Diário de Viagem Grupo Darmstadt 2025

21/09 - A chegada
Hoje meu dia foi animado e feliz. O voo foi tranquilo e, depois de aterrissarmos em Frankfurt, já havia ônibus nos esperando para levar cada grupo às cidades parceiras. O meu grupo é o laranja – Darmstadt.
Do aeroporto até a escola de Darmstadt foram cerca de 30 minutos de viagem. Todas as famílias já estavam à nossa espera. Fiquei feliz e ansioso para conhecer a minha família anfitriã e, na primeira conversa, percebi que eram muito simpáticos e legais.
Mais tarde, fui jogar bola e, para fechar o dia com chave de ouro, comemorei meu aniversário em um restaurante japonês. - João F. - 8C2




22/09 - Casa do Prinz-Georg-Garten
Hoje visitamos vários pontos famosos: a casa do artista austríaco Hundertwasser, o Prinz-Georg-Garten, o Herrengarten, a Torre Casamenteira, a Capela Ortodoxa Russa, o castelo e o centro da cidade. A capela era muito bonita, com um teto dourado impressionante, e as casas chamavam a atenção por serem diferentes, com paredes tortas e formatos curiosos. Foi uma experiência muito interessante!
À tarde, fomos para o KEGEL, uma espécie de boliche, mas com bolas e pinos menores. Apesar da forte chuva, conseguimos aproveitar bem o dia, já que estávamos preparados com guarda-chuvas e casacos. - Davi F. - 8R1


.jpeg)
.jpeg)
23/09 - Rio Reno, Niederwald e Rüdesheim
Hoje vou contar como foi o meu dia. Acordei às 6h15, tomei banho e fui com a minha alemã até a estação central ferroviária de Darmstadt. De lá, seguimos para Rüdesheim. Depois, pegamos um barco e navegamos pelo rio Reno até Assmannshausen.
Em seguida, fomos ao teleférico e caminhamos pela floresta Niederwald. Durante o passeio, vimos uma vista belíssima, além de muitos cervos, que pudemos alimentar. Logo depois, fizemos uma pequena caminhada até o Niederwalddenkmal, um monumento impressionante com uma vista maravilhosa. Para finalizar o dia, ainda pegamos o bondinho de volta até Rüdesheim.
Às 17h15, cheguei em casa, tomei banho, jantei, assisti a um filme e fui dormir. - Isabela A. - 8C2
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
24/09 - Dia em Frankfurt
Hoje meu dia foi muito divertido! Acordei mais tarde porque o professor de Esporte faltou nas duas primeiras aulas, então não precisei ir. Cheguei apenas para a terceira aula e, logo no início, tivemos um treinamento de alarme de incêndio. Depois, tive aula de Política, que achei bem interessante e até gostei!
No recreio, lanchei com as minhas amigas. Em seguida, tive aula de Física, que achei meio chata. Mas a parte mais legal veio depois da escola: fui para Frankfurt com a minha alemã e a alemã da minha amiga Marina. Passeamos bastante e compramos várias roupas em lojas como Bershka, New Yorker, Primark, entre outras.
Quando voltamos, fui direto a um restaurante com a família da minha alemã, onde comemos hambúrguer. Foi superdivertido — conversamos e rimos muito! Para encerrar o dia, ainda bati um papo por telefone com minha amiga que está em outro grupo. Depois, fui dormir.
Esse foi o meu 4º dia de viagem! - Lis B. - 8R1

.jpeg)


25/09 - Strassebahn, Knödel e Werwolf
Hoje o dia foi incrível! Dormi muito bem, tomei café da manhã e depois fui com a Theresa para a escola. Nós sempre vamos de Straßenbahn (um trenzinho que passa na rua em determinados horários, parecido com um bonde).
Na escola, tivemos duas aulas de Física, em que fizemos uma atividade curiosa com água e uma moeda. Apesar de a aula não ter sido tão interessante, depois fizemos uma pequena excursão por uma floresta que abriga algumas obras artísticas. Uma delas, por exemplo, serve para jogar seus desejos para o céu.
No final da caminhada, chegamos a um ponto chamado Ludwigshöhe, de onde tivemos uma bela vista da cidade. Depois da excursão, eu e a Theresa voltamos para casa e almoçamos Knödel, um prato típico alemão: bolinhos servidos com molho de carne e legumes. Eu gostei bastante, parecia um grande nhoque.
À tarde, os amigos da Theresa e seus parceiros brasileiros vieram até a casa dela, e jogamos alguns jogos enquanto não chegava a hora do evento final em Darmstadt. Jogamos UNO e Werwolf (um jogo de cartas parecido com “Cidade Dorme”).
À noite, participamos do evento final em Darmstadt. Teve karaokê 🎤, foi ótimo! Eu e meus amigos comemos pizza e, ao final, me despedi dos meus amigos e das minhas amigas alemãs — que em breve verei novamente no Rio.
Esse foi o meu dia 25/09/2025 aqui na Alemanha. - Bernardo D. - 8C1

.jpeg)


26/09 - Próxima parada: Munique
Hoje foi um bom dia. Acordamos, tomamos café, arrumamos as malas e fomos para a escola. Lá, tivemos um momento meio triste, pois precisávamos nos despedir dos nossos alemães. Logo depois, entramos no ônibus que já nos esperava e começamos a viagem em direção a Munique.
No caminho, paramos em um posto de estrada, tipo Graal, para comprar comida e almoçar, já que a viagem seria bem longa. Ao chegar em Munique, visitamos o Museu da BMW, onde vimos desde carros antigos até protótipos futuristas. Foi uma experiência bem legal!
Depois, passamos pela BMW Welt, que tinha uma loja da marca, além de carros e motos modernas em exposição. Em seguida, passeamos pelo Parque Olímpico, construído para as Olimpíadas de 1972.
No fim do dia, fomos para o albergue. Deixamos as malas, jantamos, arrumamos as camas e terminamos a noite jogando pingue-pongue. - Ricardo T. - 8C1

.jpeg)

.jpeg)
27/09 - Allianz Arena, Bayern e mais pontos turísticos
Hoje de manhã tivemos o nosso primeiro café da manhã no albergue. O primeiro lugar que visitamos foi a Allianz Arena que, mesmo com o tempo nublado, impressionava pelo tamanho e beleza. O museu também foi bem interessante e, no final, ainda passamos na Fan Shop do Bayern.
Depois, cada um de nós apresentou um dos 10 pontos turísticos que havíamos preparado ainda na escola. Em seguida, tivemos tempo livre para almoçar e passear pela cidade.
No fim da tarde, fomos a uma piscina comunitária muito legal, com tobogã, canal de correnteza, várias hidros e cascatas. Para encerrar o dia, jantamos macarrão com frango, que estava até melhor do que eu imaginava! - Thomas M. - 8R1


.jpeg)
.jpeg)
28/09 - Montanha Zugspitze
Hoje de manhã tomamos café no albergue. Eu comi cereal, que estava gostoso, mas algumas pessoas reclamaram (como sempre).
Depois do café, fomos para a montanha Zugspitze. Foram cerca de 1h30 de ônibus até chegarmos lá. Para subir até o topo, pegamos um bondinho. Já na Zugspitze, descemos de esquibunda e, em seguida, almoçamos. Eu comi macarrão à bolonhesa, que estava muito bom!
Descemos da montanha de trem e, depois, seguimos para uma trilha que levava até um cânion muito bonito, com um rio passando ao lado. Em seguida, fomos ao Sommerrodelbahn, um lugar com trenós sobre trilhos muito rápidos e divertidos!
Por fim, voltamos ao albergue para jantar (e, inclusive, a comida estava ótima!). - Guilherme E. - 8R1
.jpeg)

.jpeg)

29/09 - Dia em Meesburg
Hoje acordamos e tomamos café da manhã. Em seguida, arrumamos as malas e os quartos, pois iríamos de Munique para Freiburg. Fizemos uma viagem de ônibus de cerca de 3 horas até o Museu Zeppelin, em Friedrichshafen. Lá vimos vários dirigíveis e respondemos a um quiz no diário.
Para o almoço, seguimos de ônibus até Meersburg, uma cidade pequena, mas muito charmosa. Algumas pessoas escolheram um restaurante mais caro, mas com uma vista maravilhosa do lago. Depois, claro, não resistimos: fomos a uma das inúmeras sorveterias da cidade. Como ainda tínhamos tempo livre, aproveitamos para passear pelas lojinhas típicas.
Às 15h, o tempo livre terminou e seguimos viagem. Foram mais 2 horas de ônibus até Freiburg. Assim que chegamos ao albergue, organizamos os quartos e já fomos jantar. No tempo livre depois da refeição, conversamos entre nós e também com alguns alemães que estavam hospedados no hotel. No fim do dia, fomos descansar. - Rafaela T. - 8R1



.jpeg)
30/09 - Dia do tão esperado Euro Park
Hoje tomamos café da manhã às 7h30 e, às 8h30, saímos do albergue. Pegamos o ônibus e partimos cedo para o tão esperado Europa Park.
Assim que chegamos, tivemos tempo livre até 17h45. Aproveitamos bastante: fomos em vários brinquedos, experimentamos comidas deliciosas e nos divertimos muito! Estávamos todos muito ansiosos e, assim que começou o tempo livre, saímos correndo para conseguir aproveitar o máximo de atrações possível.
Começamos pela minha favorita, a Silver Star. Depois seguimos explorando o parque e fomos em outras atrações, como a Voltron, a Blue Fire, a roda-gigante e muitas outras.
Quando o tempo livre terminou, nos encontramos com a Babsi perto da entrada do parque. Em seguida, seguimos para o ônibus e voltamos ao albergue.
À noite, jantamos e tivemos tempo livre até as 22h. Depois, fomos dormir. - Manuela G. - 8C1


.jpeg)

01/10 - Tour pelo centro de Freiburg
Hoje todo mundo acordou mais cedo, pois iríamos para a igreja no centro de Freiburg para completar o jogo da cidade. Passeamos bastante pelo centro e vimos muitas coisas interessantes durante a atividade. Por exemplo: os desenhos nas janelas e paredes da igreja, a busca por profissões representadas nos desenhos da calçada, a procura pelos nomes dessas profissões nas placas, a identificação dos brasões no chão, além de encontrar o famoso crocodilo.
Depois do jogo, tivemos bastante tempo livre, já que terminamos tudo rapidamente. Eu e as meninas que estavam comigo fomos primeiro a algumas lojas, como H&M, New Yorker e Zara, e depois almoçamos em um restaurante recomendado pela Laura. No entanto, não gostamos muito e acabamos indo ao McDonald’s.
Em seguida, passamos rapidamente no mercado e em uma loja de chocolates e, antes de ir para o ponto de encontro, pegamos um sorvete. Depois, seguimos de ônibus para a mina de prata. Subimos até lá de bondinho e logo chegamos. Na minha opinião, a visita foi bem legal e interessante, embora alguns lugares fossem apertados e escuros.
Ao sair da mina, fizemos uma pequena trilha até um tipo de mirante, mas, por causa da neblina, não conseguimos ver muita coisa. Descendo a trilha e pegando o bondinho de volta, chegamos ao ônibus com bastante tempo de sobra antes do jantar no albergue. Então, a Babsi deixou que todos passassem no mercado para comprar algumas coisinhas para comer durante a viagem até Köln.
Quando chegamos ao albergue, fomos jantar e, depois, todo mundo foi para o meu quarto. Cantamos parabéns para mim e para o João, e, mais tarde, eu e as meninas ficamos conversando até o horário de dormir. - Marina L. 8R1

.jpeg)

.jpeg)
02/10 - Heidelberg e Colônia
Hoje acordamos bem cedo e tomamos café da manhã às 7h. Arrumamos os quartos, fechamos as malas e nos despedimos do albergue de Freiburg. Em seguida, embarcamos no ônibus e viajamos por cerca de duas horas e meia até chegarmos a uma cidade chamada Heidelberg, no caminho para Köln.
Heidelberg é uma cidade muito bonita e cheia de charme, com lojas diferentes e interessantes. Tivemos um tempo livre para almoçar e passear pelas ruas principais, aproveitando o clima agradável e o visual encantador.
Depois, voltamos para o ônibus e seguimos viagem. Antes de chegarmos ao destino final, fizemos uma parada na loja da Haribo, onde havia uma infinidade de opções: balas de todos os tipos, canetas, canecas e muitos outros produtos temáticos. Foi difícil escolher!
Na sequência, retornamos à estrada até finalmente chegarmos a Köln. Ao chegar, dividimos os quartos, deixamos as malas, jantamos e, logo depois, fomos dormir — afinal, o dia foi longo e cheio de momentos especiais. - Valentina P. - 8C1


.jpeg)

03/10 - Castelo Maskburg
Hoje tomamos café da manhã às 7h e saímos do albergue às 8h em direção ao Castelo Marksburg, um castelo muito antigo localizado às margens do rio Reno — e que nunca foi destruído ao longo da história. Lá, fizemos um tour guiado com o Dennis, que nos contou curiosidades sobre como as pessoas viviam na Idade Média. Foi uma experiência muito interessante!
Ao final do tour, pegamos o ônibus novamente e seguimos viagem por cerca de 1h30 até o centro de Köln, onde tivemos tempo livre para almoçar e passear. Para o almoço, fui com minhas amigas ao Five Guys, e a comida estava deliciosa!
Depois do almoço, nosso grupo caminhou pela orla do rio Reno em direção ao Museu do Esporte, que conta com várias atividades interativas — foi bem divertido explorar o espaço. Em seguida, visitamos o Museu da Lindt, onde aprendemos curiosidades sobre o chocolate e vimos de perto como ele é produzido. No final da visita, passei na loja e comprei alguns chocolates para levar de presente aos meus pais.
Mais tarde, fomos para a atividade de Bubble Fußball, um tipo de futebol em que os jogadores ficam dentro de grandes bolas infláveis. Foi superdivertido! Também havia outras opções, como soccer bowling ou simplesmente jogar futebol normalmente.
Para encerrar o dia, jantamos no albergue — comi peixe com batata frita — e depois tivemos um tempo livre para relaxar e curtir com os amigos. - Luisa P. - 8R2
.jpeg)



04/10 - Catedral de Köln, Museu Ludwig e mais...
Hoje acordei às 7h e fui tomar café da manhã. O dia de hoje foi diferente: não usamos ônibus! Fomos a pé até a estação Boltensternstraße, onde pegamos o metrô número 18. Descemos na quarta parada, Bresslauer Platz, e seguimos até a imponente Catedral de Köln.
Visitamos a igreja e depois encaramos a subida de 533 degraus (157 metros) até o topo da torre. No meio do caminho, vimos os enormes sinos e, lá do alto, pudemos apreciar uma vista incrível da cidade.
Depois da descida, fomos ao Museu Ludwig, onde participamos de um tour guiado. Vimos várias obras de arte moderna, incluindo quadros de Pablo Picasso. Tivemos uma atividade em que desenhamos três cabeças inspiradas em Picasso e, em seguida, participamos de um workshop, no qual cada um criou sua própria obra-prima. Foi muito divertido e criativo!
Após o museu, tivemos tempo livre. Fui almoçar no Five Guys com quase todo o grupo, e depois eu e um amigo fomos visitar algumas lojas — ele aproveitou para comprar um presente para a irmã.
Quando o tempo livre terminou, nos encontramos com uma guia que, curiosamente, estudou na Escola Corcovado. Ela nos mostrou vários lugares interessantes no centro da cidade e contou diversas histórias sobre Köln.
Para encerrar o dia, voltamos à catedral para uma última visita e, em seguida, retornamos ao albergue. O jantar estava muito bom e, depois, começamos a arrumar as malas para a próxima etapa da viagem. - Leo B. - 8R2

.jpeg)

05/10 - Próxima parada: Berlim
Hoje o dia foi muito legal! Passamos bastante tempo no ônibus e visitamos um museu incrível. Acordei às 6h30 e fui tomar café às 7h. Comi um pão com queijo e uma maçã para começar bem o dia.
Logo depois, saímos de Colônia em direção a Berlim. No meio do caminho, passamos pela fábrica da Volkswagen e fizemos uma parada em Wolfsburg, onde almoçamos no McDonald’s — era a única opção disponível.
Em seguida, visitamos o Museu Phaeno, um dos maiores museus de ciência da Alemanha. O espaço é totalmente interativo, com várias experiências práticas e curiosas. Foi muito divertido explorar cada canto do museu!
Depois da visita, voltamos para o ônibus e seguimos direto para Berlim. Assim que chegamos ao albergue, jantamos — comi batata, carne e cenoura. Em seguida, fui para o quarto, tomei banho, escovei os dentes, falei com a minha família e assisti, por vídeo, à apresentação da minha irmã em uma competição de patins. Foi um momento especial para terminar o dia. - Gabriel D. - 8R2



06/10 - Tour em Berlim com a Frau Barboza
Hoje meu dia foi bem legal! Acordamos no albergue em Berlim, tomamos café da manhã e saímos para passear de ônibus pela cidade, fazendo um tour com nossa guia turística, Frau Barboza. Vimos, por exemplo, o Muro de Berlim, o Parlamento, a Chancelaria, entre outros pontos importantes.
Em seguida, fomos ao Panorama, onde observamos em 360° como era a vida na época do muro. Depois, visitamos um museu que mostra como as pessoas que moravam na parte oriental de Berlim tentavam fugir para o lado ocidental — foi muito interessante.
Na sequência, passamos em uma loja da Ritter Sport, uma marca de chocolates típica de Berlim, e depois fomos para o shopping Alexa, onde tivemos um tempo livre. Almocei com meus amigos no Vapiano — estava bem gostoso!
De lá, seguimos para o “Bundestag”, o Parlamento Alemão. Vimos os grafites deixados pelos soldados russos, entramos no plenário e, no final, subimos até a cúpula, de onde a vista é incrível. Para encerrar o passeio, fomos ver o Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor).
Voltamos para o albergue, jantamos macarrão com almôndegas e, depois, fomos para o quarto descansar. - Joaquim Prado – 8C2
.jpeg)


07/10 - Melhor dia da viagem
Para começar, pudemos acordar mais tarde do que o habitual: às 7h20 (normalmente acordamos entre 6h30 e 6h40). Depois do café da manhã, saímos às 8h40 em direção ao ônibus. Durante o trajeto, finalizamos a atividade sobre o tour de Berlim.
Nossa primeira parada foi em um parque de arvorismo com três andares — essa parte foi muito divertida! Havia percursos mais difíceis e outros mais fáceis, mas todos participaram e se divertiram bastante.
Em seguida, fomos ao Zoológico de Berlim, que abriga todo tipo de animal: répteis, animais marinhos (com várias espécies), insetos, mamíferos, entre outros. Durante o tempo livre, conseguimos ver diversos animais diferentes. Depois, almoçamos em um restaurante dentro do zoológico e, em seguida, seguimos para a próxima atividade.
Visitamos o Anne Frank Zentrum, um museu muito interessante que conta a história de Anne Frank e de sua família durante o Nazismo. Dois guias nos apresentaram a exposição e fizemos atividades relacionadas ao diário dela. Foi legal, mas achei que os apresentadores estavam um pouco despreparados para conduzir a atividade — esse foi o único ponto negativo do dia.
Depois, fomos ao centro da cidade, onde a Bárbara nos mostrou alguns pontos turísticos conhecidos. Tivemos um tempo livre para passear e fazer compras. Primeiro, fui a uma loja de maquiagem comprar um gloss para minha irmã. Em seguida, visitei a loja da Lego, onde comprei um Lego para mim e dois para presentear minha família. Para fechar, passei no McDonald’s para pegar um milkshake e depois voltei ao ponto de encontro combinado com a Bárbara.
Logo depois, pegamos o ônibus de volta para o albergue. Jantamos (a comida aqui é muito boa!) e retornamos aos quartos para descansar.
Sem dúvida, este foi um dos melhores dias da viagem. – Luca D. – 8R2



08/10 - Dia para guardar na memória
Hoje foi um daqueles dias que a gente guarda na memória com carinho! 🌟
Nossa turma fez uma viagem incrível, saindo de Berlim rumo a Dresden, e pelo caminho vivemos experiências únicas.
🏰 Primeira parada: Castelo Sanssouci
Saímos de Berlim bem cedinho, com aquela animação típica de excursão. Entre risadas e músicas no ônibus, chegamos à nossa primeira parada: o Castelo Sanssouci, em Potsdam.
O lugar é simplesmente deslumbrante! Caminhar pelos jardins imensos e bem cuidados, repletos de estátuas e fontes, fez a gente se sentir em um filme de época. O castelo em si é uma verdadeira obra de arte — elegante por fora e cheio de detalhes delicados por dentro. Foi como dar um pulinho direto no século XVIII!
🍔 Almoço: McDonald’s ou Burger King
Depois do passeio, a fome bateu forte. Fizemos uma parada estratégica para o almoço em um McDonald’s (ou Burger King para alguns). Pode parecer simples, mas há algo especial em dividir esse momento com os amigos depois de explorar um palácio.
Foi hora de relaxar, rir das histórias do dia, rever as fotos e, claro, debater qual milkshake é o melhor. 😄
🌄 Última parada: Bastei
De barriga cheia e energia renovada, seguimos viagem até a Bastei, na região de Sächsische Schweiz, já nos arredores de Dresden. E esse lugar… U-A-U!
Localizado nas montanhas de arenito do Elba, o mirante oferece uma vista espetacular: penhascos imponentes, floresta densa ao redor e o rio correndo lá embaixo — parecia cena de cartão-postal. Foi o encerramento perfeito para um dia inesquecível. — Felipe F. — 8R1

.jpeg)
.jpeg)
09/10 - Primeiro dia em Dresden
Hoje o dia foi aprazível e cheio de atividades — foi nosso primeiro dia completo após a chegada em Dresden, na Saxônia.
Acordei às 7h20, pois o café da manhã estava marcado para 7h45 — e, por sinal, estava muito gostoso. Assim que terminei, voltei para o quarto, onde tive tempo para me arrumar com calma e preparar tudo o que as professoras haviam solicitado para o dia. Confesso que estava um pouco ansioso, pois queria saber mais sobre a gincana que aconteceria depois da nossa visita ao museu Grünes Gewölbe, famoso pelas joias de Augusto, o Forte, responsável por levar Dresden ao seu apogeu.
Às 9h20 saímos do albergue e, por volta das 10h, já estávamos organizados em grupos e prontos para começar a gincana. Fomos primeiro à bilheteria para comprar os ingressos do Grünes Gewölbe, no Residenzschloss.
As primeiras perguntas foram relativamente fáceis, mas as seguintes se tornaram mais exigentes e trabalhosas, exigindo atenção e pesquisa. No meio do percurso, tivemos um tempo para explorar uma lojinha local, onde pudemos comprar livros, cadernetas, lapiseiras e outros itens relacionados à cidade. Eu, por exemplo, comprei um ímã de geladeira com o brasão da Casa de Wettin.
Depois de concluir a primeira parte da gincana no Grünes Gewölbe, começamos a segunda etapa, focada na Kunstakademie. Em seguida, realizamos mais exercícios sobre o Zwinger, o Residenzschloss, Frederico Augusto I e Frederico Augusto II — este último foi responsável pela criação do Zwinger e era herdeiro da linha albertina. Curiosamente, nosso grupo foi o primeiro a finalizar a gincana, o que nos garantiu também ser os primeiros a iniciar o tempo livre.
Durante esse intervalo, fui direto para a Altmarktgalerie, onde encontrei um restaurante de Döner e almocei com meus amigos. Depois, tive cerca de uma hora para passear pelo shopping, embora não tenha comprado nada.
Finalizado o tempo livre, voltamos ao centro de Dresden para visitar o atual prédio da Semperoper, reinaugurado em 1985, após o bombardeio de 1945. Tivemos a oportunidade de conhecer o palco, uma verdadeira obra-prima do neorrenascimento. O que mais me surpreendeu foi descobrir que muitos pilares coríntios, que pareciam ser de mármore, na verdade eram feitos de uma liga de gesso e tijolos. O edifício é belíssimo e muito fiel ao segundo Semperoper, de 1878, destruído durante a guerra.
Depois, fizemos uma parada inesperada para jogar minigolfe, o que foi bastante divertido. Em seguida, fomos para a piscina, onde havia um tobogã interessante — desci várias vezes! Após muita diversão, voltamos para o albergue e jantamos. As opções incluíam omelete e batata; apesar de um pouco picante, estava saboroso.
Mais tarde, foi apresentado o planejamento do dia seguinte, seguido da premiação da gincana: os grupos receberam pacotinhos de Gummibärchen. Encerramos o dia com um tempo livre no albergue — aproveitei para escrever no blog, tomar banho e, depois, fui dormir.
No geral, foi um dia produtivo e inesquecível: aprendi mais sobre a Casa de Wettin, explorei Dresden, me diverti com os amigos e vivi experiências marcantes. — Vitor T. — 8R2




10/10 - Dia divertido
Hoje foi um dia muito divertido, pois fizemos coisas que não costumamos fazer. Eu acordei 7:00 e fui tomar o café da manhã, depois saímos a pé até o lugar onde nós pegamos as bicicletas Conferencebike (Bicicletas que cabem 6 pessoas). Decidimos os grupos que iam em cada bicicleta e partimos para o passeio, primeiro começamos pela cidade e fomos até a margem do rio Elba, onde era a parte mais longa e com mais espaço.
Depois de passear pela margem do rio, nos voltamos para guardar a bike. Depois fomos visitar a Frauenkirche, uma igreja muito bonita com um estilo barroco. Então após a visita a igreja, começou o tempo livre. Eu fui até o Supermercado comprar vários chocolates e doces para minha família, depois da compra fui até o Mc Donalds almoçar. Depois do meu almoço, fui até a Altmarktgalerie para visitar algumas lojas.
Quando acabou o tempo livre, fomos até o Deutsches Hygiene Museum. Onde a gente conseguiu aprender muito, sobre o corpo humano, deficiências e outras coisas. Além das atividades interativas dentro do museu que eram muito divertidas. Após a visita ao museu, voltamos a pé para o albergue. Fomos direto jantar, eu comi um macarrão com almôndegas. Lá no jantar cantamos parabéns para o nosso motorista, onde entregamos presentes a ele. Depois disso, subi para o meu quarto.
Tomei banho e fui para o quarto dos meus amigos conversar com eles, quando deu 22:00h voltei para o meu quarto e fui dormir. - Pedro A. - 8R2


.jpeg)
.jpeg)
11/10 - Saída de Dresden
Hoje foi a saída de Dresden para Bad Homburg, nossa última cidade. Mas antes de sair, ainda em Dresden, fomos conhecer a fábrica da Volkswagen. Fizemos um tour guiado e vimos vários modelos de carros. Depois, seguimos viagem, mas paramos em Erfurt para almoçar e passeamos pela cidade, que apesar de pequena, era muito bonita. Estava acontecendo uma Oktoberfest. Entramos no ônibus e fomos para o albergue em Bad Homburg. Demorou 3 horas. Fomos jantar e fizemos a avaliação da viagem, pois infelizmente vamos voltar para o Brasil no dia seguinte. Depois, tivemos tempo livre e arrumamos a mala. Vou sentir muita falta da viagem. - Beatriz D. - 8R2




12/10 - Despedida
Hoje tomamos café bem mais tarde do que o nosso habitual, foi às 8h15 da manhã. Fomos surpreendidos com croissants deliciosos e ovos mexidos, além de tudo que é tradicional. Em seguida arrumamos os quartos, as malas e também tínhamos que separar o lixo. Depois de tudo concluído então seguimos viagem para uma fortificação do ano 100 chamada Saalburg. Hoje é um museu e visitamos toda a área incluindo o lindo jardim em volta. Depois retornamos ao ônibus onde primeiro distribuimos alguns documentos para poder entregar aos alunos como por exemplo a ficha de saúde, passagens aéreas diferenciadas e autorizações e depois fomos para o centro de Frankfurt. Com 750.000 habitantes Frankfurt é a quinta maior cidade da Alemanha e tem uma mistura muito interessante, uma Skyline bem moderna de prédios altos e bonitos mas também um Centrinho antigo muito bem preservado que tem várias casas do estilo enxaimel muito bonitas. É bem interessante mesmo. Primeiro seguimos a pé até a praça principal da parte antiga chamada Römer. Lá mostramos aos alunos a prefeitura e as casas antigas e seguimos o caminho até o rio Main que tem uma ponte muito antiga toda de ferro chamada Eiserner Steg, de onde tivemos uma bela vista do rio Main e da cidade. Nesse momento já havíamos encontrado alguns alunos do grupo de Trier. Foi uma festa enorme. A partir dali então os nossos alunos tiveram bastante tempo livre para poderem almoçar e conversar com os amigos dos outros grupos. O grupo de Bad Kissingen chegou pouco depois. Nós professores também trocamos nossas experiências num almoço. Depois então seguimos para o aeroporto onde chegamos com muita antecedência e fomos direto para o check-in. Como se trata de muita gente um grupo tão grande assim demora um pouco mais que o normal, mas às 18h00 todos já estavam entrando para o controle de passaporte. Ali nos despedimos dos nossos alunos que seguiram então acompanhados do Ronald.
Desejamos um excelente voo para eles e que ao retornar para casa possam compartilhar muitas recordações desta viagem maravilhosa. - B e M
.jpeg)


.jpeg)


