1
WhatsApp Image 2018-10-11 at 16.12.34.jp

12/10 - Último dia

Após o café da manhã colocamos as malas no ônibus e fomos direto para WŪRZBURG. No ônibus fizemos a avaliação da viagem com os alunos. Em Würzburg vimos a Fortaleza, que fica no alto da colina na beira do rio Main. Fomos também até a ponte antiga MAINBRÜCKE e para a catedral de Würzburg, que foi totalmente restaurada e está muito bonita. Depois os alunos tiveram tempo livre para almoçar. Alguns ainda aproveitaram para as últimas comprinhas. De lá seguimos para Frankfurt. Nos despedimos do motorista e fomos para o check in. O grupo de Darmstadt já havia chegado e logo depois de nós chegaram Düsseldorf e Bad Kissingen. Passamos cedo no controle de passaportes e no controle de bagagem pois ainda fomos com alguns alunos pegar tax free (que fica bem longe). No gate ainda tivemos bastante tempo para conversar e confraternizar com os outros grupos. A viagem foi um sucesso e todos gostaram muito. (Professora Barbara Barboza)